A questão da violência nos estádios de futebol

  • 1

A diversidade cultural é uma característica que foi sendo construída na sociedade brasileira desde o período colonial; culturas, ideias e gostos que se diferem contribuíram para a construção da identidade nacional, que ganhou força na Era Vargas. Contudo, quando se verifica os casos de violência nos estádios, nota-se um desrespeito à essa diversidade. Tal realidade é mantida pela intolerância da sociedade e pela deficiente atuação policial.

Primeiramente, é notório que a intolerância é genitora desta problemática. Como afirma o cineasta Martin Scorcese, “Intolerância só gera brutalidade”. Nesse aspecto, grande parte dos conflitos nos estádios se dá entre torcidas rivais, decorrente da inflexibilização em aceitar a escolha do outro de torcer para um time diferente. Ademais, de acordo com dados da IPEA, a escolarização incompleta afeta maioria dos torcedores violentos, o que prejudica conhecimento da cidadania e dos direitos de um cidadão, culminando na intolerância. Assim, os casos de mortes nos estádios tendem a aumentar.

Em segunda análise, cabe ressaltar como a atuação policial escassa é fator nesta equação. Dados do IPEA mostram que grande parte dos envolvidos em rixas nas torcidas estão ligados ao tráfico de drogas e armas. Na realidade atual de comunidades carentes, operações policiais de combate ao tráfico são raras e, consequentemente, insuficientes. A falta de investimento e persistência em ações de combate ao tráfico, somado às constantes guerras entre facções nos estádios, contribuem para que a questão da violência seja agravada.

Diante dos fatos que facilitam a perpetuação da problemática, fica claro que medidas são necessárias para atenuá-la; para tanto, urge ao Ministério da Educação, em parceria com o setor publicitário, investir em escolas para jovens e adultos e na divulgação destas através de campanhas veiculadas pela mídia, visando garantir a plena escolarização desta população. Além disso, cabe ao Estado, por intermédio de liberação de verbas, investir em operações de combate ao tráfico, assim diminuindo a ocorrência de casos de violência nos estádios. Desse modo, a diversidade cultural, tão característica do Brasil, será respeitada.

Peço que deem a nota com base nas competências, por favor.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem? Vou comentar sobre a sua redação ao longo dela, okay? As competências estarão no final, junto a um comentário extra.
    A diversidade cultural é uma característica que foi sendo construída na sociedade brasileira desde o período colonial; culturas, ideias e gostos que se diferem contribuíram para a construção da identidade nacional, que ganhou força na Era Vargas ( – parabéns, você contextualizou certinho, prendeu o leitor ao texto – ). Contudo, quando se verifica os casos de violência nos estádios, nota-se um desrespeito à ( – não se pode usar crase que está anteposto a pronomes demonstrativos – ) essa diversidade. Tal realidade é mantida pela intolerância da sociedade e pela deficiente atuação policial. ( – você fez bem, deixou a sua tese bem esclarecedora – )
    Primeiramente, é notório que a intolerância é genitora desta problemática. Como afirma o cineasta Martin Scorcese, “Intolerância só gera brutalidade”. Nesse aspecto, grande parte dos conflitos nos estádios se dá entre torcidas rivais, decorrente da inflexibilização em aceitar a escolha do outro de torcer para um time diferente. Ademais, de acordo com dados da IPEA ( – uma dica, coloque sempre o que significa essas siglas, assim: “IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) […]”, entende? – ), a escolarização incompleta afeta maioria dos torcedores violentos, o que prejudica conhecimento da cidadania e dos direitos de um cidadão, culminando na intolerância. Assim, os casos de mortes nos estádios tendem a aumentar.
    Em segunda análise, cabe ressaltar como a atuação policial escassa é fator nesta equação. Dados do IPEA ( – uma observação: ao citar o significado da sigla, não precisa fazer isso novamente, beleza? – ) mostram que grande parte dos envolvidos em rixas nas torcidas estão ligados ao tráfico de drogas e armas. ( – quando terminar o período, sempre coloque um elemento coesivo, beleza? – ) Na realidade atual de comunidades carentes, operações policiais de combate ao tráfico são raras ( – é bom citar alguns dados referente a escassez do combate ao tráfico nas periferias – ) e, consequentemente, insuficientes. ( – faltou um elemento coesivo aqui ) A falta de investimento e persistência em ações de combate ao tráfico, somado às constantes guerras entre facções nos estádios, contribuem para que a questão da violência seja agravada.
    Diante dos fatos que facilitam a perpetuação da problemática, fica claro que medidas são necessárias para atenuá-la; para tanto, urge ao Ministério da Educação, em parceria com o setor publicitário, investir em escolas para jovens e adultos e na divulgação destas através de campanhas veiculadas pela mídia, visando garantir a plena escolarização desta população. Além disso, cabe ao Estado, por intermédio de liberação de verbas, investir em operações de combate ao tráfico, assim diminuindo a ocorrência de casos de violência nos estádios. Desse modo, a diversidade cultural, tão característica do Brasil, será respeitada. ( – Você introduziu uma intervenção boa, respondeu as perguntar essenciais: Quem deve fazer? O que fazer? Por que fazer? Como fazer? – )
    COMPETÊNCIAS
    http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    1- 180/200 ( devido ao erro da crase, aparentemente é um deslize e, dependendo da banca, pode até desconsiderar )
    2- 200/200 ( você utilizou dados, contextos atual e concluiu cada argumento, sendo assim, a nota máxima )
    3- 200/200 ( deixou claro seu ponto de vista e possui uma argumentação organizada)
    4- 180/200 ( faltou apenas dois elementos coesivos, provavelmente um deslize )
    5- 200/200 ( introduziu uma intervenção boa, responde as perguntas essenciais e respeitou os direitos humanos )
    NOTA: 960
    Parabéns! Você redige muito bem, está muito perto para obter redação nota mil, atente-se ao pequenos detalhes e releia bem a sua redação, está no caminho! Obs: Não sou corretor profissional, alguns pontos podem estar equivocados ou assuntos que esqueci de comentar, qualquer erro correlação a minha correção, comente abaixo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.