Na obra “Utopia”, o escritor Thomas More retrata uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é o oposto do que o autor narra, tendo em vista o crescente número de violência nas escolas. Sob esse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a omissão governamental e influência midiática.
Inicialmente, é válido destacar como a inoperância estatal corrobora com essa problemática. Isso ocorre, principalmente, porque, como já mencionado nos estudos da antropóloga Lilia Schwacz, há uma prática de uma política de eufemismo no Brasil, ou seja, determinados assuntos tendem a serem suavizados e não recebem a atenção necessária pelo Poder Público. Sob essa ótica, é perceptível que o reduzido debate sobre o comportamento dos alunos nas escolas, bem como o difícil acesso a informações que apresentem as consequências que atos violentos nas escolas podem causas dificultam a resolução desse quadro. Desse modo, enquanto a falta de ação governamental e a desinformação se mantiverem, o quadro se perpetuará.
Ademais, é notório que a manipulação feita pela mídia apresenta-se como empasse na resolução do problema. Nesse ínterim, pela frequente veiculação, pelos meios de comunicação, de conteúdos que normalizam os vídeos de brigas nas redes de ensino e muitas das vezes tem um alto número de compartilhamentos, parte dos indivíduos se mostram induzidos por esses assuntos e passam a reproduzi-los com naturalidade. Esse contexto exemplifica s estudos do filósofo Adorno, o qual afirma que a mídia tem capacidade de influenciar na conduta humana. Assim, a mídia contribui de forma intensa com esse agravante.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar essa mazela. Para tanto, o Ministério da Educação, na efetivação de sua função social, deverá promover palestras nas escolas, por meio de profissionais capacitados, como psicólogos, a fim de apresentar as consequências que a violência nas instituições de ensino pode causar. Destarte, espera-se alcança uma sociedade perfeita como a retratada pelo escritor Thomas More.
raisscavalcantii
Olá, tudo bem? Espero que sim. Não sou corretora profissional, mas espero te ajudar com sua redação.
Gostei muito do seu texto, parabéns pela escrita. Evidencio apenas alguns erros gramaticais que eu encontrei em seu texto, que a depender do corretor, pode influenciar na sua nota final. Ademais, gostei dos seus repertório e citações.
Você é muito bom, continue treinando!
bellecardam
Olá DenilsonSantoss
Vamos lá para sua correção:
1º PARÁGRAFO (INTRODUÇÃO)
-Pequeno erro gramatical e concordância de número (se destacam), deveria ser “destaca-se”
-Erro de concordância nominal (se destacam a omissão governamental e influência midiática.), nesse caso por conta da falta de artigo entende-se que há somente uma causa, deveria ser “destaca-se a omissão governamental e a influência midiática” ou “destaca-se omissão governamental e influência midiática”
2º PARAGRAFO (D1)
-Erro gramatical (corrobora com essa problemática), deveria ser “corrobora essa problemática”
-Falta de um conectivo entre o primeiro e o segundo período, o “Isso ocorre” não assume o valor de conexão
-Erro de concordância de número (tendem a serem suavizados), deveria ser “tendem a ser suavizados”
-Erro de pontuação (escolas podem causas dificultam a resolução desse quadro.) falta do uso de vírgula. Deveria ser “nas escolas podem causar, dificultam a resolução desse quadro.”
3º PARAGRAFO (D2)
-Faltou marca de autoria no argumento
4º PARAGRAFO (CONCLUSÃO)
-Faltou o modo/meio: Os psicólogos irão promover nas escolas, mas de que modo? como serão essas palestras?
-Faltou detalhamento
CONCLUSÃO FINAL:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 120
Nota final: 840
Você está indo num ótimo caminho, continue assim que logo mais vai alcançar seu objetivo.
giuliabrescia123
Olá, tudo bem?Vamos lá.
Achei sua introdução coerente, que seguiu um fluxo e com um bom repertório produtivo.
D1:Não está errado, porém não é muito recomendado usar “isso”, “este”… como conectivo, mesmo que seja uma explicação. Fora isso, achei uma ótima explicação e bons argumentos.
D2:Achei um erro, em que o certo é “impasse”, mas foi o único.
Conclusão: apresentou os requisitos necessários.
Parabéns pela redação e continue treinando!Espero ter te ajudo também.
Nota:960