Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a todos os indivíduos direito à saúde. Contudo, isso não é plenamente evidenciado no Brasil contemporâneo em que, a falta de investimento no SUS (Sistema Único de Saúde) impede que essa regalia seja exercida. Nesse âmbito, dois fatores contribuem com a defasagem da saúde pública no Brasil: o descaso estatal com os órgãos responsáveis por esse setor e, por consequência disso, a limitação na execução do trabalho de profissionais que atuam nessa área.
Primeiramente, cavaliar que a falta de investimento na saúde causa graves consequências à população. Tal fator é evidenciado no seriado “O bom doutor” em que, devido ao demasiado tempo de espera para realização de um simples exame, o qual não foi executado por falta de equipamentos médicos necessários, um dos pacientes do Dr. Shaun vai a óbito. Porém, tal fator não se restringe à ficção e, da mesma forma que ocorreu no programa televisivo, diversos indivíduos e famílias sofrem em virtude da falta de investimento estatal na saúde pública brasileira.
Por conseguinte é notório que os profissionais da saúde têm a atuação limitada. Isso ocorre, pois, sem equipamentos necessários para a execução dos seus trabalhos, como luvas e máscaras, enfermeiros e médicos são impossibilitados de agir e, quando agem, colocam a própria vida em risco. Configurando, dessa forma, uma incompatibilidade com a Constituição Federal de 1988, que garante a todos os cidadãos brasileiros, incluindo esse indivíduos, direito a saúde e bem estar social.
Impende, portanto, medidas para solucionar a questão da saúde pública no Brasil. Logo, compete ao Estado, por meio do MS (Ministério da Saúde), que tem por função social a administração e manutenção da saúde pública no Brasil, suprir a defasagem estrutural e de equipamentos no SUS. Essa ação deve ser feita com o investimento em aparelhos atualizados, bem como na estrutura dos hospitais e UBS (Unidades básicas de saúde). Assim, espera-se que a qualidade de vida da população brasileira aumente e, da mesma forma, os profissionais da saúde tenham mais possibilidades de atuar e servir ao público sem comprometer a própria saúde. Com isso, os direitos antes previstos pela ONU serão devidamente cumpridos.
Desde já agradeço a todas as pessoa que corrigirem minha redação.
Quero críticas severas e realistas, e se vocês puderem, agradeceria muito a correção por competência do Enem.
Luana Ferreira Freitas
Olá Matheus Hugo!!Segue a correção abaixo:
Introdução-Ficou boa porém,a palavra”regalia”, é utilizada no padrão coloquial e não na norma culta da língua, atente-se a isso e a questão da Organização das Nações Unidas,utilize o travessão em vez de parênteses,pois não é recomendado utilizá-lo em redação.
Desenvolvimento 1-A sua argumentação ficou fraca,em decorrência da utilização da Série o “Bom Doutor”,algo que deveria ser utilizado na introdução.
Desenvolvimento 2-Neste parágrafo,percebe-se que o desenvolvimento ficou ótimo,como por exemplo, você utilizou a Constituição Brasileira como estratégia argumentativa.
Conclusão-Está excelente,como todas as medidas necessárias para resolver o problema.
Avaliação final
Você possui uma linguagem razoável e propostas de intervenções boas porém, falta mais argumentação, embora utilizou estratégias argumentativas excelentes.Portanto, parabéns pelo texto!!!Seguindo as dicas você vai melhorar.
Babygabi
Segundo minha professora, que já foi corretora do Enem, é muito bom evitar utilizar parêntesis na redação. Então na sua introdução você poderia ter colocado assim: – Organização das Nações Unidas- só para dar um charme e Mostar que você possui domínio nas flexões pontuais. Sua introdução foi bem construída, com um encaminhamento argumentativo direto e bem trabalhado.
No segundo parágrafo fora meu errôneo usar primeiranente, há uma infinidade de conectivos que podem ser utilizados. Também faltou um pouco da sua argumentação nesse parágrafo aliado a repetição de um dos conectivos utilizados no primeiro período (sempre evite repetir palavras)
O terceiro parágrafo está bem mais organizado e objetivo.
A conclusão possui todos os pré requisitos necessários e enriqueceu bastante sua dissertação. Parabéns, é um detalhe muito difícil de se conseguir a pontuação completa.
LeoGuedes
Olá, Sr. Matheus Higo!
Seu texto está bom, mas você consegue melhorá-lo. Atenção:
C1- 120 ( Falha de paralelismo semântico, erro recorrente do uso de letra maiúscula e desvio simples de pontuação, uso da vírgula. O termo “regalia” não é sinônimo de “direito”, e, ainda, acho que tal vocábulo marca coloquialidade. E o segundo, “O Bom Doutor”, “Unidades Básicas de Saúde (UBS)”)
C2- 160 (Seu tópico frasal tá perfeito, porém, o andamento do parágrafo não o acompanhou. Soube contextualizar bem com a série, só que o exemplo ficou pobre, para um ótimo inicio de desenvolvimento. Assim, o leitor ficou aguardando as graves consequências para população e você só citou que não um exame atrasou.)
C3- 160 pontos. (O texto está visivelmente confuso, dificultado a visualização. Embora tenha feito uma ótima introdução, e conclusão, seu desenvolvimento ficou aquém. Demonstrando uma falha simples de planejamento.)
C4- 120 pontos. (Nota-se que tentou usar variados conectivos, porém, acabou repetindo “tal fator” no mesmo parágrafo. Além disso, iniciou o terceiro parágrafo com uma conjunção coordenativa conclusiva – por conseguinte-, tal conectivo se encaixa melhor na conclusão.)
C5- 200 pontos. (Todos os elementos de uma boa conclusão são observados.)
Nota: 760
Espero ter ajudado! Parabéns pelo texto!!
[email protected]
Bom a sua redação você utilizou bons argumentos soube desenvolver com bastante propriedade o tema proposto, além disso também utilizou de bons exemplos de alusão histórica para a problemática. Entretanto faltou você especificar em alguns momentos em seu texto como o programa citado em que não foi abordado o seu nome e além disso você utilizou palavras repetidas, a minha dica seria a utilização de sinônimos para ajudar a explorar mais acerca do assunto abordado.
brunafeyh83
Olá. “Saúde” no primeiro parágrafo deve ser escrito de letra maiúscula.
No primeiro parágrafo, também, a vírgula depois de “que” deve ser usada antes de “em”, pois é uma explicação. No segundo parágrafo vc erra a vírgula depois de “que”, de novo, recomendo trocar “em que” por “o qual”.
Vhgujkjkh
Olá ,na introdução a palavra regalia não ficou muito bem aplicada, você poderia usar direito,ou garantia.
Sua problematização está boa, mas acho que na hora de citar os argumentos, você poderia citar duas causas, e não uma causa e uma consequência
Seu D1 ficou bom,entretanto,no 1 argumento,é preferível que você inicie com um operador de conformidade.
E uma outra sugestão é que você inverta os repertórios :use The good doctor na introdução,e Declaração no d1,fica melhor
No d2 sua argumentação também é boa,mas você deve iniciar o parágrafo com um conectivo de soma,como ademais
A intervenção está boa,possui todos os elementos
C1:180
C2:120
C3:180
C4:120
C5200Se você inverter os repertórios como sugeri,no último período da intervenção você poderia retomar a série the good doctor,só pra fechar,como você fez com a Declaração Universal
Você pode corrigir meu texto ,por favor??
rayaned02
Não se deve usar Primeiramente no início do d1, opte por: Em primeiro plano; No limiar do contexto histórico..
Evite usar o gerúndio na sua redação”evidenciado”- opte por: evidencia-se
Evite usar ‘Por conseguinte” no incio do d2, opte por: Outro fator importante…
Evite citar o estado, especifique o órgão sem citar o estado.