A QUESTÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL

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A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos o direito à saúde ao bem-estar social. No entanto, a maioria dos brasileiros tem o estado psicológico afetado, o que evidencia que essas garantias estão constatadas só na teoria. Logo, cabe analisar esse impasse ligado a ineficácia governamental e ao advento tecnológico.  

A princípio, destaca-se a falta de investimento estatal para promoção da saúde mental, devido ao preconceito contra as doenças psíquicas. Essa ótica é análoga a Grécia Antiga, na qual havia a valorização do corpo, enquanto a questão emocional dos indivíduos era negligenciada. Desse modo, é inaceitável que ainda haja estigmas antigos inclusos na sociedade, afetando a qualidade de vida da população.  

Outrossim, o advento da Internet ocasionou a exposição excessiva das pessoas, o que proporciona a imposição do estereótipo de perfeição, culminando em problemas psicológicos. Sob essa perspectiva, Zygmunt Bauman comenta que “as redes sociais são maravilhosas e oferecem serviços prazerosos, mas são uma armadilha”. Em paralelo a isso, é inadmissível que a tecnologia seja um entrave para a manutenção do bom estado mental dos cidadãos.  

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário. Destarte, o Ministério da Saúde deve promover projetos elucidativos mediante palestras e campanhas que serão realizadas por psicólogos em âmbitos públicos, como escolas, com o intuito de mitigar o preconceito contra as doenças psíquicas e evidenciar os malefícios tecnológicos. Assim sendo, os brasileiros vão usufruir das suas garantias constitucionais.  

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7 Correções

  1. Oiii, Madriele, tudo bem ?? Vou corrigir sua redação por parágrafos e, no final, atribuir uma nota, pode ser? Qualquer irregularidade, entra em contato comigo e me corrige, pfvr. =)

    INTRO
    -ausênciade vírgulas: “A Constituição Federal Brasileira, de 1988, garante…”
    -ausência de conjunção aditiva: “…direito à saúde e ao bem-estar social.”
    -erro de concordância em número: “…dos brasileiros têm o estado…”
    -ausência de crase: “…à ineficácia governamental…”
    -tese bem apresentada e estruturada
    -2 problemáticas facilmente identificadas
    -introdução obedece ao modelo padrão do Enem

    D1 (ineficácia governamental)
    -ausência de crase: “…à Grécia..”, visto que é volto “da” Grécia, e não “de” Grécia
    -você citou “devido ao preconceito contra as doenças psíquicas”, mas não trouxe exemplos, fatos ou citações que provacem a veracidade desse preconceito, sabemos que existe, mas você precisa deixar a sua argumentação bem reforçada.
    -Madriele, você disse que essa ótica do preconceito é análoga à Grécia, “na qual havia a valorização do corpo”, porém, você não falou nada sobre a valorização do corpo na atualidade, apenas citou o preconceito, ou seja, seu repertório não ficou bem utilizado

    D2 (advento tecnológico)
    -utilização do conectivo “Em paralelo a isso Em paralelo a isso” inadequada, visto que passa uma ideia de comparação, e vc não fez nenhuma. O conectivo adequado deveria ser um de conclusão, por exempo: destarte, dessa forma, assim sendo, desse modo…
    -trabalhe mais a sua argumentação. Após a citação do filósofo, traga o seu ponto de vista, comparando a frase mencionada com a sua visão sobre a temática. logo após, dê a sua opinião como tese de fechamento do parágrafo.
    -quem é Zygmunt Bauman ? mesmo sendo alguém muito conhecido, é sempre bom especificar quem é aquela pessoa, evite causar dúvidas ao corretor. Assim seria: Sob essa perspectiva, o filósofo contemporâneo, Zygmunt Bauman, comenta que…”
    -“bom estado mental” -> “bem-estar mental”

    CONCLUSÃO
    -ausência de ponto final e conectivo, você utilizou muitas vírgulas e fez uma grande frase. Cuidado com isso, pode influenciar, negativamente, na coesão do texto, bem como na leitura.

    -ação: promover projetos elucidativos
    -meio/modo: mediante palestras e campanhas
    -agente: Ministério da Saúde
    -finalidade: mitigar o preconceito contra as doenças psíquicas e evidenciar os malefícios tecnológicos
    -detalhamento: serão realizadas por psicólogos em âmbitos públicos, como escolas

    |FEEDBACK|
    Madriele, gostei do seu texto, você demonstrou muita aptidão pra escrita. Não seja branda nas suas argumentações, o corretor quer ver o seu posicionamento em relação a determinado assunto. Sempre traga exemplos sobre aquilo que você está defendendo e nunca esqueça de explicar suas citações, como no caso do D2, você trouxe Bauman, mas não fez a ligação da frase dele com a sua problemática. É nessa explicação que você trabalha, ainda mais, a sua argumentação, que é o fator mais importante em um texto dissertativo-argumentativo. Você escreve super bem, gostei bastante, se atente, também ao uso correto da vírgula. Outra coisa, abuse de conectivos, isso deixa o texto mais bonito, visualmente falando. Parabéns pela redação! :)

    C1: 120 (vírgula, crase,concordância e gerúndios)
    C2: 160 (perda de foco no repertório do D1)
    C3: 120 (trabalhe a sua argumentação e defenda seu ponto de vista)
    C4: 160 (boa divisão de parágrafos, porém, ausência de conectivos)
    C5: 200 (atendeu aos 5 requisitos)
    NOTA: 760

    Qualquer dúvida, só chamar. =)

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  2. .. Nesse sentido, emerge um problema grave que tem como contribuinte a poluição e entre outras consequências,doenças geradas através desses acúmulos de resíduos….

    Sua introdução está muito boa… Parabéns!!!

    Primeiramente,cabe destacar o malefício ao ambiente como contribuinte da problemática.Segundo Chico Xavier ”Ambiente limpo não é o que mais limpa e sim o que menos se suja”. Quando o descarte desses materiais é em meios inadequados, pode gerar consequências graves como por exemplo, o entupimento de boeiros , que por sua vez causam alagamentos nas cidades

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  3. Olá, Madriele03. Como vai? Espero que bem.
    Em primeiro lugar, gostei muito de sua redação em especial a clareza e objetividade das ideias que você expôs. Em relação ao domínio estrutural do texto dissertativo argumentativo, uma das competências da redação do ENEM, está muito bom. O parágrafo de introdução, o primeiro, você utilizou um repertório sociocultural da área do direito, isso enriquece sua produção textual e mostra que você sabe mais do que foi colocado nos textos motivadores (não li a coletânea de textos motivadores que foi passada para você, mas presumo que a referência a Contituição veio de sua experiência). Após isso, foi feito um contraponto em relação ao que está na Carta Contitucional, muito bom para trazer o leitor para o tema que será desenvolvido. Logo depois, veio o fechamento do parágrafo com a conjunção conclusiva “logo”, deixando claro que se trata de uma conclusão de pensamento o que é exatamente o que os corretores querem, e os dois “núcleos” que você, sabiamente, evoluiu nos outros dois parágrafos. Porém, achei que poderia haver um pouco mais de integração entre os núcleos e o resto do parágrafo, eles parecem um pouco “jogados” no final. Um corretor mais rígido poderia descontar pontos em relação a isso. Tome mais cuidado da próxima vez.
    No primeiro desenvolvimento, segundo parágrafo, a conjunção inicial foi muito bem usada, revelando que o texto é coeso, ou seja, suas partes são bem ligadas. Você fez uso do tópico frasal, que é um resumo do que virá mais adiante do parágrafo, todavia achei que não foi devidamente desenvolvido. Deixe-me explicar melhor, no tópico frasal tem a afirmação de que o baixo investimento estatal é oriundo do preconceito existente na sociedade, proposição muito válida, mas o que vêm depois só explica o porque que o preconceito existe, por conta de fatores históricos, e não explica como isso afeta no tocante ao investimento público. Pode parecer óbvio que se existe discriminação, os políticos vão investir menos na problemática, porém você tem que deixar isso bem explícito para os corretores. Esse problema no seu texto poderia por sua nota lá para baixo, pois o desenvolvimento é o princípal elemento da redação. Falando dos pontos positivos do parágrafo, denovo ele se mostrou coeso e bem estruturado: primeiro o conectivo, em segundo tópico frasal, em terceiro o repertório sociocultural, faltou depois vir a explicação dos argumentos, e por fim o fechamento do parágrafo.
    Quanto ao segundo desenvolvimento, terceiro parágrafo, achei um pouco curto, como disse antes essa parte da sua produção é a mais importante e deve ser muito bem explicada, não falo em colocar coisas denecessárias só para encher linguiça, mas em colocar coisas que erão contribuir para o que você quer passar para o leitor/corretor. Explore de maneira mais ampla o que você disse anteriormente, pois vejo muito potencial em ti. O problema da coerência é bem menos visível aqui o que torna esse parágrafo melhor que o anterior. A alusão filosófica é boa e pertinente.
    E finalmente a conclusão, quarto parágrafo, com o conectivo de conclusão portanto, perfeitamente usado. Quanto à proposta de intervenção analisei se ela contem os seguintes elementos: ação, agente, efeito, modo e detalhamento. Agente: Ministério da Saúde. Ação: palestras com profissionais da área da saúde mental. Efeito: reduzir o preconceito e mostrar ao público o malefício da novas tecnologias. Modo: Essas palestras serão feitas em escolas e instituições de ensino e por profissionais da área. Detalhamento: faltou um pouco mais de detalhamento para diferenciar sua conclusão das demais, do modo que ela está um pouco clichê. Uma dica é dar um nome para a sua proposta de intervenção, isso deixará uma boa impressão para o corretor. Depois disso tudo você terminou com o texto de maneira simples e eficiente.
    Em suma, gostei do que li na seu texto no geral, apesar de haver problemas, mas que podem ser facilmente resolvidos com um pouco mais de bagagem conceitual e teórica da redação. Sugiro que você leia o guia para redação disponibilizado todos os anos pelo MEC.
    Só para não ser chato vou dar uma nota, só lembre que isso é somente a minha opinião e ela está longe de ser absoluta.
    NOTA: 720

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  4. Olá, Tudo bem?
    Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:
    1° parágrafo: * constituição promulgada em…* usando “de” da a entender que apenas existe desde sempre essa constituição. Fique atenta; a constituição prevê, não garante.
    2° parágrafo: Falta de conectivo intra- parágrafo para o segundo período. O parágrafo está bom, mas eu acho que ficou um pouco simples se comparado com o D2, seria legal um pouco mais de argumentação pensando até mesmo na estrutura visual da redação.
    3°parágrafo: Quem é Zigmunt Bauman? Para o repertório pontuar ele deve ser legítimo: autor socialmente conhecido, então é importante colocar algo como: sob essa perspectiva, o sociólogo e filósofo polonês, Zigmunt Bauman… Conectivo inter-parágrafo para o segundo período.
    4° parágrafo: Proposta de intervenção contendo todos os agentes: Agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade. Poderia ter um pouco mais de detalhamento.

    COMPETÊNCIA I: 190- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II: 200- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA III: 190- Argumentação consistente e repertório sociocultural.
    COMPETÊNCIA IV: 180- Conectivos e repetição de palavras comuns.
    COMPETÊNCIA V: 200- Sua proposta está ótima, parabéns!

    TOTAL: 960.

    Fique atenta ao que pontuei em questão da constituição federal, pra mim foi o que mais incomodou, a constituição é um documento ela não tem como garantir, ela prevê que os órgãos governamentais movam recursos a fim de assegurar esses direitos, mas ela nao tem como garantir. Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.
    Parabéns pela redação e boa sorte!

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  5. Vou corrigir sua redação por partes e no final avaliar cada competência, se eu estiver errada me corrija, ok? kkkk

    INTRODUÇÃO
    Trouxe o tema através de uma referência, com uma boa tese e projeto de texto, está ótimo.
    DESENVOLVIMENTO 1
    Fez citação de um trabalho para validar o seu argumento, e sua marca de autoria, deixou claro que o problema existe, mas não finalizou o parágrafo dizendo que aquilo precisa mudar.
    DESENVOLVIMENTO 2
    Citou um argumento dizendo que tal é também é responsável pela problemática, e ainda citou uma frase para aprofundar o seu argumento, fechou o parágrafo de maneira crítica.
    CONCLUSÃO
    agente interventor: certo
    ação: certo
    meio/modo: certo
    finalidade: certo
    detalhamento: certo
    Uma boa solução para a problemática!

    C1 190
    C2 200
    C3 190
    C4 200
    C5 200

    FINAL: 980

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  6. Excelente redação, com poucos desvios morfossintáticos.
    Parágrafos bem definidos.
    Ótimo repertório.
    Usou várias áreas do conhecimento.
    Vasto repertório de conectivos.
    C1:200 (norma culta).
    C2:200 (compreender a proposta de redação).
    C3:200 (ideias bem definidas).
    C4:200 (Boa estrutura de parágrafos e períodos)
    C5: 200 (elabora a proposta de intervenção para o tema abordado)
    Nota final:1000

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  7. Você tem um ótimo domínio da norma culta, então isso vai te dá uma ótima pontuação nesse quesito. Além de ter feito ótimas citações, mas se você citar mais coisas no desenvolvimento talvez melhore ainda mais. O que acho que tem que melhorar, é a conclusão. Acrescentar mais coisas para solucionar esse problema. Em geral, você se saiu super bem! :)

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