O filósofo John Locke acredita que o Estado deve proporcionar aos cidadãos direitos imprescindíveis, para alcançar o bem-estar social. Analogamente, é visível que a pirataria brasileira é contraditória ao ideal do empirista, visto que, ela é causada pela segregação de oportunidades. Nesse prisma, destaca-se dois aspectos a serem analisados: as lacunas informacionais e de infraestrutura.
Em primeiro plano, é notório a falta de democratização do conhecimento. Conforme o sociólogo Bauman, a globalização criou uma desigualdade a de informação, advindas dos governantes não oferecerem subsídios que incentivam a inclusão de pessoas marginalizadas nos movimentos artísticos, fazendo com que essas sejam levadas a veículos ilícitos, como sites e compra de “DVDS” manipulados ilegalmente, pois, é a única maneira de usufruírem de obras culturais. Em suma, tornou-se inquestionável sobre projetos que inserem periféricos na cultura nacional.
Outrossim, salienta-se também a insuficiência de recursos gratuitos em bairros operários, essa realidade é mostrada no livro “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, onde os moradores eram privados pelo Estado de artifícios naturais, como erudição, fato ainda hodierno. Um exemplo, é a nova proposta política que elimina as meias entradas de estudantes em ambientes históricos e educacionais, como cinema, teatro, musical entre outros. Isso faz com que medidas ilícitas sejam erradicadas, acarretando ainda mais os membros do corpo social a irem buscar esses métodos e os privando gradativamente de direitos constitucionais. Devido a isso, é alarmante a importância de intervenção que solucione a problemática no Brasil.
Frente a tal dilema, faz-se urgente, que o Ministério da Cultura destine verbas na criação de bibliotecas, museus, cinemas comunitários gratuitos virtuais e presenciais. Além disso, parcerias com redes privadas para garantir acesso dos proletários em eventos informacionais, de modo a erradicar a pirataria e democratizar a cultura de forma igualitária no Brasil. Somente assim, o problema será solucionado pelo seu órgão responsável e o bem-estar efetivado como defende o iluminista John Locke.
Por favor, se possível corrigi de acordo como os métodos de avaliação do ENEM, obrigada.
beatrizmoreira11
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 200
Excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
C2: 160
A forma como você tratou o tema foi muito superficial pra mim.
C3: 160
Apresenta fatos e opiniões relacionados ao tema
C4: 200
Repertórios diversificados de recursos coesivos :)
C5: 200
Proposta de intervenção completa!
Nota final: 920 parabéns!!
Anne02021
O filósofo John Locke acredita que o Estado deve proporcionar aos cidadãos direitos imprescindíveis, para alcançar o bem-estar social (1). Analogamente, é visível que a pirataria brasileira é contraditória ao ideal do empirista, visto que,(2) ela é causada pela segregação de oportunidades. Nesse prisma, destaca-se dois aspectos a serem analisados: as lacunas informacionais e de infraestrutura.
1) Seu repertório é ótimo, mas para ter mais coerência EU colocaria assim:
“John Locke, filósofo inglês, acredita que o Estado deve proporcionar…
2) Não precisa de vírgula
Em primeiro plano, é notório a falta de democratização do conhecimento. Conforme o sociólogo Bauman (1) , a globalização criou uma desigualdade a(2) de informação, advindas dos governantes(3) não oferecerem subsídios que incentivam a inclusão de pessoas marginalizadas nos movimentos artísticos,(4) fazendo com que essas sejam levadas a veículos ilícitos, como sites e compra de “DVDS” manipulados ilegalmente, pois, é a única maneira de usufruírem de obras culturais. Em suma, tornou-se inquestionável sobre projetos que inserem periféricos na cultura nacional.
1) Não é nada de mais, apenas sugiro que coloque o nome e sobrenome do filósofo, nesse caso seria, Zygmunt Bauman.
2) Acredito que esse “a” seja um erro de digitação.
3) acrescente “que”
4) Se terminou o repertório, coloque ponto final e inicie com um conectivo ( sua redação terá mais coerência).
5)
Outrossim, salienta-se também a insuficiência de recursos gratuitos em bairros operários, essa realidade é mostrada no livro “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, onde os moradores eram privados pelo Estado de artifícios naturais, como erudição, fato ainda hodierno. (1) Um exemplo, é a nova proposta política que elimina as meias entradas de estudantes em ambientes históricos e educacionais, como cinema, teatro, musical entre outros. Isso faz com que medidas ilícitas sejam erradicadas, acarretando ainda mais os membros do corpo social a irem buscar esses métodos e os privando gradativamente de direitos constitucionais. Devido a isso, é alarmante a importância de intervenção que solucione a problemática no Brasil.
1) Só uma sugestão, não coloque dois repertórios em um mesmo parágrafo, pois há mais chance de seu texto ficar mais expositivo que argumentativo.
2)”Um exemplo, é a nova proposta política que elimina as meias entradas de”
Detalhe mais, por exemplo, ” a nova proposta política implementada em x mês de y ano, …”
Frente a tal dilema, faz-se urgente, que o Ministério da Cultura destine verbas na criação de bibliotecas, museus, cinemas comunitários gratuitos virtuais e presenciais(1). Além disso, parcerias com redes privadas para garantir acesso dos proletários em eventos informacionais, de modo a erradicar a pirataria e democratizar a cultura de forma igualitária no Brasil. Somente assim, o problema será solucionado pelo seu órgão responsável e o bem-estar efetivado como defende o iluminista John Locke.
1) faltou o “por meio de”, só fazer a pergunta, se ele vai destinar x coisa, o agente vai fazer isso por meio de que? verbas governamentais?
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 200
Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 160
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
3.Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 160
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 120
Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.
Total; 800