A questão da pedofilia no Brasil. (Se puderem dar nota, eu agradeço)

  • 3

“O homem é o lobo do próprio homem”, esta analogia do pensamento do filósofo Thomas Hobbes é facilmente associada a questão de pedofilia no Brasil, já que a maioria dos casos acontece partindo de pessoas do gênero masculino maiores de idade. Contudo, o acesso equivocado a internet e a ausência de conversas e debates dos pais sobre o determinado assunto com os seus filhos dificultam o combate a tal situação.
Primordialmente, é necessário destacar que há a existência de leis que proíbem a propagação e a posse de mídias infantis que são consideradas vulgar e penalizam os indivíduos que praticam este ato ou são acusados de violentar sexualmente de menores de idade.
Entretanto, dado que 70% dos brasileiros tem acesso à internet torna-se mais fácil o processo de difamação de pornografias que envolvam crianças, de certa forma, incentivando os usuários a praticar ou banalizar a ação, inclusive é importante citar que a justiça demora a impor punição sobre o acusado que realiza esta ação, o que pode levar o mesmo a se apropriar do tempo para se vingar da denúncia, sendo capaz ate de cometer assassinato a vítima do abuso.
Portanto, com o intuito de combater a pedofilia, é necessário que, as escolas promovam palestras sobre o assunto, que os pais alertem os filhos sobre o perigo, e que o poder legislativo imponha leis mais rígidas e mais rápidas para desta forma proporcionar segurança às famílias e as diversas crianças do Brasil.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oii! Vou corrigir e comentar por parágrafos, qualquer erro me avisa, ta? :)

    INTRO
    -> isole “do pensamento do filósofo Thomas Hobbes” entre virgulas, por se tratar de aposto
    -> ausência de crase: “à questão de pedofilia”
    -> observe que ao ler “gênero masculino maiores de idade” fica meio estranho, né? isso pq faltou coesão,coloque uma conjunção aditiva “e”
    -> ausência de crase: “à internet”
    -> contextualizou muito bem, além de ter já exposto as 2 problematicas na introdução (isso facilita muito p/ o corretor)

    D1
    -> não vou comentar nada a respeito da gramatica, até pq como o parágrafo é pequeno, não teve espaço para muitos erros
    -> amiga, primeiramente, entenda que os parágrafos mais importantes da sua redação são o 2° e o 3°, justamente os de desenvolvimento. São nestes parágrafos que você vai expor uma situação e problematiza-la. A forma que você fez está errada e incompleta, observe que em momento algum você argumentou ou problematizou algo, apenas disse que existem tais leis que fazem tais coisas. Cadê seu posicionamento? sua opinião? sua crítica ou defesa? Cuidado!
    -> outra coisa, jamais o seu parágrafo pode ter apenas 1 unico periodo, isto é, uma unica frase. Você deve fazer de 3-5 períodos e, principalmente, usar conectivos

    D2
    -> “dado que 70% dos brasileiros tem acesso à internet” quando você trabalhar com porcentagem sempre diga de que fonte você tirou, pra comprovar que aquela informação é, de fato, verdadeira. Pelo contrario será apenas um numero percentual sem muita relevância
    -> novamente, nunca faça um parágrafo de apenas 1 período
    -> outra coisa importante: não acrescente muitas informações, foque apenas em uma, pois a cada nova info, você precisará argumentar, trazer um dado externo e falar seu posicionamento, e não há espaço para isso. Portanto, traga 1 unico problema e trabalhe em cima dele.

    CONCLUSÃO
    -> ação: promover palestras sobre o assunto | alertar os filhos sobre o perigo | impor leis mais rígidas e mais rápidas
    -> agente: escolas | pais | poder legislativo
    -> meio: ? | ? | ?
    -> finalidade: proporcionar segurança às famílias e as diversas crianças do Brasil
    -> detalhamento: ? | ? | ?
    -> alguns erros de gramatica e sem retomada à tese

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 80
    C5: 120
    = 560 [representativa]

    Não tenho muito conhecimento sobre notas, portanto, se atente mais às dicas. Leia redação nota 1000 e assista video aulas sobre a estrutura da redação modelo ENEM. Você escreve bem, so precisa se familiarizar com o modelo correto. Bons estudos! qualquer coisa, só chamar. Abraços! :)

    • 4
  2. INTRODUÇÃO [160]
    *Falta uma conclusão em relação a situação vivenciada/descrita;

    DESENVOLVIMENTO 01 [120]
    *Falta 1 tópico frasal (2 Linhas) no início do parágrafo, sendo somente a partir dele que cita-se exemplos > comparação > conclusão;

    *Falta uma conclusão(…);

    DESENVOLVIMENTO 02 [80]
    *Falta 1 tópico frasal(…);

    *”Entretanto”- não é bem adequável, use a técnica do: “A priori”(D1) “A posteriori”(D2);

    *Escreva o nome da fonte ou orgão de onde você retirou o exemplo, sendo apenas a SIGLA (muito conhecido(a) ou a SIGLA + ENTRE PARENTESES O NOME ( pouco conhecido(a);

    *”Inclusive é importante citar”- Use ponto final (.) e conectivo antes de iniciar outra discussão/Afirmativa

    *Falta uma conclusão(…);

    INTERVENÇÃO [120]
    *Quem(Escolas,Pais,Legislativo)- use conectivo de adição antes de escreve-los (adcionar);

    *Meio/Através(?);

    *”para desta forma”- Use vírgulas(para, desta forma,) e você terá uma conclusão aqui em relação a proposta!;

    TOTAL: 480
    ERROS GERAIS: Estrutura
    !Tempo de correção: 01:30 H

    • 1
  3. Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos.

    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 120 pontos.

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos.

    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 120 pontos.

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120 pontos.

    Nota final com base nas competências do ENEM: 560 pontos.

    Comentários – introdução:
    A relação entre o contexto de Thomas Hobbes e o tema foi bem estabelecida;
    Há a problematização do tema bem construída;
    Apresentação de teses com 2 ideias foi realizada, assim fica implícito que você vai abordar no D1 sobre o acesso à internet potenciar a pedofilia e no D2 sobre a ausência de conversas/debates entre pais e filhos.
    Erro gramatical no uso de preposição: “[…] Thomas Hobbes é facilmente associada a questão de pedofilia no Brasil […]”, nesse caso seria “questão DA pedofilia”;
    Erro gramatical no uso de pronome demonstrativo: ““O homem é o lobo do próprio homem”, esta analogia do pensamento […]”, nesse caso seria “ESSA analogia”. Esses erros fizeram você perder pontos na competência 01.
    Há um erro de conectivo com o uso da conjunção “Contudo” (expressa contrariedade, mas você não aborda algo contrário), isso fez você perder pontos na competência 04.

    Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
    Desenvolvimento 1: você começa com um conectivo “Primordialmente”, que não é mais aceito pela banca corretora como um termo de ligação entre a introdução e o D1; isso fez você perder pontos na competência 04. Seguindo a lógica da introdução, o leitor acha que você vai abordar a questão do acesso à internet e como ele implica na ocorrência da pedofilia, mas você acaba trazendo uma lei, inclusive sem especificar qual lei é essa, sem fazer relação com o seu tópico frasal da introdução e sem argumentar; isso fez você perder pontos nas competências 02 e 03. Há erro gramatical com pronomes demonstrativos novamente no trecho “[…] indivíduos que praticam este ato ou são acusados de violentar”, deve-se trocar ESTE por ESSE; isso fez você perder pontos na competência 01. O parágrafo está expositivo e é importante que você argumente a respeito do tema e siga uma lógica de ideias.
    No D2, infere-se que você vai falar sobre a ausência de conversas e debates entre pais e filhos, mas novamente não é o que acontece, você foge do próprio argumento apresentado da introdução, além de que ele só tem um período, ou seja, sem pontos e sem conectivos separando as ideias; isso fez você perder pontos nas competências 02, 03 e 04. Por outro lado, a argumentação está melhor. Há erro no uso de pronome demonstrativo “o acusado que realiza esta ação, o que”, troque ESTA por ESSA; erro na colocação do pronome “o mesmo”, isso fez você perder pontos na competência 01. É importante citar de onde você tirou o dado de 70% da população brasileira ter acesso a internet, seja de um site, revista, jornal, etc. ou o corretor vai achar que você está inventando números; isso fez você perder pontos nas competências 02 e 03.

    Comentários – proposta de intervenção:
    Há um erro de uso da vírgula em “[…] é necessário que, as escolas promovam palestras […]”, nesse caso não tem vírgula após o “que”; isso fez você perder pontos na competência 01. Você apresenta 3 propostas – palestras, alertar e criação de leis, todas com os agentes, porém falta responder à pergunta “como fazer isso?” (isso fez você perder pontos na competência 05. É interessante terminar a redação retomando o repertório da introdução; isso fez você perder pontos na competência 03.

    DICAS:
    Revise o uso de pronomes;
    Estude conectivos para a redação;
    Substitua o “Primordialmente” por “Diante desse cenário”, “Diante do exposto”, “Diante desse fato”, “A partir dessa perspectiva”, etc;
    Revise a estrutura do desenvolvimento;
    Na conclusão, responda as perguntas:
    – Quem vai fazer?
    – O que vai fazer?
    – Como vai fazer?
    – Para quê vai fazer?
    Retome o contexto da introdução no final do seu texto.

    ————————————————————————-
    Você tem o ano inteiro para evoluir, espero que consiga seus objetivos. Bons estudos!
    Se gostou, marca como a melhor correção.

    • 1
  4. Bom dia!

    Boa redação, na próxima segue as dicas que irei lhe deixar, para ter uma redação completa no modelo Enem:

    Em primeira análise, é possível afirmar que os meios de comunicação influenciam na cultura de consumo exacerbado entre os brasileiros. Para ilustrar, observa-se como a televisão, rádio e internet estão a todo momento divulgando produtos e serviços que na maioria das vezes não são necessários, porém tais mecanismos midiáticos convencem do contrário e levam à compra por impulso. De acordo com a Escola de Frankfurt, este fenômeno ocorre justamente pela alienação que a Indústria Cultural causa nos indivíduos, levando-os a não terem plena consciência de suas ações. Portanto, faz-se necessário refletir sobre o papel da mídia na tomada de decisões dos brasileiros em relação as despesas.

    =======================================
    C1 = 160
    C2 = 140
    C3 = 120
    C4 = 120
    C5 = 140 ================= 680 PONTOS

    • 0
  5. Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 80 pontos.

    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 120 pontos.

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80 pontos.

    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 80 pontos.

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos: 80 pontos.
    humanos.
    Nota 440

    Boa noite.
    Precisa melhorar o repertório linguístico, principalmente da escrita formal.
    Desenvolvimento um tanto quanto vago onde as frases estavam dando a impressão de estarem inacabadas. Precisava articular mais acerca do tema abordado no título. A resolução da problemática também foi vaga com falta de citar os órgãos responsáveis por tal resolução. Com tudo a redação foi de fácil compreensão.
    CONTINUE TREINANDO, A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO, VOCÊ PODE TUDO ❤️

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.