Nota-se que é algo muito sério, principalmente em nosso país em que ocorre muitos casos de pedofilia. As principais vítimas são crianças e adolescentes e quando acontece esse tipo de situação ficam em silêncio por conta de medo ou ameaça.
Pode-se observar que no país em que vivemos acontece muito a questão da pedofilia, as notícias ocorrem muito rápido nos jornais. As principais vítimas são mais crianças e adolescentes, esse caso acontece muito dentro da própria família como pais, tios, avôs e irmão, ou até mesmo mulheres que costumam saber do acontecimento e ficar em silêncio.
Além disso, o medo das pessoas toma conta para não ser revelado essa situação, isso acontece muita das vezes a vítima ser ameaçada e ter que sofrer com a pedofilia em segredo. As vezes essa situação se não for revelada pode ser levado até mesmo a um estupro, ai sim pode a situação será agravada mais ainda.
Portanto as vítimas devem sim abrir a boca para evitar que esses acontecimentos de abusos seja ocorrido mais uma vez, devemos estar sempre atentos, principalmente as pessoas do sexo feminino que são as que mais sofrem com essa situação. Por isso que temos o apoio da justiça.
hugo2007
Parabéns por estar treinando redações! O primeiro passo é o fundamento para aqueles que almejam concretizar sonhos!
“Nota-se que é algo muito sério, principalmente em nosso país em que ocorre muitos casos de pedofilia. As principais vítimas são crianças e adolescentes e quando acontece esse tipo de situação ficam em silêncio por conta de medo ou ameaça.” Na introdução percebi que faltou levantar um questionamento. Levantou a temática da pedofilia, porém não explanou sobre o que é, e não pontuou gargalos que poderiam ser discutidos no desenvolvimento.
Competência 1: Dominar linguagens – 100
Competência 2: Compreender fenômenos – 110
Competência 3: Enfrentar situações-problema –80
Competência 4: Construir argumentação – 90
Competência 5: Elaborar propostas- 100
Total 480
queziaoqcapbl
Olá, correção modelo ENEM.
Introdução:
Na próxima redação que for fazer, enriqueça -a com repertório sociocultural (se não souber oq é, há uma grande variedade de conteúdos sobre no google).
Bom seria tbm que não fosse usado o “nota-se”, pois, se subentende que vc explicou algo muito bem e que se garante no que escreveu… sendo que às vezes nem houve tanta clareza na explicação.
Apresentou tese isso é importante e fundamental para a sua redação.
Também é bem visto pelos corretores quando há a apresentação dos argumentos antes dos desenvolvimentos ( não é obrigatório mas é uma forma de introduzir o assunto.)
Desenvolvimento I e II: usar uma alusão, citação ou repertório para introduzir os desenvolvimentos tbm é uma boa escolha, assim, vc esclareceria mais seu ponto de vista.
O que seria indicado é usar outro conectivo no desenvolvimento I (o conectivo do desenvolvimento II tá perfeito). No inicio do parágrafo I a a frase: “Pode-se observar que no país em que vivemos acontece muito a questão da pedofilia, as notícias ocorrem muito rápido nos jornais” não revela muito sobre o argumento que será defendido…
No desenvolv II a parte: “As vezes essa situação se não for revelada pode ser levado até mesmo a um estupro, ai sim pode a situação será agravada mais ainda.” não apresenta coesão. O uso do ” ai sim” tbm não é adequado em redações, opte por um conectivo de conclusão como: Assim; Logo; Portanto;
Conclusão:
O ENEM exige os seguintes passos na conclusão:
Agente- ok ( o indivíduo)
Pode ser usado um orgão governamental, ong ou até a família (pesquise sobre os gomifes)
Ação- ok ( abrir a boca, pedir ajuda)
Modo- explique de que modo pedir ajuda, para qm pedir ajuda.
Detalhamento- Dê detalhes.
Efeito- o que resultaria abrir a boca?
Competência 1: Dominar linguagens – 120
Competência 2: Compreender fenômenos – 160
Competência 3: Enfrentar situações-problema – 120
Competência 4: Construir argumentação – 120
Competência 5: Elaborar propostas- 120
640
assista aulas de redação modelo ENEM no outube, têm várias aulas gratuitas e não deixe de praticar para melhorar!!!
Ordep
1-Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
80/200
2- Compreender a proposta de redação e o tipo textual exigido
100/200
3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa do ponto de vista
40/200
4-Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
120/200
5-Elaborar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
60/200
Total = 400
Erros =
1- Você repetiu muitas vezes a palavra pedofilia, tentem usar outras palavras que significam ela para não ficar repetitivo, como de exemplo na primeira frase do 2 parágrafo, poderia ter colocado = “Pode-se observar que no país em que vivemos acontece muito este problema” ou “…acontece muito esta questão”
2- Você até compreendeu a proposta, mas não conseguiu desenvolver ela.
3- A sua parte de argumentação e defesa ficaram muito ruim, está faltando conteúdo, não há nenhuma informação, pesquisa ou mesmo uma pauta que sustente seu texto, básicamente falta a parte “principal”, para melhorar isso, leia sobre o assunto (no dia do Enem, há 4 textos sobre o assunto, onde contém informações como pesquisas e etc, essas informações você pode usar, só não copie toda a frase) coloque datas, ou coisas parecidas.
4- Completando a 3, ficou fraca a argumentação, sem contar o fato de que seus 3 primeiros parágrafos estão se repetindo, todos eles com a mesma base textual (ou seja, estão dizendo a mesma coisa, só que com palavras diferentes) o texto não saiu do lugar.
Para melhorar, tente fazer uma “pré redação” coloque em um papel as ideias, os pontos e quais argumentos você sabe sobre o assunto e com base nisso monte uma redação “teste” e depois de corrigir as partes que achou de errado escreva finalmente a redação final na folha (no Enem, eles te entregam 2 folhas de redação, uma de rascunho e a outra verdadeira)
5- A sua intervenção respeita em tese os direitos humanos, mas o problema é que ela não está falando nada sobre o que deve ocorrer para acontecer essa melhora, exemplo = Portanto as vítimas devem sim abrir a boca para evitar que esses acontecimentos de abusos seja ocorrido mais uma vez, você disse isso, más não colocou como isso vai ocorrer, quem irá fazer esse incentivo? como melhorar
Para fazer a proposta de intervenção, pense o seguinte = tem que ter alguém para fazer tal coisa, seja uma lei, uma ajuda etc, e isso ira beneficiar quem? como ira ser esse beneficio?
eu uso o seguinte = quem, como e porque.
Quem = quem vai fazer essa melhora? o governo, ongs, escolas etc.
Como = por meio do que ele vai fazer essa melhoria? leis, tratados etc.
Porque = isso ira melhorar o problema como? porque esse seria um bom meio para melhorar o problema?
sei que parece que dei uma bronca, mas rlx kkkkkkk, redação é chato mesmo, más é porque é cheio de regrinhas e coisas bobas, mas depois que saber das regrinhas fica menos chato kkkkk.
Boa sorte ai Lara.
Lucas Lima
Oi Iara, a estrutura do seu texto está visualmente interessante, mas percebi alguns erros que podem ser aprimorados.
1°:Seu texto não possui tese. Por esse motivo, a construção da redação fica mais difícil de ser produzida.
2º:Percebi que faltou dados para fortalecer as suas ideias. Sendo assim, você pode fazer isso citando um filme, livro, dados estatísticos, acontecimentos histórico e etc.
3º:No segundo paragrafo, logo no início seu texto, repete duas vezes a palavra “que”. Isso pode te tirar nota na hora da correção.