Aprendiz

A Questão da Pedofilia no Brasil

  • 0

     Na obra literária “ Lolita” do escritor Nabokov, é retratada a vida de Dolores, uma menina de 12 anos, a qual sofre abuso sexual do padrasto, conhecido como Humbert. Sob essa ótica, fora da ficção, observa-se, infelizmente, a verossimilhança da realidade brasileira com a obra, de modo que diversas crianças padecem dos efeitos nefastos da pedofilia. Isso se deve, essencialmente, a displicência de instituições formadores do indivíduo e à negligência governamental.

   Primeiramente, cabe destacar que a família, ao invés de proteger seus infantos, desampara-os, muitas vezes, em situações nefastas. Nesse viés,conforme o sociólogo Émile Durkheim, as instituições negligentes ao Contrato social causam caos na sociedade. Desse modo, tal caos é evidenciado quando os juvenis são desprovidos de amparo dos familiares, os quais, muitas vezes, acobertam esse crime hediondo. Destarte, a dificuldade da vítima em recorrer às autoridades, em razão das ameaças e desproteção familiar, além de salientar o discorrido por Nabokov, no qual Dolores era completamente negligenciada pela mãe, vai de encontro à Durkheim. Logo, é inadmissível que o direito à segurança, garantido constitucionalmente, não seja ratificado para todos.

  Posteriormente, vale ressaltar que a conjuntura de abusos físicos é coadjuvada pelo descaso do Estado. Desse modo, o Poder Público ao invés de ser responsável pelos indivíduos vulneráveis, como os acometidos pela molestamento sexual, mostra-se completamente omisso. Sob esse respectivo olhar, é válido citar o documentário brasileiro “ Carregadoras de Sonhos”, o qual critica essa omissão estatal, de maneira que muitas professoras sentem-se impotentes, pois os setores governamentais, inclusive o Conselho Tutelar, não as auxiliam a lidar com a pedofilia e a combatê-la de maneira legítima.  Fica claro, então que o governo não  atua sistematicamente para finalizar esse empecilho, assegurando, lamentavelmente, essa realidade deplorável.

         Portanto, faz-se necessário medidas que mitiguem essa problemática. Para tanto, o Poder Público, por ser responsável por administrar os interesses públicos, deve melhorar as estruturas do CRAS e do Conselho Tutelar, por meio da destinação de mais verbas a essa áreas públicas- que certifique atendimentos eficientes às vítimas de pedofilia-, a fim de que lhes sejam garantidas condições mais dignas. Ademais, a mídia,  agente moldador de opiniões sociais, deve discutir mais sobre esse problema, por intermédio de programas televisivos e campanhas publicitárias, para que as pessoas, especialmente familiares, denunciem essa criminologia e não negligenciem as crianças. Só assim a realidade brasileira distanciar-se-à de “ Lolita”.

 

Obs: Corrija, por favor, de acordo com as 5 competências ENEM. Obrigada!

Compartilhar

2 Correções

  1. Ótimo uso de conectivos ✔️
    Ótima escrita ✔️
    Ótima ótima referência ✔️
    Ótima comunicação com o leitor ✔️
    Comp1:200
    Comp2:200
    Comp3:200
    Comp4:200
    Comp5:200
    Parabéns, sua redação é digna de um 100
    , Apenas se atente ao número de linhas na introdução, fora isso, está muito bom mesmo.

    • 1
  2. Boa tarde!!
    A sua redação ficou MUITO boa, meus parabéns!
    Geralmente, eu corrijo por etapas, apesentando os pontos a serem melhorados e as qualidades em cada uma delas.No entanto, como o seu ficou muito bom vou expor alguns pontos em relação a redação inteira, porque na minha visão teve poucos erros.Depois, colocarei a pontuação de acordo com as competências.
    OBS: Não sou profissional, então a correção não é determinante, mas farei o possível!
    PONTOS POSITIVOS:
    -Excelente uso de conectivos;
    -Fez ótimo uso de repertório externo em todos os parágrafos;
    -Períodos nem muito longos e nem muito curtos;
    -Excelente vocabulário(com palavras pouco usuais, porém viáveis ao entendimento do leitor);
    -Colocou em cada parágrafo uma explicação diferente sobre a negligência da pedofilia, em um pela família e outra pelo governo, ótimo!
    ERROS:
    -Última linha da introdução: mude “instituições formadores” para “instituições formadoras”, ao contrário fica sem concordância entre o adjetivo e o substantivo;
    -Evite utilizar “Primeiramente” e depois “Posteriormente” dá uma ideia de continuação entre uma situação e outra e não de adição.As informações que você apresentou nos parágrafos de desenvolvimento se complementam para sustentar a tese, mas não são uma consequência da outra.Use outro conectivo, se possível;
    -Tome cuidado com o número de linhas, seu texto deu pelo que contei 34 e digitado, se for escrito passa disso.O limite no Enem é 30.Não deixe de explicar as coisas, você fez isso muito bem, porém tente reduzir um pouco a explicação de modo que não passe do espaço máximo que você pode usar;
    1-200
    2-200
    3-160
    4-160
    5-200
    TOTAL:920
    Espero ter ajudado :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.