A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos o direito à igualdade e à vida. No entanto, a homofobia impede que tais garantias sejam gozadas pela população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais) no Brasil, devido à visão preconceituosa e falta de segurança.
A princípio, destaca-se o preconceito como um fator agravante desse impasse, tendo em vista a concepção perpetuada de que a família ideal é a formada somente entre homens e mulheres. Essa ótica é evidenciada no filme “Jogo de imitação”, no qual Alan Turing, um homossexual, foi condenado a castração química, por não ser aceito na sociedade inglesa. Desse modo, é inaceitável que esses indivíduos não sejam respeitados e incluídos no meio social.
Outrossim, cabe analisar a ineficiência estatal mediante a ausência de medidas protetivas a população LGBT, uma vez que, segundo dados do Senado Federal, o Brasil é o país que mais assassina esse público no mundo. Diante disso, nota-se que essa conjuntura persiste desde a Segunda Guerra Mundial, quando milhares desses cidadãos foram perseguidos e mortos. Nessa ótica, é inadmissível que o Governo não exerça sua função, permitindo a perpetuação de atos transgressores.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para alterar esse cenário. Destarte, o Ministério da Justiça deve mitigar esse impasse mediante os impostos pagos pelos cidadãos, com a construção de delegacias especializadas e contratação de mais agentes de segurança, com o intuito de amenizar o preconceito e proporcionar proteção aos homossexuais no âmbito social. Assim sendo, esses indivíduos vão usufruir das suas garantias constitucionais.
izadorafvieira
olá, boa tarde!
sua redação foi muito bem construída e fluida. foi fácil entender tudo o que você propôs e a leitura não se tornou cansativa. um ponto que eu gostaria de chamar atenção é sobre a proposta de intervenção; é mais uma dica minha do que uma regra em si, mas é sempre bom avisar: sempre que possível, envolva algum órgão governamental da educação (por exemplo, nesse caso a proposta de intervenção poderia propor campanhas e projetos escolares para difundir e normalizar a homossexualidade, saca?). só investir em delegacias e segurança é mais uma medida paliativa do que uma solução, e não resolveria totalmente o problema.
continue tentando, você está no caminho certo!!
anasophia03
Achei a redação ótima, os argumentos foram bem posicionados e a proposta de intervenção também, tudo se interliga com a introdução, o que da um ar de sequenciamento na sua tese. Siga treinando e escrevendo cada vez mais que assim você vai longe.
A nota ao meu ver que não sou especialista, ficaria em 980.