Iniciante

A questão da habitação no Brasil

  • 0

Na obra literária  ” O cortiço” de Aluísio Azevedo, escritor brasileiro, a história se passa em uma estalagem, o local é retratado  com condições de insalubridade  onde vivem pessoas desprestigiadas socialmente. De forma análoga, hodiernamente, o déficit  habitacional no Brasil é um grave problema a ser combatido. Isso se evidencia não só pela violação dos direitos do cidadão, como também pelo descanso governamental.

Em primeiro plano, é válido considerar a vulnerabilidade dos moradores de regiões periféricas  e os indivíduos em situação de rua, que sofrem com à falta do acesso a habitação  adequada. Segundo o  contratualista, Thomas Hobbes diz que a função do Estado é garantir os direitos essenciais a todos. Porém, apesar do direito a moradia está assegurado no Artigo 6° da Constituição Federal de 1988, nota-se a  inadimplência e indiferença do Estado, visto que essa prática danosa impossibilita os indivíduos a usufruírem dos serviços básicos, insegurança dos moradores em relação a ter segurança física, além do medo de perderem suas propriedades em deslizamentos.

Outrossim, é possível destacar a ocupação de áreas sem infraestrutura adequada  pelos moradores  mais carentes. De acordo com o conceito de “necropolitica” do filosófico Achille Mbembe, o poder articula-se de forma a determinar como alguns devem viver e como outros devem morrer. Sob tal ótica, o poder definir onde as minorias desamparadas devem moram, pois devido à ausência de recursos para a construção de moradias nas áreas mais centrais do espaço urbano, esses indivíduos vítimas da má distribuição de renda costumam construir habitações improvisadas em locais mais afastado, muitas vezes íngremes e perigosas. Dessa forma, é inadmissível a falta  de políticas governamentais para combater esse cenário degradante. 

Portanto, torna-se urgente medidas para minimizar a problemática da habitação no Brasil. Nesse sentido, o Governo Federal em consonância com o Ministério da Cidadania devem criar projetos de acesso à moradia e garantir os direitos essenciais aos indivíduos, por meio de ações como a geração de empregos, investir em serviços básicos em locais mais afastados, além de fornecer auxílios financeiros e programas residenciais para ajudar a população mais pobre. Espera-se com isso, a sociedade possam gozar de um lar adequado e que a realidade do Cortiço fique apenas no livro. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Adriana! Irei fazer alguns apontamentos sobre seu texto:

    Introdução:
    1- Boa introdução e repertório, porém suas teses estão muito parecidas. Violação do direito dos cidadãos não se encaixaria em descaso governamental?

    Desenvolvimento I:
    1- “direito a moradia está assegurado ” – direito a moradia estar assegurado
    2- Para deixar seu parágrafo completo adicone as consequências no fim do seu parágrafo, como forma de conclusão parcial

    Desenvolvimento 2:
    1- Utilizaria “Em segundo plano” ao invés de “Outroassim” para dar continuidade
    2- Colocar “do filosófico Achille Mbembe” entre vírgulas
    3- “o poder definir onde as minorias desamparadas devem moram” – o poder define onde as minorias desamparadas devem morar
    4- Colocar “vítimas da má distribuição de renda” entre vírgulas
    5- Desenvolva as consequências no perído de conclusão parcial: “Dessa forma, é inadmissível a falta…”

    Conclusão:
    1- Colocar “em consonância com o Ministério da Cidadania ” entre vírgulas
    2- Falta a finalidade da sua proposta de intervenção
    3- Te indico colocar duas propostas de intervenção, a primeira sendo completa e a segunda podendo ser incompleta

    Nota: 920
    C1= 200
    C2= 200
    C3= 160
    C4= 200
    C5= 160

    • 1
  2. Olá! Tudo bem? Bom, primeiramente, eu não sou nenhum corretor e nem professor, sou apenas um estudante do 9° ano que entende um pouco sobre a redação. No meu ponto de vista, você está se saindo muito bem mesmo, sua redação está muito boa, achei interessante a sua análise de percepção do seu tema, outros fatores também que são fundamentais para a elaboração do texto :)

    • 1
  3. Olá, Adriana! Não tenho total domínio sobre redação, mas gostaria de te alertar em alguns pontos de acordo com meu conhecimento. Percebe-se que você domina a estrutura de uma redação e sabe argumentar. Entretanto, notei que em alguns pontos, você não soube evidenciar de forma clara no texto. Treine mais pontuação, principalmente, a vírgula. Outro ponto, evite usar dois repertórios como você fez no d1. Como você já tinha usado Thomas Hobbes, não precisava mais citar a constituição. Espero ter ajudado. Bons estudos! :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.