O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito à formação de opinião. Sendo assim, é necessário que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causa a má influência da mídia e a falta de debate.
Deve-se pontuar, de início, que a má influência das fontes midiáticas comfigura-se como um grave empecilho no que diz respeito à formação de opinião. Assim como, mostra-se no cenário da obra Fahreinheit 451, do autor Ray Bradburry, onde as informações são repassadas de forma imediatista a população, fazendo-a acreditar e não influencia a pesquisa mais profunda sobre o tema, levando a reproduzir notícias, sem se importar com sua veracidade.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de debate sobre como lida-se com as informações. Sendo assim, pode-se ter em consideração a contribuição do filósofo alemão Habermas, quando disse que a linguagem é uma forma de ação. Desse modo, para resolver um tema como o da formação de opinião, faz-se necessário debater sobre.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, as escolas, devem promover rodas de conversas e debates sobre como lidar com informações e formar opiniões. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença dos professores e convidados especialistas no assunto. Juntamente, os resultados, devem ser levados a comunidade através de projetos extensivos, e ainda, publicações conscientizadoras em mídias sociais, afim de que mais pessoas compreendam questões relativas à formação de opinião e se tornem cidadãos com maior senso crítico em relação às informações que recebem.
Karina Santos
Olá, tudo bem?
* Sua introdução esta perfeita, bem contextualizada, tese bem clara e desenvolvida. Eu só mudaria o início, ”O mito da caverna, de Platão, descreve…” para ”No mito da caverna, Platão descreve…”, porque eu ”Achei”, minha opinião, que esse pequeno ”,de” desvalorizou o início. Mas, no geral, ela esta muito boa.
* O segundo parágrafo esta muito bem construído, apresenta bons conectivos e um repertório bacana, apenas um erro ortográfico ”comfigura-se” – configura-se.
– A utilização das palavras deste trecho empobrece seu parágrafo: ”fazendo-a acreditar e (não influencia a pesquisa mais profunda sobre o tema), levando a reproduzir notícias, sem se importar com sua veracidade.” Poderia ser substituído por palavras mais objetivas, deixando mais formal. Como por exemplo: Fazendo-a acreditar sem realizar uma análise crítica, resultando na produção de notícias fictícias.
* Terceiro parágrafo: Esta muito bom também, mas você deveria ter argumentado mais, expondo mais sua opinião.
*Conclusão: Sua proposta esta muito boa, você apresenta vários pontos importantes como ” rodas de conversas e debates” ” projetos extensivos” ”publicações conscientizadoras em mídias sociais”, são boas ações. Mas eu te recomendaria a focar em uma apenas, é muito arriscado colocar mais de uma ação na proposta porque fica incompleto. Por exemplo, quem vai organizar ou patrocinar esses eventos? Por meio de que essas publicações na mídia vão acontecer? que esfera do governo vai lidar com isso? No início eu vi que você citou ” As escolas devem…” como o agente certo? Mas esta incorreto. Na proposta o seu agente tem que vir de esfera governamental, no caso aí seria o Ministério da educação, responsável pela escola. Muito cuidado com isso. Invista só em uma proposta que esta bem completa, com o agente, ação ,meio, detalhamento e finalidade.
– ”Afim” esta incorreto. Com propósito de finalidade é separado – a fim.
* Mas no geral, esta muito boa mesmo, parabéns por sua dedicação, seu vocabulário esta ótimo. continue assim que o sucesso é garantido. Espero ter ajudado…
NOTA: 780
xlais
– Introdução muito boa, já usei o Mito da Caverna também e gosto muito.
-Introdução completa, explicando o tema e colocando os dois motivos dele. Tambem faço introdução nesse esquema, então sou suspeita hehe.
-Cuidado, no D1 você escreveu ‘configura-se’ errado. Acho que foi por falta de atenção, então é melhor da uma relida com calma.
-Suas contextualizações foram muito boas.
-Sua proposta intervenção está bastante completa, respondendo as 4 perguntas obrigatórias.