A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores

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Por favor, avaliem com as competência da redação do Enem!

Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão ,assim a pedra retornava base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos que sofrem com a fome no Brasil, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à alimentação. Nesse contexto, não há dúvidas que a fome no Brasil tem como fator motivador, não só a negligência governamental, como também à  desigualdade regional.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que na Constituição Federal de 1988  -documento jurídico mais importante do país- , prevê em seu artigo sexto, o direito à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, O Poder Executivo não tem efetivado esse direito na prática. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Loke , configura-se como uma violação do “contrato social”, já que os estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos tão indispensáveis. Logo se vê que, o Poder Executivo quebra este contrato social, já que tem como função certificar-se do cumprimento das leis existentes e há ausência de medidas do Poder Executivo para combater a fome no Brasil, visto que, a problemática continua a perdurar.

Ademais, é fundamental ressaltar a desigualdade regional como impulsionador da Fome no Brasil. A região nordeste do país é uma das mais afetadas e a que menos se tem investimentos para geração de empregos ou o acesso a educação básica. Segundo Victor Hugo escritor romancista e poeta “O Progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa sempre esmagando alguém”. Diante de tal exposto, fica evidente que a região Sudeste onde é menos afetada pela fome e a qual se tem mais investimentos educacionais e mais geração de empregos, esmaga com seu progresso os cidadão do Nordeste em que não são investidos.

Portanto, cabe ao Ministério da Economia que possui a função de ajustar os orçamentos da finanças públicas, juntamente com o Ministério da Educação que tem como responsabilidade todo sistema educacional, promover investimentos na região nordeste do país por meio cursos técnicos   gratuitos para a população de baixa renda e maior de idade contribuindo para a geração de novos empregos. E um programa educacional,  que tem como objetivo de prover o acesso ao ensino médio para aqueles que não o concluíram, a fim de atenuar o número de pessoas que são vítimas da fome no Brasil.

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4 Correções

  1. C1: 120
    Ocorreram diversos erros de concordância, vírgulas postas no lugar errado, falta de crase em dado momento.

    C2: 120
    Ao meu ver seus dois parágrafos de desenvolvimento giram em torno do mesmo problema, a falta de uma boa gestão por parte do governo.

    Veja, seu 2° parágrafo só diz que o poder executivo não efetiva a lei presente na constituição sobre a alimentação do povo brasileiro. Mas você não diz o motivo, só solta que ele não cumpre.

    No 3° parágrafo você coloca a culpa como sendo da região sudeste? Não. Você está informando que ela recebe maiores investimentos. E quem é responsável por essa distribuição? O Governo.

    No geral, você compreendeu a proposta, mas tratou de forma dividida um único fator e isso acaba quebrando seu argumento, o desvalorizando.

    C3: 120
    Como disse, seu desenvolvimento meio que se completa, mas em ambos os casos você discorreu superficialmente sobre o tema. No 2° parágrafo, por exemplo, poderia ter apresentado uma porcentagem de quantas pessoas passam fome no Brasil pra reforçar a ideia de que o poder executivo não cumpre com seu papel.

    Trouxe uma referência no trecho supracitado, isso enriquece seu texto, mas faltou sustentar sua ideia e isso te prejudica.

    C4: 120
    Senti muita falta de conectivos durante a leitura, além de repetir muito os termos, sei que é difícil, mas procure varias mais ou isso pode te prejudicar muito na hora da correção.

    C5: 120
    Lembrando que uma conclusão deve possuir 5 elementos para ser completa.
    Agente (quem?), Ação (o que?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (explicação e exemplos).

    Portanto, cabe ao Ministério da Economia (AGENTE 1) que possui a função de ajustar os orçamentos da finanças públicas, juntamente com o Ministério da Educação (AGENTE 2) que tem como responsabilidade todo sistema educacional, promover investimentos na região nordeste (AÇÃO) do país por meio cursos técnicos gratuitos para a população de baixa renda e maior de idade (MODO) contribuindo para a geração de novos empregos (EFEITO). E um programa educacional (AÇÃO), que tem como objetivo de prover o acesso ao ensino médio para aqueles que não o concluíram (MODO), a fim de atenuar o número de pessoas que são vítimas da fome no Brasil (EFEITO).

    Senti falta do detalhamento na sua conclusão, além de ter se prolongado muito, uma vez que deu 2 ações que basicamente se resumem em uma, uma melhora na educação.

    Poderia ter unificado os dois projetos e seu segundo efeito teria se encaixado como detalhamento, pois, essa melhora no ensino geraria novos emprego e, assim, o número de pessoa vítimas de fome no Brasil (QUE VOCÊ NÃO EXEMPLIFICOU) teria sido atenuado.

    TOTAL: 600

    EROS QUE ENCONTREI NA SUA REDAÇÃO:

    Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. (FALTA DE CONECTIVO) Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo (VÍRGULA) era vencido pela exaustão, assim (VÍRGULA) a pedra retornava (A) base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos que sofrem com a fome no Brasil, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à alimentação. Nesse contexto, não há dúvidas que a fome no Brasil (REPETIÇÃO DE TERMO) tem como fator motivador, (NÃO NECESSITA VÍRGULA) não só a negligência governamental, como também à desigualdade regional.

    Em primeiro lugar, vale ressaltar que na Constituição Federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país -, prevê em seu artigo sexto, o direito à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, O (MINÚSCULO) Poder Executivo não tem efetivado esse direito na prática. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Loke, configura-se como uma violação do “contrato social”, (O QUE CONFIGURA-SE COMO ESSA VIOLAÇÃO?) já que os estado (ERRO DE CONCORDÂNCIA) não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos tão indispensáveis. Logo (FALTA DE VÍRGULA) se vê que, (NÃO PRECISA DE VÍRGULA) o Poder Executivo quebra este contrato social (REPETIÇÃO DE TERMO), já que tem como função certificar-se do cumprimento das leis existentes e há ausência de medidas do Poder Executivo (REPETIÇÃO DE TERMO) para combater a fome no Brasil, visto que, a problemática continua a perdurar. (PORQUÊ O PODER EXECUTIVO NÃO CUMRE SUA FUNÇÃO? FALTOU DISCUSSÃO)

    Ademais, é fundamental ressaltar (REPETIÇÃO DE TERMO) a desigualdade regional como impulsionador da Fome no Brasil. (FALTA CONECTIVO) A região nordeste do país é uma das mais afetadas e a que menos se tem investimentos para geração de empregos ou o acesso a educação básica. Segundo Victor Hugo (FALTOU VÍRGULA) escritor romancista e poeta “O Progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa sempre esmagando alguém”. Diante de tal exposto, fica evidente que a região Sudeste onde é menos afetada pela fome e a (NECESSITA CRASE) qual se tem mais investimentos (REPETIÇÃO DE TERMO) educacionais e mais geração de empregos, esmaga com seu progresso os cidadão (ERRO NA CONCORDÂNCIA) do Nordeste em que não são investidos. (JOGOU A CULPA PRA CIMA DO SUDESTE, SITUANDO O ARGUMENTO SOMENTE NA CONCLUSÃO)

    Portanto, cabe ao Ministério da Economia que possui a função de ajustar os orçamentos da finanças públicas (ERRO NA CONCORDÂNCIA), juntamente com o Ministério da Educação que tem como responsabilidade todo sistema educacional, promover investimentos na região nordeste do país por meio (DE) cursos técnicos gratuitos para a população de baixa renda e maior de idade contribuindo para a geração de novos empregos. E um programa educacional, que tem como objetivo de (OU TROCA O “COMO” E TROCA POR “O” OU TIRA O DE) prover o acesso ao ensino médio para aqueles que não o concluíram, a fim de atenuar o número de pessoas que são vítimas da fome no Brasil.

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  2. Gostei muito do seu texto ficou muito bom com bastante exemplos, porém têm alguns erros de gramática que impedem você de chegar no 1000 como em; “Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. (Cuidado na hora de terminar um período termine apenas entre 3 a 4 linhas porque se terminar com 2 você pode perder ponto). Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão ,assim a pedra retornava base. Hodiernamente, esse mito”

    “Em primeiro lugar, vale ressaltar que na Constituição Federal de 1988 (-documento jurídico mais importante do país-) (PORQUE VOCÊ HÍFEN AQUI ?) , prevê em seu (artigo sexto) (O CERTO SERIA SEXTO ARTIGO) , o direito à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, O Poder Executivo não tem efetivado esse direito na prática.”

    (já que os estado(s) não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos tão indispensáveis.)

    (esmaga com seu progresso os cidadão(s) do Nordeste em que não são investidos.)

    (Portanto, cabe ao Ministério da Economia que possui a função de ajustar os orçamentos da finanças públicas, juntamente com o Ministério da Educação que tem como responsabilidade todo sistema educacional, promover investimentos na região nordeste do país por meio cursos técnicos.) *Termine o período sempre entre 3 a 4 linhas terminar apenas com 2 linhas pode fazer com que você perca ponto.
    C1:120
    C2:120
    C3:120
    C4:120
    C5:120
    TOTAL:600

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  3. A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores
    Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. (FALTOU CONECTIVO)Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo (VÍRGULA) era vencido pela exaustão ,assim a pedra retornava base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos que sofrem com a fome no Brasil, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à alimentação. Nesse contexto, não há dúvidas que a fome no Brasil tem como fator motivador, não só a negligência governamental, como também à (TÊM ESSA CRASE?) desigualdade regional.
    INTRODUÇÃO MUITO BOA.

    Em primeiro lugar, vale ressaltar que na Constituição Federal de 1988 -documento jurídico mais importante do país- , prevê em seu artigo sexto, o direito à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, O Poder Executivo não tem efetivado esse direito na prática. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Loke , configura-se como uma violação do “contrato social”, já que os estado (ERRO DE CONCORDÂNCIA) não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos tão indispensáveis. Logo se vê que, o Poder Executivo quebra este contrato social, já que tem como função certificar-se do cumprimento das leis existentes e há ausência de medidas do Poder Executivo para combater a fome no Brasil, visto que, a problemática continua a perdurar.
    MUITO BOM

    Ademais, (EM SEGUNDO LUGAR) é fundamental ressaltar a (SE ATENTE AS CRASES) desigualdade regional como impulsionador da Fome no Brasil. A região nordeste do país é uma das mais afetadas e a que menos se tem investimentos para geração de empregos ou o acesso a educação básica. Segundo Victor Hugo escritor romancista e poeta “O Progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa sempre esmagando alguém”. Diante de tal exposto, fica evidente que a região Sudeste onde é menos afetada pela fome e a qual se tem mais investimentos educacionais e mais geração de empregos, esmaga com seu progresso os cidadão do Nordeste em que não são investidos.
    SE ATENTE AOS ERROS GRAMATICAIS, VC JÁ ERROU CONCORDÂNCIA DUAS VEZES

    Portanto, cabe ao Ministério da Economia que possui a função de ajustar os orçamentos da finanças públicas, juntamente com o Ministério da Educação que tem como responsabilidade todo sistema educacional, promover investimentos na região nordeste do país por meio cursos técnicos gratuitos para a população de baixa renda e maior de idade contribuindo para a geração de novos empregos. E um programa educacional, que tem como objetivo de prover o acesso ao ensino médio para aqueles que não o concluíram, a fim de atenuar o número de pessoas que são vítimas da fome no Brasil.
    OK

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 120
    C5: 200
    840

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  4. Na mitologia grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão ,assim a pedra retornava base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos que sofrem com a fome no Brasil, os quais buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à alimentação. Nesse contexto, não há dúvidas que a fome no Brasil tem como fator motivador, não só a negligência governamental, como também à desigualdade regional.
    Introdução perfeita, apresentou um repertório legitimando, pertinente e produtivo por meio da ligação entre o tema. Soube concluir os períodos e conecta-los.
    Em primeiro lugar, vale ressaltar que na Constituição Federal de 1988 -documento jurídico mais importante do país- , prevê em seu artigo sexto, o direito à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, O Poder Executivo não tem efetivado esse direito na prática. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Loke , configura-se como uma violação do “contrato social”, já que os estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos tão indispensáveis. Logo se vê que, o Poder Executivo quebra este contrato social, já que tem como função certificar-se do cumprimento das leis existentes e há ausência de medidas do Poder Executivo para combater a fome no Brasil, visto que, a problemática continua a perdurar. .
    O ÚLTIMO PARÁGRAFO DO 1° DESENVOLVIMENTO NÃO FOI BEM ESTRUTURADO TANTO PELA REPETIÇÃO DE TERMOS QUANTO PELA AUSÊNCIA DE COESÃO. NESSE PARÁGRAFO TAMBÉM APRESENTOU CONCLUSÃO DE PERÍODO INADEQUADO.
    Ademais, é fundamental ressaltar a desigualdade regional como impulsionador da Fome no Brasil. A região nordeste do país é uma das mais afetadas e a que menos se tem investimentos para geração de empregos ou o acesso a educação básica. Segundo Victor Hugo escritor romancista e poeta “O Progresso roda constantemente sobre duas engrenagens. Faz andar uma coisa sempre esmagando alguém”. Diante de tal exposto, fica evidente que a região Sudeste onde é menos afetada pela fome e a qual se tem mais investimentos educacionais e mais geração de empregos, esmaga com seu progresso os cidadão do Nordeste em que não são investidos.
    É INTERESSANTE CONCLUIR O ÚLTIMO PERÍODO DO PARÁGRAFO COM UMA MARCA DE AUTORIA. APLICAÇÃO DE TERMOS QUE NÃO PRECISAVAM ESTÁ NO PARÁGRAFO.
    Portanto, cabe ao Ministério da Economia que possui a função de ajustar os orçamentos da finanças públicas, juntamente com o Ministério da Educação que tem como responsabilidade todo sistema educacional, promover investimentos na região nordeste do país por meio cursos técnicos gratuitos para a população de baixa renda e maior de idade contribuindo para a geração de novos empregos. E um programa educacional, que tem como objetivo de prover o acesso ao ensino médio para aqueles que não o concluíram, a fim de atenuar o número de pessoas que são vítimas da fome no BrasiI.
    AUSÊNCIA DE ALGUM SEPARATIVO NO DETALHAMENTO= perde ponto na C1

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    Redação: 920

    Tirando essas questões, a redação foi bem desenvolvida, apresentou bons argumentos e conexões entre os parágrafos.

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