Por meio de uma análise crítica, é evidente que a fome no Brasil ainda é considerado um obstáculo para a nação verde-amarela, visto que o alheamento populacional e a passividade do Governo são fatores que perduram. Nesse contexto, em virtude da carestia e o desemprego segue em evidência.
De início, a carestia é uma característica presente no país que impulsiona não só a questão da fome no Brasil mas também o crescimento econômico que é insuficiente para acabar com a fome no país. Conforme o físico Albert Einstein, ” uma pessoa é inteligente quando resolve um problema, mas é sábia quando previne”. No entanto, a partir do momento que se enxerga uma comunidade precária e marcada pela presença da fome em terra brasileira, compreende-se que fica difícil observar essa ideia de Einstein, não só em função dos indivíduos não buscarem medidas atenuantes mas também a instabilidade política, a má administração dos recursos públicos e a injusta estruturas que impedem o acesso dos trabalhadores aos meios de produções.
Por consequência, é fato público que a instabilidade políticas e os demais, se tornou evidente na medida que os trabalhadores foram impedidos ao acesso a sua função. De acordo com o pensador Gabriel Contino, “só se muda o futuro com a mudança do presente”. Ainda assim sem formas de alterar o cenário brasileiro, principalmente a respeito da questão da fome no Brasil, fica nítida a dificuldade de obter progresso.
Portanto, é de extrema importância combater a problemática atual. Para que isso aconteça, o Governo Federal através do Ministério da Economia e Agricultura, precisa dar atenção para a população que vem sofrendo com o desemprego e a fome, abrindo vagas de trabalho e programa de renda maior. Somente assim, a fome não será mais uma questão no país.
maria1818
Oi, Kami! Vamos lá:
INTRO:
Existem dois pontos de atenção muito importantes aqui. 1° faltou o repertório para introduzir o assunto! e 2º você não delimitou da melhor forma as suas problemáticas. O que devemos considerar como os seus pontos chaves de desenvolvimento: alheamento populacional/passividade no governo ou a carestia/desemprego?
Outra coisa, o termo “passividade” fica muito amplo para a interpretação. Passividade no sentido de ser calmo, passividade educacional, econômica, política? que tipo de passividade é essa?
DESEN 1: “De início, a carestia é uma característica presente no país que impulsiona não só a questão da fome no Brasil mas também o crescimento econômico que é insuficiente para acabar com a fome no país” A carestia impulsiona um crescimento econômico que não é suficiente? ficou confusa essa defesa.
Acredito que você poderia ter focado mais na sua problemática: a carestia. Ela só foi citado na primeira linha e o restante do parágrafo foi destinado a uma abordagem mais ampla sobre a falta de prevenção da fome. Por mais que o repertório e sua defesa encima dele tenha sido ótima, você fugiu dos assuntos relacionados a carestia, como: escassez, aumento de preços habituais, aumento no custo de vida e por ai vai.
DESEN 2: “Por consequência, (1) é fato público que a instabilidade políticas(2) e os demais (3), se tornou evidente na medida que os trabalhadores foram impedidos ao acesso a sua função (4). De acordo com o pensador Gabriel Contino, “só se muda o futuro com a mudança do presente”. Ainda assim sem formas de alterar o cenário brasileiro, principalmente a respeito da questão da fome no Brasil, fica nítida a dificuldade de obter progresso. (5)”
1 – Como você vai começar um paragrafo com um novo argumento acho que esse não é o melhor conectivo.
2 – Cuidado com a concordância verbal, Kami!
3 – Os demais o que?
4 – Eles não tem mais acesso a que função? Acho que você consegue explicar melhor ;)
5 – Todo tema que o enem nos traz tem alguma “solução”, até pq você mesmo cria uma pra o problema, então acho que não faz muito sentido falar que não tem um caminho para resolver.
6 – No seu dens.2 faltou argumentar mais ne. A instabilidade política não foi uma problemática citada na intro (atenção nisso!), mas de qualquer forma como esse ponto de instabilidade auxilia no crescimento da fome no Brasil? Precisa defender porque o problema que você traz até o desenvolvimento tem relação ao tema da redação.
CONCLUSÃO: “Portanto, é de extrema importância combater a problemática atual. Para que isso aconteça, o Governo Federal através do Ministério da Economia e Agricultura, precisa dar atenção para a população que vem sofrendo com o desemprego e a fome, abrindo vagas de trabalho e programa de renda maior. Somente assim, a fome não será mais uma questão no país.”
1 – Faltou o detalhamento e o modo ;)
Kami, se você quiser levar só uma coisa de tudo o que escrevi: delimite melhor as suas problemáticas na introdução. Assim, em cada desenvolvimento você vai tratar apenas de uma e vai correr menos riscos de fugir dos assuntos que propôs no começo da redação.
Espero ter ajudado e desculpa qlqr coisa!! ;)
NandoNeto
ATENTE-SE A CORREÇÃO:
Por meio de¹ (TERMO INFORMAL, O CORRETO SERIA: ATRAVÉS) uma análise crítica, é evidente que a fome no Brasil ainda é considerado um obstáculo para a nação verde-amarela, visto que o alheamento populacional e a passividade do Governo são fatores que perduram. Nesse contexto, em virtude da carestia e o desemprego segue em evidência²(INTRODUÇÃO POUCO DETALHADA).
De início, a carestia é uma característica presente no país que impulsiona não só a questão da fome no Brasil³(AUSÊNCIA DE VIRGULA) mas também o crescimento econômico que é insuficiente para acabar com a fome*(REPETIÇÃO DE PALAVRA) no país* (REPETIÇÃO DE PALAVRA). Conforme o físico Albert Einstein, ” uma pessoa é inteligente quando resolve um problema, mas é sábia quando previne”. No entanto, a partir do momento que se enxerga uma comunidade precária e marcada pela presença da fome em terra brasileira, compreende-se que fica difícil observar essa ideia de Einstein, não só em função dos indivíduos não buscarem medidas atenuantes*(AUSÊNCIA DE VIRGULA) mas também a instabilidade política, a má administração dos recursos públicos e a injusta estruturas*(ERRO GRAMATICAL | INJUSTAS ESTRUTURAS) que impedem o acesso dos trabalhadores aos meios de produções.
Por consequência, é fato público que a instabilidade políticas*(ERRO GRAMATICAL | AS INSTABILIDADES POLÍTICAS) e os demais*(QUE DEMAIS?), se tornou evidente na medida que os trabalhadores foram impedidos ao acesso a sua função. De acordo com o pensador Gabriel Contino, “só se muda o futuro com a mudança do presente”. Ainda assim sem formas de alterar o cenário brasileiro, principalmente a respeito da questão da fome no Brasil, fica nítida a dificuldade de obter progresso*(PARAGRAFO CURTO/INCOMPLETO).
Portanto, é de extrema importância combater a problemática atual. Para que isso aconteça, o Governo Federal*(QUEM VAI FAZER) através do Ministério da Economia e Agricultura*(DETALHAMENTO), precisa dar atenção para a população que vem sofrendo com o desemprego e a fome*(O QUE FAZER), abrindo vagas de trabalho e programa de renda maior. Somente assim, a fome não será mais uma questão no país*(OBJETIVO).*(AUSÊNCIA DE COMO ISSO VAI SER FEITO).
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
-ERROS GRAMATICAIS:
POR MEIO DE* TERMO INFORMAL, O CORRETO SERIA ATRAVÉS DE+;
2 AUSÊNCIAS DE VÍRGULA;
REPETIÇÕES DA PALAVRA FOME, BUSCAR OUTROS TERMOS COMO DEFICIÊNCIA ALIMENTAR ETC;
REPETIÇÕES DA PALAVRA PAÍS, BUSCAR OUTROS TERMOS COMO NAÇÃO, POTÊNCIA ETC;
injusta estruturas* ERRO GRAMATICAL | INJUSTAS ESTRUTURAS;
a instabilidade políticas*(ERRO GRAMATICAL | AS INSTABILIDADES POLÍTICAS;
AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES COMPLETAS: e os demais*(QUE DEMAIS?)
-REPERTÓRIO SÓCIO CULTURAL:
ALBERT EINSTEIN;
GABRIEL CONTINO
-PROJETO DE TEXTO:
OS 2 ULTIMOS PARÁGRAFOS ESTÃO INCOMPLETOS
– CONECTIVOS:
NESSE CONTEXTO;
DE INICIO;
NO ENTANTO;
POR CONSEGUINTE;
AINDA ASSIM;
POR TANTO;
SOMENTE ASSIM.
CONCLUSÃO OK
C1 – 120P
C2 – 160P
C3 – 120P
C4 – 200P
C5 – 160P
-REPERTÓRIO SÓCIO CULTURAL: