Está contido na Constituição Federal, de 1988, o direito a alimentação para todos. Embora, na realidade não é isto que acontece, pois a questão da fome no Brasil é algo que vem silenciosamente acontecendo em diversas regiões do país. E possui seus fatores ligados ao desperdício e programas que já existem, mas não há o interesse contínuo por parte do estado.
Em primeira instância, têm-se o desperdício das grandes e pequenas empresas de distribuição/venda de alimentos. Ademais, a fome não está relacionada à falta de alimentos disponíveis e sim a distribuição deles. O Brasil saiu do mapa da fome em 2014, segundo a ONU, mas essa curva continua a crescer porque restaurantes e lanchonetes preferem jogar comida fora, a distribuir para pessoas em situação de rua ou locais que atendem aos mais necessitados. Logo, gerando uma enorme batalha daqueles que mais precisam e acabam ficando sem saber se vão comer algo, ou não, naquele dia.
Entretanto, existem sim programas criados para conter essa situação no país, mas a falta de investimento é oque leva ao declínio desses projetos. Pois, o CONSEA, PAA e Fome Zero são os planos que foram elaborados para a situação. Como por exemplo, a ‘’Fome Zero’’, é um projeto vinculado ao Bolsa Família, originado durante o governo Lula e tem por objetivo amenizar o quadro de desnutrição da população em situação de extrema pobreza. Todavia, programas como esses quando passam por crises econômicas e politicas, perdem a sua importância e acabam virando apenas desenhos no papel.
Medidas, portanto, devem ser tomadas para que haja uma diminuição dessa parcela da população que não usufrui o direito que lhes é dado na Constituição. Urge que o governo aliado a indústrias e a sociedade, atuem com investimentos nos programas já existentes e leis de incentivo para a distribuição destas comidas que sobram, por meio de carros voluntários para coleta e transporte desses alimentos com distribuição nos locais que estão aqueles que precisam. A fim de amenizar a fome no país e que o Brasil torne-se exemplo para os demais países.
Gustavo229
Sua redação apresenta muitos dados concretos que enriquecem o texto e a leitura, e a medida de intervenção é inusitada e não óbvia o que também conta pontos para conseguir um bom resultado porém o que é imprescindível para se alcançar um 980 por exemplo é autoria diante do assunto por mais desconhecido que seja pois mostra versatilidade e amplitude acima da sociedade e dos eventos que acontecem nela!