Iniciante

A questão da evasão escolar no Brasil

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A Constituição de 1988, documento jurídico mais importante nacionalmente, prevê que todos os indivíduos possuem direito a bem estar e educação. Todavia, tal prerrogativa não tem-se reverbado com ênfase quando refere-se a evasão escolar no Brasil. Sob essa perspectiva destacam-se a desigualdade social e métodos de ensino não igualitários

Em primeira análise, vale ressaltar a desigualdade social no país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de um milhão de jovens abandonam os estudos e, em metade dos casos, ocorrem devido a baixa renda da população mais pobre. Dessa forma, muitos adolescentes precisam trabalhar para sustentarem suas famílias, contudo, não encontram motivos e nem incentivos para retornarem aos estudos após a vida adulta.

Ademais, outra questão é a falta de métodos igualitários de ensino. Nesse sentido, há a padronização da forma de aprendizagem nas instituições, o que provoca uma comparação entre os alunos. Sendo assim, indivíduos desistem de estudar por se sentirem incapazes ou não compreenderem a matéria por conta de não terem suas dúvidas sanadas durante os momentos de aula.

Fica evidente, portanto, acerca da discussão a respeito da evasão escolar no Brasil. Logo, cabe ao Estado, em parceria com o Ministério da Educação, criar projetos para melhorar o planejamento familiar e escolar entre os alunos, além de fazer campanhas motivacionais para incentivar a quem não tem condições ou ânimo para os estudos. Dessa modo, a educação brasileira será para todos, assim como promulgado na Constituição.

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3 Correções

  1. Ola! Acho que a sua redação está ótima! Sou estudante iniciante, mas pelo que aprendi a sua redação apresenta todos o critérios exigidos no ENEM!
    1° Parágrafo- Apresenta uma alusão historica seguindo apresentação do tema e sua tese. (MUITO BOMM!!)
    2°Parágrafo- Apresenta o desenvolvimento do seu primeiro argumento junto com repertório
    3° Parágrafo- Apresenta o desenvolvimento do seu segundo argumento.
    4° Parágrafo-Gostei da sua finalização, pelo que observei a a presença do AGENTE AÇÃO FINALIDADE MODO E DETALHAMENTO.

    Só acho que você deveria utilizar um repertório mais diversificado da próxima vez😉

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  2. Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá
    Introdução: apresenta bons argumentos e um bom repertório que ajuda a introduzir e contextualizar bem o tema. Além disso, na tese aponta dois ótimos pontos de vista a serem desenvolvidos no texto.
    D1 e D2: gostei bastante dos dois desenvolvimentos. No primeiro, achei muito bom, mas poderia ter utilizado mais argumentos, já que a citação ocupa a maior parte do parágrafo. O segundo ficou ótimo, utilizou muito bem os conectivos que ajudam a dar coerência ao texto.
    Conclusão: adorei a conclusão, apresenta os elementos necessários para fazer a proposta de intervenção. Além de retomar o que foi dito no primeiro parágrafo (que ajuda bastante na nota final do texto).
    Espero ter ajudado, bons estudos!

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  3. Eu sou BEM iniciante em corrigir redações, nunca corrigi uma sequer para ser sincera, mas achei a sua redação bem coerente, você não fugiu do tema e fez um bom uso dos repertórios, bem legítimos por sinal, além do ótimo vocabulário. E a proposta de intervenção ficou boa.
    Introdução: 200
    Desenvolvimento: 200
    Proposta: 200

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