Iniciante

A Questão da evasão escolar no Brasil

  • 1

No documentário “Pra o Dia Nascer Feliz”, dirigido por João Jardim, é apresentado depoimentos sobre a vida acadêmicas de adolescentes brasileiros. A qualidade péssima da educação, os problemas de infraestrutura, as questões de locomoção e o contato diário com a violência acarretavam o desinteresse e consequentemente, aumentava os índices de evasão escolar. Essa situação tornou-se atemporal devido ao método de aprendizagem monótono e conteudista além do desinteresse público em possibilitar uma educação inovadora e tecnológica.

Em primeira análise, vale salientar que um dos principais fatores da desistência escolar são a falta de interesse, tanto por parte dos professores, que por vezes não vão para a sala de aula lesionar, quanto por parte dos estudantes, que não veem o ensino como uma ferramenta de aprendizagem e mudança de vida. Exemplo claro disso é que, 4 em cada 10 jovens deixam o colegial por desinteresse, segundo a Fundação Getúlio Vargas- FGV. Além disso, os problemas com os pais, a necessidade de ajudar nos custos domésticos e a violência diária a que esses indivíduos são submetidos influenciam no quadro de desistência pois essas acabam tornando-se questões mais relevantes na vida dos mesmos. Dessa forma, nota-se que por ser algo maçante, repetitivo e por haverem fatores externos que influenciam negativamente na vida do discente, esse ambiente passa a não ser tão atrativo.

Em segundo plano, é fato que o sucateamento e o atraso tecnológico do ambiente escolar impedem os alunos de terem um bom desempenho e influenciam na desistência. Assim, as salas superlotadas e a escassez de equipamentos avançados faz com que as aulas continuem retrógradas e impossibilitam o preparo para a vida profissional futura. Destarte, é notável que a reforma educacional proposta pelo patrono da educação Paulo Freire, adequando os métodos pedagógicos a reforma tecnistica e promovendo a capacitação é algo que deve ser repensado para que haja uma melhoria no ensino do país.

Diante do exposto, é fato que a evasão escolar está intrinsicamente ligada ao processo educacional arcaico e a indiferença governamental na promoção da modernização do mesmo. Desse modo, é necessário que o Estado crie um projeto de lei para que haja um maior repasse de verbas para que seja implementado pelo Ministério da Educação-MEC uma aprendizagem lúdica na grade curricular, com atividades extracurriculares e dinâmicas preparando os jovenis para a vida profissional, além de promover uma reforma estrutural para o maior conforto dos alunos. Ademais, o auxílio as famílias de estudantes em idade escolar e de baixa renda com informações sobre ajudas públicas para que  não precisem deixar as academias para trabalhar são bem-vidas, proporcionando uma educação livre das responsabilidades da vida adulta e mudando enfim, o quadro paralelo ao do documentário “Para o Dia Nascer Feliz”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vamos lá!
    Prestar atenção na flexão de número (plural e singular), na palavra acadêmica, logo no início da introdução.
    Apresentação de tese, ok!
    Trouxe os repertórios suficientes.
    Bons argumentos no D1 e D2
    Preste atenção mais nas vírgulas.
    Na conclusão, falta o meio e mais detalhamento.

    • 1
  2. I – sem tese, sem encaminhamento argumentativo.

    d1- melhorar efeito do problema. dizer que precisa de solução para tal problema ao final.

    d2- qual a consequência desse problema?

    Conclusão – substituir o começo da conclusão por algo tipo ” Urge, portanto, a formação de medidas para solucionar tal problema ”. Segunda proposta de intervenção falta coisa em volta, como o agente, por meio de que. Bom final

    Redação boa, só precisa se atentar para alguns outros pontos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.