Iniciante

A questão da depressão no Brasil do século XXI

  • 0

De acordo com dados divulgados pela organização mundial da saúde (OMS), o número de doentes deprimidos no Brasil chega a 12 milhões. Esse número demonstra que o problema da depressão está presente de forma complexa na realidade brasileira. Nesse contexto, é notável a gravidade do problema, em relação à má influência da sociedade e ao consumo abusivo de álcool e drogas.

Em primeira análise, a má influência da sociedade mostra-se como um dos desafios á resolução do problema. Segundo, a escritora e filósofa, Simone de Beauvoir, “cada um de nós é responsável por tudo e por todos os seres humanos”. Conforme o pensamento da mesma é percebível que, toda a consequência na vida de cada indivíduo é “replexo” da sociedade. Vivemos em um corpo social exigente, que ditam padrões inalcançáveis a serem seguidos. A não-aceitação tem como resultado: problemas depressivos.

Outrossim, é perceptível a consequência do abuso do uso de álcool e drogas. De acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais da metade da população brasileira de 12 a 65 anos declarou ter consumido bebida alcoólica alguma vez na vida. Desse modo, é evidente a presença de pessoas que consomem e acabam abusando no uso de tais drogas, oque pode levar como consequência á depressão.

Portanto, faz-se necessário uma intervenção para solucionar o problema. Assim especialistas no assunto, juntamente com as escolas, devem desenvolver ações de educação social que revertam á má influência da sociedade sobre a depressão. Tais ações devem ocorrer nas instituições de ensino, através de palestras educativas que reflitam positivamente sobre a sociedade conscientizando sob a influência que o coletivo tem em relação ao indivíduo e assim trabalhar através do pensamento de Simone de Beauvoir.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução:
    – Nada a reclamar, está exatamente como deveria!
    Desenvolvimento 01:
    – Sendo chato, você poderia pelo menos não tentar repetir a frase usada na tese na primeira frase do seu desenvolvimento. ;)
    – Sem vírgula após “segundo”.
    – “Da mesma” não existe!! É um erro gramatical bastante comum (cansei de cometê-lo enquanto fazia redação às vésperas do Enem hehe). Troca por um outro pronome.
    – Acho que você quis dizer “reflexo” e não replexo, não foi?
    – Sem vírgula antes de “toda a consequência”.
    – Concordância correta é “dita” não “ditam”, afinal, quem dita é o corpo social (singular).
    – Tiraria os 2 pontos na última frase.
    – De resto, repertório bem usado, adequado ao tema e produtivo. Argumentação muito boa.
    Desenvolvimento 02:
    – Trocaria a frase inicial ou colocaria alguma coisa que a ligasse ao tema central (depressão)
    – Seu D1 foi lindo, seu D2… Foi mais ou menos, rs… Mas o importante é que você não tangenciou o tema e o D1 consegue te segurar bem. Enfim, buscaria argumentar mais sobre a questão, tornar mais nítida a associação.
    Intervenção:
    – Nada a criticar. 5 exigências presentes.
    Sua nota:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160/200 – Vou deixar em aberto por causa do 2º desenvolvimento.
    C4: 200
    C5: 200
    TOTAL: 920/960
    Parabéns pelo seu texto!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.