A Questão da Corrupção no Brasil

  • 0

Na série brasileira “O Mecanismo” o enredo conta a historia da corrupção no país, não muito diferente da realidade, ao narrar alguns momentos em que a Operação Lava Jato trabalhou a fim de acabar com a corrupção. Mesmo na atualidade, ainda se evidencia essa grande questão, principalmente nos meios políticos. Isso ocorre, em maior vez, pela falta de fiscalização e pela impunidade dos réus.

Sobretudo, vale ressaltar que existe uma precariedade em relação a fiscalização, já que o Ministério da Justiça  deixa uma deficiência em suas atividades ao não cumpri-las adequadamente, o que resulta num maior avanço corrupto nos setores administrativos. Segundo o Ministério Público, a falta de fiscalização desses meios é a causa que mais favorece o desvio de verbas. Logo, inferindo as políticas públicas e subtraindo o direito do cidadão.

Pode-se observar também que existem políticas que  somam privilégios a quem tem o poder, o que leva um possível réu a ficar impune, mesmo havendo provas concretas de seu delito. Ora seja pela morosidade da justiça – a lentidão nos processos judiciários – ora seja pelo privilégio denominado Foro Privilegiado, que não foi vedado pela Constituição de 1988 e diz que  “não haverá juízo ou tribunal de exceção”, o que beneficia quem está no poder. Assim, contribuindo para que outras ações de tipo sejam toleradas.

Em suma, são necessárias medidas capazes de minimizar a corrupção no Brasil. O Ministério da Justiça por meio de políticas internas que sejam aptas a acabar com a imunidade que livra agentes corruptos de seus processos e a fraca fiscalização – com leis rigorosas aprovadas pelo STJ e Senado – e efetuadas pela Operação Lava Jato, com o intuito de polir essa questão.

(correção com nota)

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá. Vou apontar os erros que eu encontrei.

    Na série brasileira “O Mecanismo”(1) o enredo conta a historia da corrupção no país, não muito diferente da realidade, ao narrar alguns momentos em que a Operação Lava Jato trabalhou a fim de acabar com a corrupção. Mesmo na atualidade, ainda se evidencia essa grande questão, principalmente nos meios políticos. Isso ocorre, em maior vez(2), pela falta de fiscalização e pela impunidade dos réus.
    (1) Vírgula.
    (2) Seria melhor “em maior parte das vezes”.

    Sobretudo, vale ressaltar que existe uma precariedade em relação a fiscalização, já que o Ministério da Justiça deixa uma deficiência em suas atividades ao não cumpri-las adequadamente, o que resulta num(1) maior avanço corrupto nos setores administrativos. Segundo o Ministério Público, a falta de fiscalização desses meios é a causa que mais favorece o desvio de verbas. Logo, inferindo as políticas públicas e subtraindo o direito do cidadão.
    (1) “Num” é bastante informal, seria melhor “em um…”

    Pode-se observar também que existem políticas que somam privilégios a quem tem o poder, o que leva um possível réu a ficar impune, mesmo havendo provas concretas de seu delito. Ora seja pela morosidade da justiça – a lentidão nos processos judiciários – ora seja pelo privilégio denominado Foro Privilegiado, que não foi vedado pela Constituição de 1988 e diz que “não haverá juízo ou tribunal de exceção”, o que beneficia quem está no poder. Assim, contribuindo para que outras ações de(1) tipo sejam toleradas.
    (1) Desse tipo.

    Em suma, são necessárias medidas capazes de minimizar a corrupção no Brasil. (1)O Ministério da Justiça(2) por meio de políticas internas que sejam aptas a acabar com a imunidade que livra agentes corruptos de seus processos e a fraca fiscalização – com leis rigorosas aprovadas pelo STJ e Senado – e efetuadas pela Operação Lava Jato, com o intuito de polir essa questão.
    (1) Faltou um conectivo aqui.
    (2) Vírgula.
    *Achei que faltou mais informações nessa conclusão. Faltou detalhar mais com certeza.

    Encontrei poucos erros, parabéns, você escreve muito bem. A única parte que eu criticaria seria a conclusão, como eu já disse, senti que faltou um detalhamento maior na sua proposta de intervenção. Fora isso, sua redação está muito boa.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 1
  2. Vamos lá. Sua introdução está ótima, mas faltou uma oração de fechamento. Nos desenvolvimentos você só esqueceu de colocar o tópico frasal(q nada mais é doq a retomada da problemática abordada). Argumentação muito boa e repertório muito abrangente. Sua redação estava muito boa até chegar na conclusão. Primeiro de tudo, você deveria retomar sua tese(você falou na tese q a corrupção ocorria principalmente nos meios políticos), mas na retomada você falou do Brasil todo. Você apresentou duas problemáticas e por isso deveria ter dois agentes para resolve-las, mas você so botou um. Esqueceu de ser imperativa, é muito importante usar palavras como: deve, é necessário, é de suma importância. Isso mostra que você está apresentando uma ordem a ser cumprida. Faltou detalhamento e a oração de fechamento. Pratique mais sua conclusão, eu daria nota 80-120 no máximo pra você nessa competência

    • 1
  3. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita. ok
    Competência 2 – compreender a proposta da redação. ok
    Competência 3 – coerência do texto. ok
    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos. ok
    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado. ok

    Muito boa sua redação sua nota seria de 900 a 1000

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.