A QUESTÃO DA CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA COMO OBSTÁCULO À DIDÁTICA ESCOLAR

  • 0

 

A didática, segundo Libâneo (2008), é um processo de ensino e aprendizagem em conjunto às práticas pedagógicas que quando executadas de maneira correta propiciam uma educação de qualidade nas instituições acadêmicas. No entanto, este processo não está se cumprindo tendo como um dos obstáculos as altas temperaturas dentro das salas de aula (climatização) impedindo o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem tanto para os docentes como para os discentes. Além disto, a má gestão da secretaria de educação do estado colabora para a perpetuação deste problema. Estas questões intensificam o baixo rendimento escolar, principalmente nas escolas situadas em áreas remotas, local onde os estudantes devem enfrentar uma série de outros problemas sociais inerentes a sua realidade.

É na sala de aula onde ocorre as trocas de experiências e saberes entre alunos e professores, mesclando a aprendizagem sistematizada com a aprendizagem casual, através dos resultados dessas experiências que será formado os conhecimentos individuais por parte do aluno. Portanto, o ambiente no qual o discente e o docente estão inseridos tem grande interferência no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com uma pesquisa publicada em 2018 pela universidade Harvard, localizada em Cambridge, Massachusetts, em anos com temperaturas mais elevadas, os estudantes têm notas mais baixas nos exames escolares. Apesar dessas pesquisas terem sido realizadas nos Estados Unidos, no Brasil é uma realidade dos estudantes, principalmente nas escolas públicas, que em certos casos falta até ventiladores, impossibilitando completamente o processo pedagógico educacional. Diante disso, a secretaria de educação de alguns estados tem procurado melhorar a realidade, fornecendo aparelhos de ar-condicionado para as escolas públicas. Entretanto, a má gestão do processo acaba tornando o material inutilizado, uma vez que para instalar um ar-condicionado em uma instituição é necessário não só do material em si, como também do técnico, do eletricista, que deve reorganizar toda a fiação elétrica da unidade antes da instalação dos mesmos, ou seja, sem uma equipe técnica não há como realizar as instalações. Deste modo, fazendo com que produtos encaixotados permanecem nessa situação por meses dentro da escola. Isso demonstra uma deficiência de gestão por parte dos órgãos públicos, visto que eles são responsáveis não só pelo fornecimento como também por todo processo de instalação do material.

O baixo rendimento em detrimento das altas temperaturas é um dos diversos problemas que os estudantes de escola pública enfrentam, porém, é o que mais impede fisicamente o ensino dentro das salas. Uma sala de aula há em média 30 alunos, que em determinados horários do dia no verão não conseguem se quer entrar na sala de aula, pela forte latência de temperatura contida no ambiente fechado, alunos com problemas de saúde sofrem ainda mais, pois já são naturalmente sensíveis a estes ambientes. Todo esse conflito na aprendizagem/ensino acaba gerando um empecilho na didática, que por sua vez, reflete no desempenho escolar dos alunos e professores. Em contraponto, as instituições privadas não enfrentam este problema, entre diversos outros, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, favorecendo os alunos que podem pagar por um ensino privado. Este fato colabora ainda mais para a exclusão social dos alunos da rede pública, já que claramente há uma diferença enorme entre a rede privada e pública, sendo favorecido um grupo acima do outro.

As salas de aula se tornam um lugar improdutivo quando é submetido a altas temperaturas e com uma má gestão da secretaria de educação o problema se torna muito mais complexo de se resolver, gerando cada vez mais exclusão e desigualdade de ensino entre a rede pública e privada. Tendo como possível solução a instalação de ares-condicionados nas salas de aula, principalmente no verão, época mais quente do ano. Poderíamos até mesmo definir um período de tempo para o funcionamento dos mesmos, assim, economizaria energia, bem como manteria o aparelho funcionando sempre na época em que mais necessitasse. Como foi evidenciado a instalação dos aparelhos é uma problemática devido à falta de gestão das autoridades públicas. Para isto a equipe escolar deverá cobrar seus direitos e cumprir suas obrigações com o setor educativo, propiciando aos alunos de rede pública um ambiente mais inclusivo e igualitário de desenvolvimento educacional. Cabendo aos órgãos e representantes públicos a realização de entrega e montagem dos aparelhos nas escolas e de forma transparente.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, gostei muito da sua redação, que traz consigo um tema muito importante devido á realidade vivida pelos estudantes atualmente. É uma ótima redação, está muito bem escrita e organizada, creio que tiraria uma nota muito boa. Porém, senti um pouco de repetição ao se referir que “altas temperaturas trazem baixo rendimento”, pude em diversos lugares essa mesma informação trazida de formas diferentes de escrita, o que me deixou com um ar de repetição. Não sei se foi só eu que senti isso, mas tendo em vista, foi uma ótima redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.