Iniciante

a questão da aids como saúde pública no mundo. MODELO ENEM

  • 0

A AIDS é uma doença que não possui cura, mas há tratamento. Porém a falta de investimento na educação de sua profilaxia e tratamento contribui ao aumento da contração, e por conta da saúde pública ser precária em diversos países subdesenvolvidos, acaba dificultando a prevenção e distribuição de conhecimento e tratamento. Portanto, debates acerca da doença e investimento em redes de saúde públicas são necessários.

Os preservativos são fornecidos gratuitamente na maior parte dos países, porém, por serem mais propensos a serem associados a impedir gravidez. Logo, uma parcela de indivíduos que tem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo optam por não usar proteção. Como não há uma adequada educação sexual nas instituições públicas, apenas estudantes de escolas privadas tem acesso. Com isso, aqueles que não são conscientizados acabam se contaminando, e por conta da desinformação passam a doença adiante.

Além disso, a corrupção é um problema comum na maioria dos países. O capital que deve ser destinado a saúde popular acaba sendo desviado aos políticos que agem pela ganância e seus próprios interesses, indo contra o princípio de Rousseau, de que os líderes devem agir de acordo com o interesse do povo, e não levando sua subjetividade acima do coletivo. Por consequência, após a contração da AIDS pela falta de conscientização, aqueles que não possuem renda para planos de saúde e redes privadas acabam sendo impossibilitados de buscar medicamentos e realizar rotinas de exames para evitar e minimizar o contato com a doença.

Evidencia-se, com isso, o descaso da maior parte dos órgãos públicos ao redor do mundo com os mais pobres. Para que seja possível diminuir a contaminação, os cidadãos devem se basear no princípio de igualdade nas áreas mais básicas, e reivindicar do Poder Executivo. nas esferas federais aulas semanais em hospitais para todas as idades como grade obrigatória, para que seja possível previnir os povos de lidar com a gravidade da AIDS. Para ser efetuado, é necessário combater a corrupção. Assim, o dinheiro destinado à rede hospitalar pública pode ser investido em pagamento de professores e medicamentos, para que os mesmo em conjunto atuem no combate à doença.

 

(se puder, coloque a nota de cada competência e a total de acordo com a correção do ENEM! obrigadaaa)

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Vejo que o texto expõe bastantes argumentos de inegável qualidade. No entanto, faz-se necessário para uma boas parte dos vestibulares do Brasil também a inserção de dados, pesquisas e alusões históricas, as quais eu senti falta no texto.
    A gramática não me parece um grande problema no texto, assim como a seleção dos argumentos e a coesão

    • 0
  2. Boa noite, então a introdução ficou boa,no entanto pode melhorar bem mais,pois aparentemente ficou meio vaga. O desenvolvimento tem bons argumentos e apresenta uma boa organização de ideias, porém invista um pouco mais na estrutura das ideias, a conclusão ficou com informações plausíveis,mas se aprofunde mais nessa parte( invista em mais soluções)
    – Considerações finais: Bem, por ter sido um tema que trata não só de um país,mas de vários… Seria ótimo se aprofundar mais na política de alguns países, e dar exemplos usando alguns países, talvez até fazendo uma comparação entre um e outro. Boa sorte :)
    Redação:
    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 160
    Competência 4: 120
    Competência 5: 120
    Nota final: 680

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.