A questão da adoção de criança e adolescentes no Brasil.

  • 0

No ano de 2008 foi criado o Conselho Nacional de Adoção para facilitar o processo de legitimação, além de assegura que todos os direitos para os infantis sejam garantidos. No entanto, existem mais de cinco mil crianças e adolescentes na fila em busca de um lar,embora exista mais de quarenta mil adotantes o que tornou um grande debate no Brasil,visto que a maioria parte desses vão em busca de menores com esteriótipos idealizado pela sociedade. Dessa forma,cabe analisar as causas e consequência dessa problemática.
A princípio,um dos grandes fatores que atrapalham a adoção no Brasil, é a busca pelo esteriótipo idealizado pelas famílias,uma vez que os esses,os infantis precisam ter características que são aceitas pela sociedade. No filme “O Sonho Possível” relata a história do personagem Michael Other, esse cresceu trocando de lar aditivos e passou a infância inteira sendo rejeitado por famílias, por não atender o fenótipo idealizado pelos adotantes,pois esse é negro. Entretanto,fora da ficção não é diferente já que os futuros pais optam por infantis menores de cinco anos,de pele branca e que não tenha irmãos. Por essa razão,o número de criança e adolescentes negros e maiores de doze anos aumenta cada vez mais no Brasil, tornado um grande problema social.
Somado a isso,uma outra problemática que atrapalha o processo de adoção é a burocracia,visto que esse é um processo longo e desgastante e muitas vezes ocorre a desistência por parte dos futuros pais. Segundo a Legislação Brasileira, para que a criança entrem na fila da adoção é necessário que o Estado deve esgotar todas as possibilidades de reintegração com a família natural antes de ser encaminhada para adoção,que é visto como último recurso,porém essa tentativa de reinserir a criança no lar de origem pode levar anos o que dificulta o processo e que esse menor entre na fila com uma idade mais avançada.
Portanto, para resolver essa problemática é necessário que o Governo Federal, o Conselho Nacional de Adoção(CNA) e os meios de comunicação,trabalhem juntos na criação de projetos que agilize o processo de legitimação e que estimulem a adoção.Essas ações ocorrerão, por meio de campanhas publicitárias nos jornais e redes sociais , que relatam sobre a importância da adoção tardia. Dessa forma, ocorrerá o aumento da adoção no Brasil,assim cumprirá os direitos da CNA e a quebra do esteriótipos idealizados pela sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. No ano de 2008[1] foi criado o Conselho Nacional de Adoção para facilitar o processo de legitimação,[2]além de assegura[3] que todos os direitos para os infantis[4] sejam garantidos. No entanto, existem mais de cinco mil crianças e adolescentes na fila em busca de um lar,[5]embora exista mais de quarenta mil adotantes[6] o que tornou um grande debate no Brasil,[7]visto que a maioria parte desses vão em busca de menores com esteriótipos[8] idealizado pela sociedade. Dessa forma,[9]cabe analisar as causas e consequência[10] dessa problemática.

    [1]: amg, não tenho 100% de ctz, mas adicione vírgula
    [2]: adicione alguma palavra ou expressão que deixe seu texto coeso, como “que” ou “o qual”.
    [3]: assegurar*
    [4]: como assim para os infantis? A sua frase ficou com outro sentido. Corrija isso para “os direitos das crianças”.
    [5], [7] e [9]: espaçamento necessário após a vírgula.
    [6]: necessita de vírgula
    [7]: espaçamento necessário após a vírgula.
    [8]: estereótipos*
    [10]: consequências* (erro de concordância )

    A princípio,[1]um dos grandes fatores que atrapalham a adoção no Brasil, é a busca pelo esteriótipo [5]idealizado pelas famílias,[2]uma vez que os esses,[3]os infantis[4] precisam ter características que são aceitas pela sociedade. No filme “O Sonho Possível” relata a história do personagem Michael Other, esse[6] cresceu trocando de lar aditivos[7] e passou a infância inteira sendo rejeitado por famílias, por[8] não atender o fenótipo idealizado pelos adotantes,[9][10]pois esse é negro. Entretanto,[11]fora da ficção não é diferente[12]já que os futuros pais optam por infantis[13]menores de cinco anos,[14]de pele branca e que não tenha[15] irmãos. Por essa razão,[16]o número de criança e adolescentes negros e maiores de doze anos aumenta cada vez mais no Brasil, tornado[17] um grande problema social.

    [1, 2, 3, 9, 11, 14 e 16]: espaçamento necessário após a vírgula.
    [4]: os infantis? moça, fica com um sentido ambíguo. Substitua por “jovens de tal faixa etária” ou apenas “jovens”. Nesse sentido, infantil significaria inexperiente ou imaturo. Estamos falando de pessoas jovens (crianças e adolescentes), não imaturas.
    [5]: erro já citado anteriormente. Estereótipos*
    [6]: a palavra “esse” não se encaixou muito bem. Troque por “o qual”
    [7]: adotivos*
    [8]: não ficou coesivo. Utilize uma conjunção coordenativa, como “pois” ou seus sinônimos.
    [10]: não ficou coesivo. Coloque “visto que” ou pelos seus sinônimos.
    [12]: necessita de vírgula
    [13]: repetição excessiva do termo “infantis”
    [15]: tenham* > erro de concordância
    [17]: tornando-se*

    Somado a isso,[1]uma outra problemática que atrapalha o processo de adoção é a burocracia[2],visto que esse é um processo longo e desgastante[3]e muitas vezes ocorre a desistência por parte dos futuros pais. Segundo a Legislação Brasileira[4], para que a criança entrem[5] na fila da adoção é necessário que o Estado deve[6] esgotar todas as possibilidades de reintegração com a família natural antes de ser encaminhada para adoção,[7]que é visto como último recurso[8],porém essa tentativa de reinserir a criança no lar de origem pode levar anos[9] o que dificulta o processo e que[10] esse menor entre na fila com uma idade mais avançada.

    [1, 2, 7]: espaçamento necessário depois da vírgula
    [3]: não ficou coeso. Refaça essa frase, por favor. Um exemplo: “ocasionando, muitas vezes, na desistência por partes dos futuros pais”.
    [4]: legislação brasileira* > São escritos em letra minúscula
    [5]: criança entre* > erro de concordância
    [6]: novamente, há erro de concordância, visto que o certo seria deva*
    [8]; equívoco da vírgula. Corrija para um ponto e comece a sua nova oração com “no entanto” ou pelos seus sinônimos.
    [9]: necessita de vírgula
    [10]: não ficou coeso, então não compreendi o que vc quis dizer.

    Portanto, para resolver essa problemática é necessário que o Governo Federal[1], o Conselho Nacional de Adoção(CNA) e os meios de comunicação,[2]trabalhem juntos na criação de projetos que agilize[3] o processo de legitimação e que estimulem a adoção.[4]Essas ações ocorrerão, por meio de campanhas publicitárias nos jornais e redes sociais[5] , que relatam sobre a importância da adoção tardia. Dessa forma, ocorrerá o aumento da adoção no Brasil,[7]assim cumprirá os direitos da CNA e a quebra do esteriótipos[6] idealizados pela sociedade.

    [1]: Não comece citando o agente de cara. Conclua primeiro e depois comece citando o agente e os outros 4 elementos.
    [2]: espaçamento necessário após a vírgula
    [3]: agilizem > erro de concordância
    [4]: espaçamento necessário após a pontuação.
    [5]: espaçamento desnecessário
    [6]: estereótipos*
    [7]: não ficou coeso.

    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MEIO/MODO: OK
    DETALHAMENTO: NÃO
    FINALIDADE: NÃO

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Pontos negativos: notei diversos desvios gramaticais (pontuação e concordância foram os que mais notei) e também erros de coesão que tornaram o seu texto menos coerente. Muitas vezes não entendi o que vc estava querendo dizer. Também vi muita repetição de termos.
    Pontos positivos: não tangenciou o tema e usou repertórios muito bons e diversificados.

    nota: 480
    c1: 40
    c2: 120
    c3: 120
    c4: 80
    c5: 120

    Você tem muito a melhorar desde que leve minhas críticas e a de outras pessoas a sério. Vc entende o tema, mas não sabe articular. Confio no seu potencial e caso queira dicas ou entender a sua nota, me chame.

    • 1
  2. Gostei do texto e dos argumentos, gostei dos embasamentos tambem e tirando os erros de gramática e concordância que ja foram corrigidos a redação está ótima.
    Achei que no segundo parágrafo, a última frase ficou um pouco confusa, ” o número de crianças e adolescentes negros e maiores de 12 anos aumenta cada vez mais no Brasil e se torna um problema social”, acho que ficaria melhor se exemplificasse que cresce cada vez mais na fila de adoção, ou que enfrentam cada vez mais dificuldades para serem adotados.

    • 0
  3. Primeiro parágrafo: erros constante de concordância! Cuidado! Gramática formal boa porém com os erros de concordância e pontuação entre as palavras fica difícil de entender.

    No ano de 2008 foi criado o Conselho Nacional de Adoção para facilitar o processo de legitimação, além de assegura *(esqueceu o r no final da palavra )* que todos os direitos para os infantis (Essa palavra infantis não caiu de jeito bacana aqui, acho que crianças ficaria melhor) sejam garantidos. No entanto, existem mais de cinco mil crianças e adolescentes na fila em busca de um lar,embora exista mais de quarenta mil adotantes o que tornou um grande debate no Brasil,visto que a maioria parte desses (maioria parte desses? Errado. Seria melhor ter colocado ” visto que a maior parte desses vão em busca…”) vão em busca de menores com esteriótipos idealizado pela sociedade. Dessa forma,cabe analisar as causas e consequência dessa problemática.

    2 parágrafo: Mais erros de concordância

    é a busca pelo esteriótipo idealizado pelas famílias,uma vez que os esses,os infantis precisam ter características que são aceitas pela

    Nesse trecho o “uma vez que os esses, os infantis…”
    Uma vez que os esses?
    Não dá pra entender, sugiro trocar por “uma vez que os mesmos ou uma vez que os infantis precisam ter características…”

    Olha, fora os erros de concordância você não fugiu do tema nem tangenciou. Poderia ter detalhado menos a tese porém seu detalhamento deu um toque bacana do texto.
    Trouxe exemplos em forma de filme, muito bom também.

    Sua conclusão está simplesmente linda! Achei ótimo.
    Está no caminho certo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.