A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores

  • 0

É notório que combater a fome no Brasil é uma tarefa desafiadora, especialmente pelos seus fatores motivadores. Nesse viés, é preciso buscar caminhos para minimizar esse problema, atuando no silenciamento e na desigualdade socioeconômica.

A princípio, a falta de debate caracteriza-se como complexo dificultador. Com isso, o sociólogo Habermas traz um contribuição relevante ao defender que a linguagem verdadeira forma de ação. Porém, percebe-se uma lacuna no que se refere a questão da fome no país, que é muito silenciada em meios com escolas, empresas e mídias sociais ,muitas vezes, tratado como um desafio já resolvido. Assim, trazer à pauta a esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Ademais, é fundamental apontar a desigualdade socioeconômica como um dos fatores motivadores da fome no Brasil. De acordo com o IBGE ,em 2014, pelo menos um cidadão ja passou o dia sem se alimentar por falta de dinheiro,em mais de 2 milhões de residências, mostra pesquisa. Desse modo, urge o Estado promover mais empregos a população e igualmente social,para que a questão da fome seja de fato minimizada.

Portanto, é oportuno que o MEC,em parceria como Ministério da economia, desenvolva campanhas e palestras nas mídias sociais – principalmente no Instagram e Facebook – por meio de entrevistas com as vítimas do problema e nutricionistas, a fim de trazer mais lucidez a sociedade e erradicar o silenciamento.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, boa noite. Eu li seu texto e queria te contar alguns errinhos seu que eu percebi.

    Quando for iniciar um texto, tenta começar com um repertório sociocultural. Você pode comparar o Brasil com outros países “Nos Estados Unidos acontece isso, isso e isso. Já no Brasil isso não acontece por isso, isso e isso”. Ou você pode relacionar com filmes/séries: “No filme x acontece isso, isso e isso. Fora da ficção, no Brasil a realidade é diferente por isso, isso e isso”. Deu para entender?
    Outra coisa que afetou a sua introdução, foi que você não fez o uso das palavras-chave. Isso é bem grave porque é bem fácil de você fugir do tema da redação e o que perderia ponto na C2.
    Você fez uma boa tese, conseguiu deixar claro o que você iria falar nos argumento. Arrasou.

    Já nos seus argumentos, no primeiro você iniciou com o tópico frasal (parabéns), trouxe um repertório, utilizou os conectivos e fez um bom argumento. Já no segundo parágrafo eu achei que você não argumentou o suficiente, você apenas “jogou” umas informações. Ficou meio vago seu argumento.

    Na sua conclusão você até colocou uma grande parte dos elementos de intervenção, mas você poderia detalhar mais e aprofundar mais.

    Lê redações nota 1000 para você ter uma noção de textos. Mas não deixa de fazer redações para praticar, você está no caminho certo!!

    • 1
  2. Olá tudo bem? Queria dizer primeiramente que é apenas uma simulação, para um correção mais certa procurar um profissional
    C1: 160 – apresenta bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais
    C2: 160- Você desenvolveu muito bem o tema, fez bom uso de conectivos e um bom domínio do texto dissertativo-argumentativo
    C3: 120- Apresentou o tema com opiniões, fatos e argumentos eu só senti falta de um maior desenvolvimento do D1 e do D2
    C4: 160- Articula as partes do texto com poucas inadequações e repertório variado
    C5: 120- Senti falta de uma proposta de intervenção mais elaborada e bem articulada a discursão do texto

    Total: 720
    Está no caminho certo! Continue assim, eu sei que você consegue :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.