Iniciante

A QUESTÃO D FOME NO BRASIL E SEUS FATORES MOTIVADORES

  • 1

Comenta-se, com frequência, a respeito da fome no Brasil, já que é um Problema que a cada dia mais cresce. A falta de comida no prato do brasileiro é a realidade de muitas famílias, de acordo com o IBGE, mais de 7 milhões de brasileiros sofrem convivem com a fome.

Em consequência disso, vê-se, a todo instante pessoas desnutridas, doentes, roubando para ter comida, ou algo do tipo. A fome é existente em todas as regiões, entretanto, predomina-se na região nordeste e norte.

No entanto, essas causas, tem como consequências a desigualdade no Brasil, enquanto uns têm de mais, outros têm de menos. O desemprego é outro fator, já que de acordo com dados do IBGE, o Brasil sofre com 14,7% da sua população desempregada, como vamos nos alimentar sem emprego?, outro fator é o preço dos alimentos que estão altíssimos. Passamos fome, pois, sem emprego não temos comida e com um salário mínimo não compramos nem o necessário.

É preciso que o Governo tome uma iniciativa, exportamos demais e importamos de menos. Crie Ongs para ajudar os mais necessitados, buscar também ajudar através de auxílios. Distribuir a renda da sociedade de forma justa também é necessário, para que a fome venha a ser diminuída.

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Oii, tudo bem? Vou corrigir a sua redação hoje utilizando os critérios do ENEM. Note que copiei o seu texto e sinalizei entre parênteses e com um número dentro o erro, na qual existe após o texto uma descrição do que cada número significa. Abraços e sucesso nessa sua jornada!!

    Comenta-se, com frequência, a respeito da fome no Brasil, já que é um Problema (1) que a cada dia mais cresce. A falta de comida no prato do brasileiro é a realidade de muitas famílias, de acordo com o IBGE (10), mais de 7 milhões de brasileiros sofrem convivem com a fome. (2) (3)

    (4) Em consequência disso, vê-se, a todo instante pessoas desnutridas, doentes, roubando para ter comida, ou algo do tipo . A fome é existente em todas as regiões, entretanto, predomina-se na região nordeste e norte. (5) (6) (7)

    No entanto, essas causas, tem (8) como consequências a desigualdade no Brasil, enquanto uns têm de mais (9) , outros têm de menos. O desemprego é outro fator, já que de acordo com dados do IBGE (10), o Brasil sofre com 14,7% da sua população desempregada, como vamos (11) nos alimentar sem emprego?, (12) outro fator é o preço dos alimentos que estão altíssimos (13). Passamos (11) fome, pois, (14) sem emprego não temos (11) comida e com um salário mínimo não compramos nem o necessário. (15)

    É preciso que o Governo tome uma iniciativa, exportamos (11) demais e importamos de menos (16). (18) Crie Ongs (17) para ajudar os mais necessitados, buscar também ajudar através (18) de auxílios. Distribuir a renda da sociedade de forma justa também é necessário, para que a fome venha a ser diminuída. (20) (21)

    1 – “problema” não deve ter sua inicial maiúscula nesse caso (C1)
    2 – Você não deixou muito claro a sua tese (C2)
    3 – Introdução pobre em elementos coesivos a fim de dar coesão ao texto (C4)
    4 – Não se deve iniciar parágrafo com esse conectivo (C4)
    5 – Você não desenvolveu muito bem o seu parágrafo, precisa melhorar (C3)
    6 – Com base em quê você afirma que essas regiões são as que mais predominam a fome (C2/C3)
    7 – Esse parágrafo está muito pouco coeso (C4)
    8 – Coloque no plural – “têm” (C1)
    9 – O correto é “demais” (C1)
    10 – O IBGE é famoso, mas você precisa partir do ponto de que quem está lendo o seu texto não sabe, então explique que essa é a sigla do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Coloque também o ano dessas pesquisas (C3)
    11 – Evite colocando pronomes conjugados na primeira pessoa
    12 – Remova essa vírgula (C1)
    13 – Com base em que você afirma isso? Coloque um repertório sociocultural (C2/C3)
    14 – Da maneira que você colocou, o “pois” foi utilizado no sentido de “logo” (C4)
    15 – Vejo boas intenções, mas não foi muito bem expressada (C3)
    16 – Esse argumento parece ter vindo “do nada”, o que fez não ter sentido (C3)
    17 – Explique essa sigla, e também escreva-a de maneira correta – “ONGs” (C1)
    18 – Ao terminar o período, ficou sem sentido e uma oração com sujeito indeterminado (C3)
    19 – Marca de oralidade (C1)
    20 – Devido a falta de coerência, dentre as propostas de intervenção, a que considerei mais completa não tem agente, modo/meio e detalhamento da ação (C5)
    21 – Você poderia ter investido mais em elementos coesivos para deixar a leitura mais fácil e fluida (C4)

    Olha, sendo bem sincero a você, tem muita coisa a melhorar. Primeiro, foque em melhorar os seus argumentos e em deixa-los mais consistentes. Invista também em elementos coesivos (na internet tem várias tabelas). Você tem muita coisa a melhorar, mas não é impossível, basta se esforçar, abraços!

    Competência 1: 160
    Competência 2: 80
    Competência 3: 80
    Competência 4: 80
    Competência 5: 120
    —Nota final: 520 —

    • 1
  2. Olá. Apesar do texto ser pequeno, possui estrutura e conteúdo verdadeiro. Irei destacar alguns pontos: Existem erros de pontuação e escrita, cito que depois de ponto de interrogação usa-se letra maiúscula.
    Também é necessário colocar o siginificado da sigla – IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
    O correto é evitar ao máximo uso de termos da primeira e terceira pessoas, como nós, precisamos, temos, etc.
    Nota: 520

    • 1
  3. olá, tudo bem?
    logo de cara quando olhei sua redação pude perceber que ela é bem curta, mas o conteúdo é bom.
    vamos a correção:
    Introdução: não tem tese e encaminhamento argumentativo e esta mal estruturada
    Desenvolvimento 1 e 2: fico bom, mas não para modelo Enem, você não elaborou uma tese por isso seu desenvolvimento apesar de ter opinião fica desestruturado em relação ao texto.
    Conclusão: não retoma as principais ideias do texto e a intervenção não está completa, falta modo, e desenvolvimento.

    se a sua redação for para Enem você vai tirar uma nota baixa, pois apesar de ter opinião e argumento a estrutura do texto também é cobrada, CUIDADO!!

    não desanime e continue escrevendo!

    • 1
  4. Olá!! Que bom te ver por aqui, antes de tudo peço para que leia a minha biografia :)

    Vamos as avaliações?

    Laysa, a redação no ENEM é avaliada da seguinte forma: Intro, D1, D2 e Conclusão.
    Parabéns pela estrutura, porém recomendo que faça uma tabela de conectivos (no google mesmo você acha) e que busque, na próxima redação, fazer uso de três períodos por parágrafo (ou seja, “Conectivo -menos na introdução-, texto texto texto. Conectivo, texto texto texto. Conectivo, texto texto texto.”).

    Busque equilibrar a quantidade de linhas, o seu D2 tá muito mais extenso que o D1.

    Tente aprofundar mais a argumentação, explicando melhor o seu ponto de vista e desenvolvendo os repertórios.

    Evite ao máaaaximo usar palavras como “a gente”, “nós”, “podemos” na redação, visto que primeira/terceira pessoa não são permitidas.

    Sobre a conclusão são necessários 5 elementos:
    É preciso que o Governo (AGENTE) tome uma iniciativa (AÇÃO), exportamos demais e importamos de menos. Crie Ongs (MEIO) para ajudar os mais necessitados (FINALIDADE), buscar também ajudar através de auxílios. Distribuir a renda da sociedade de forma justa também é necessário, para que a fome venha a ser diminuída.

    Sua conclusão apresenta muitos agentes e propostas de intervenção, mas sem nenhuma completa. Busque modelos prontos sobre a conclusão na internet pois vai ajudar a organizar os 5 elementos necessários!!

    Espero ter ajudado, lembrando que não sou professora mas aprendi muitas coisas com os meus professores. Irei realizar a prova definitivamente esse ano e tirei 940 como treineira no ano passado. Bons estudos, arrase!! :)

    Nota:
    C1 120
    C2 120
    C3 80
    C4 120
    C5 160

    R: 600

    • 1
  5. Sua proposta é muito boa, porém sua redação falta mais discernimento/perspicácia, ou seja, mais desenvolvimento, como, citações, ênfase, conectivos(recomendo esse site https://blog.imaginie.com.br/conectivos-para-redacao).

    O uso de vírgulas no seu texto é excepcional. Tendo em vista, a palavra “governo” escreve-se em minúscula, tanto governo federal, estadual, estatal dentre outros(já fui corrigido por certas pessoas que se escreve em letras maiúsculas, mas o novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, “o povo”, “a nação”, “a língua portuguesa”, etc.)

    “alimentar sem emprego?,” de certa forma a ?(interrogação já é considerada uma pontuação, então não precisa de vírgula e, após escrevê-la inicia-se em letra maiúscula, por exemplo: sem emprego? Outro…. )
    “Crie Ongs para” para a está sigla o termo correto seria “ONGs ou ONG’s”

    OBS: Obrigado, por corrigir minha redação sobre “Mobilidade Urbana Sustentável”

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.