Na obra “A Cidade do Sol” do filósofo renascentista Tommaso Campanella, é representada uma cidade perfeita e isenta de conflitos. Fora do universo literário, quando analisado o hodierno âmbito brasileiro, a projeção apresenta contrariedade no que se refere a questão ambiental contemporânea, visto que, há desafios para sua preservação. Logo, entende-se que a inobservância governamental e a falha midiática corroboram, gradativamente, para a persistência dessa problemática.
Em primeira análise, o descaso do governo com o ecossistema, é um dos fatores que agregam nas dificuldades de manter o ambiente ecologicamente equilibrado. Consoante o filósofo Sêneca, “Para ganância, toda natureza é insuficiente”. Em analogia, é indubitável que este pensamento é totalmente aplicável ao contexto atual, já que, o avanço do agronegócio tem colocado os recursos naturais em risco, com o único foco: o capitalismo exacerbado para o governo.
Além disso, é notório que a negligência da mídia com a propagação de informações ambientais, evidencia ainda mais o problema. Dessa maneira, agem de acordo o postulado do sociólogo Zygmunt Bauman, acerca das Instituições Zumbis, “aquelas que existem, mas não exercem sua funcionalidade”. Sob esse viés, a mídia, com o maior potencial de divulgação, tem a função de notificar os usuários sobre os acontecimentos ambientais, pois quando não agem de acordo com sua funcionalidade, o corpo social se torna alienado dos problemas que acercam a sociedade.
Depreende-se, a adoção de medidas que venham atenuar os desafios que acarretam a questão ambiental. Para tanto, o Governo Federal, junto com o Ministério do Meio ambiente, órgão responsável pela defesa e conservação dos recursos naturais, devem criar políticas públicas, por meio de leis rígidas para que de fato haja a preservação do meio ambiente, a fim de que a sociedade possa usufruir de um ambiente preservado. Com efeito, espera-se que o panorama da obra A Cidade do Sol se torne vigente.
CORRIJAM DE ACORDO COM O QUE É COBRADO NO ENEM, POR FAVOR!!
LoboInsular
Olá, sou novo no site, espero poder ajudar:
– Introdução –
– Linhas 1 e 2 –
Acredito que o repertório empregado poderia ser mais relacionado ao tema em questão, tendo em vista que ele aparenta – pelo menos para mim – estar desconexo do texto, é o que a minha professora chama de “texto frankenstein”. Assim, o corretor poderia questionar se o repertório é válido, ou se houve um erro na articulação do texto, o que poderia penalizar as competências II e III, respectivamente.
– Linha 4 –
No trecho “corroboram, gradativamente, para a persistência dessa problemática.”, há um erro na regência do verbo corroborar, o correto seria: “corroboram, gradativamente, a persistência dessa problemática.”.
– Desenvolvimento 1 –
– Linha 5 –
No trecho “o descaso do governo com o ecossistema, é um dos fatores que agregam nas dificuldades”, não existe essa vírgula antes de “é um dos fatores”, cuidado para não separar o sujeito do predicado – “o descaso do governo…” e “é um dos fatores que…”.
– Linha 6 –
Lembre-se de SEMPRE utilizar os conectivos intraparagrafais: “Assim, consoante o filósofo…”
– Linha 7 –
No trecho “é indubitável que este pensamento é totalmente aplicável ao contexto atual”, o pronome “este” se refere ao que será dito – EXCETO quando temos uma sequência de elementos – assim, o mais adequado nesse trecho seria “esse”.
Para exemplificar ao que me refiro por “sequência de elementos”:
Lucas, João e Maria estavam brincando no parque, esta com boneca (Maria), esse com patins (João) e aquele com carrinho (Lucas). Quando temos uma sequência, o pronome este irá se referir ao último elemento mencionado, esse ao do meio e aquele ao primeiro.
– Desenvolvimento 2 –
– Linha 9 –
No trecho “a negligência da mídia com a propagação de informações ambientais, evidencia ainda mais”, não existe essa vírgula antes de “evidencia”, cuidado para não separar o sujeito do predicado – “negligência da mídia…” e “evidencia…”.
– Conclusão –
– Linha 14 –
Acredito que “Depreende-se” não seja conectivo, perdão caso esteja equivocado.
– Linha 15 –
No trecho “responsável pela defesa e conservação dos recursos”, há um erro por quebra do paralelismo, o correto seria: “responsável pela defesa e pela conservação dos recursos”
– Elementos da conclusão:
– Agente/Quem? – “Governo Federal, junto com o Ministério do Meio ambiente”
– Detalhamento – “órgão responsável pela defesa e conservação dos recursos naturais”
– Ação/O que? – “devem criar políticas públicas”
– Meio/Por meio de? – ” por meio de leis rígidas para que de fato haja a preservação do meio ambiente”
– Objetivo/Para que? – “a fim de que a sociedade possa usufruir de um ambiente preservado”
– Nota:
C1 – 160
C2 – 160
C3 – 200
C4 – 160
C5 – 200
Parabéns!! No geral, o seu texto está muito bom!!
EduardoCardoso361
O seu texto está muito bom, são poucas coisas a serem observadas:
C3- Acho que a qualidade dos seu desenvolvimento decaem um pouco por você utilizar apenas um mesmo tipo de argumentação. Você trouxe citação em ambos os parágrafos, e talvez isso demonstre uma falta de repertório. Acredito que o ideal seria, por exemplo, trazer uma citação em um parágrafo e no outro usar um dado, estatística, exemplificação ou estudo. Isso diversifica a sua argumentação e fortifica a sua tese.
C4- Além disso, o ENEM cobra pelo menos 2 conectivos interparágrafos, além dos intraparágrafos, para garantir a totalidade da competência 4, e você apresentou apenas 1 conectivo interparágrafo (o “Além disso” no D2). O mais fácil seria introduzir um conectivo como “portanto”, “por isso” ou “dessa forma” no começo do último parágrafo.
C5- E por último, referente à sua intervenção, você trouxe o agente, a ação, o meio/modo e a finalidade, mas não fez o detalhamento de nenhum deles (o ENEM pede o detalhamento de pelo menos um).
No meu ver, seria o seguinte:
C1- 200
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 160
Total: 880
vitória15
Gostei bastante da sua redação, sou nova no site , não sei muito sobre como funciona a correção … Mas caso seja por nota, daria 850.. Tem vários dados, um bom desenvolvimento e uma conclusão cabível dentro dos direitos humanos . Espero que consiga uma nota maravilhosa na sua redação e na prova …