A qualidade da água no Brasil

  • 0

    O filme “Mad Max: Estrada da fúria” retrata a vida dos humanos num futuro no qual os recursos naturais são extremamente escassos. Nele, o controle da distribuição de água está sob o ditador Immortan Joe, que detém todo o poder, representando a única esperança no mundo seco e devastado. Paralelamente, na realidade do nosso país nem todos têm acesso à água potável devido principalmente à falta de saneamento básico, gerando, assim, inúmeros danos ao meio ambiente e à população.

    Em primeiro lugar, a coleta e o tratamento de esgoto, que são essenciais para garantir a boa qualidade da água que chega às casas, não estão disponíveis de forma eficaz para todos os habitantes. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, somente 38% do esgoto produzido no Brasil é tratado. Dessa forma, o restante é despejado na natureza atingindo o tratamento da água, que não é preparado para receber esses dejetos; e a vida aquática. Tal situação ocorre em razão do aumento de matéria orgânica nos mananciais, a qual serve de alimento para bactérias que consumirão  oxigênio, diminuindo sua disponibilidade para outros seres vivos.

    Por conseguinte, os cidadãos ao consumirem água não tratada adequadamente estão sujeitos a enfermidades, como: cólera, hepatite A, leptospirose e giardíase. Segundo a OMS, cerca de 28 mil pessoas ainda morrem no país todos os anos por causa dessas doenças. Essa situação é ainda mais preocupante para os moradores de palafitas- casas construídas acima de rios ou lagos-, uma vez que estes estão mais próximos, logo, mais expostos à poluição das águas não só com o esgoto mas também com lixo, atraindo transmissores de outras patologias.

    Portanto, medidas precisam ser tomadas. A fim de levar água própria para o consumo a todos urge que o Ministério do Meio Ambiente invista mais recursos em saneamento básico, em especial no tratamento dos esgotos, através de empréstimos de empresas privadas que serão recompesadas posteriormente com a economia obtida por meio da redução de tratamentos hospitalares provocados por contaminação hídrica. Só assim a água será um bem de todos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, gostei bastante da sua redação. Achei bem interessante a alusão utilizada na introdução, assim como os dados ao longo de todo o texto. Senti falta dos conectivos também (como disse o comentário acima). Sua proposta de intervenção (na minha opinião, não sou profissional, nem nada) ficou bem completa e acredito que tenha atendido bem ao que se pede. Continue assim, parabéns!!!

    • 1
  2. Sua redação ficou muito boa!!! Uma das únicas coisas que eu notei, foi a falta de conectivos -> são necessários para você fechar a competência 4! Exemplo “nesse viés” “nesse contexto” “desse modo “além disso” . Não sou profissional mas gostei muito da sua introdução e proposta de intervenção. Você vai brilhar se continuar praticando, parabéns!
    ……….

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.