A qualidade da água no Brasil

  • 0

“Fulguras, ó Brasil florão da América.” O trecho, retirado do Hino Nacional Brasileiro, exalta o país como exuberante e exemplar para as demais nações. Entretanto, tais adjetivos não são evidenciados na atualidade quando trata-se da qualidade da água no Brasil. Uma vez que há escassez do saneamento básico e falta de conscientização populacional ao se relacionar com a poluição destas fontes.

     Em primeiro plano, uma grande problemática enfrentada para melhoria hidrográfica brasileira é dada pela falta do esgotamento sanitário, abastecimento de água, manejo de resíduos sólidos, dentre os outros componentes do saneamento básico. Atualmente, no Brasil, existem diversas áreas territoriais formadas por invasões e com mal planejamento, tais quais muitas não tem visibilidade por parte dos governantes, o que acarreta a carência de programas de ordem social.

     Por outro lado é possível observar o descaso dos cidadãos no despejo irregular de materiais sólidos e lixos em geral em córregos, rios, nascentes e até mesmo ruas. Isso deve-se ao desconhecimento do impacto causado à água, e aos malefícios para os mesmos.

Consequentemente, a junção destes dois pontos supracitados interfere diretamente na qualidade das águas brasileiras. Urge a mobilização do Governo federal em parceria com o ministério das cidades a elaboração de planos que mapeiem todas as zonas ainda não contempladas com o saneamento, por conseguinte é necessária a estruturação de projetos para aplicação destes serviços, levando juntamente com a mídia a conscientização cidadã por meio de redes televisivas e palestras socioeducativas, tais ações viabilizariam uma melhoria significativa nas condições da água, restabelecendo assim o Brasil como exemplo para as demais pátrias.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1. Sempre evitar o termo “atualmente” em dissertações argumentativas. Obs: termo vago.
    2. Termo incorreto: “isso deve-se”. Seria gramaticalmente e até mesmo visualmente mais agradável usar: “Fato decorrente ao…”
    3. Incorreto: “desconhecimento do impacto causado à água, e aos malefícios para os mesmos.” Termo incompreensível, vago e incoerente.

    • 1
  2. Ô nega, Tudo bem?
    Então, eu tava lendo a sua redação e ve alguns pontos para serem revisados.
    Primeiramente, a sua redação osila nas estruturas de uma dissertação, ou seja, para você agora técnicas textuais vai melhorar e muito a sua nota. ^^
    Quando a gente não coloca fatos, estatísticas, citações na redaçao, ela acaba parecendo mais uma opinião, entendeu? Então, antes de qualquer coisa estude na enternet o seu assunto.
    Sua conclusão ta legal, Parabéns!!
    Não se engane, todos estam aqui para aprender. Assim como eu ^^
    Estude bastante dai que eu estudo bastante daqui.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.