A publicidade infantil encontra, no Brasil, uma série de problemas. Essa constatação pode ser comprovada por meio de dados divulgados pela OMS e pelo CONAR, os quais demonstram que neste país não existem leis para regulamentar as propagandas exibidas às crianças. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da falta de legislação e a autorregulação.
Convém ressaltar, princípio, que a falta de legislação é um fator determinante no que tange à problemática. Apesar do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), ter emitido uma resolução que propõe restrições à exibição de propaganda para as crianças, não houveram mudanças significativas. Desse modo, torna-se impossível resolver a questão, uma vez que, segundo Umberto Eco: “Para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável”. Demonstrando que sem base legal, ações de remediação são impossibilitadas.
Além disso, ressalta-se que a autorregulação, ou seja, ausência de fiscalização, também se configura como entrave na situação apresentada. Conforme a OMS e o CONAR, o Brasil é minoria, entre os países, no que diz respeito ao controle da publicidade. Na maioria desses, as propagandas são determinadas por diversos fatores, como a faixa etária e horários específicos de transmissão. Logo, é possível depreender o notável atraso do Brasil nesse âmbito, gerando a exposição de marketing à seres que ainda estão em processo de construção. Dessa maneira, é substancial a mudança desse quadro.
Torna-se evidente, portanto, que a publicidade voltada às crianças precisa ser analisada. Para que isso ocorra, o CONAR juntamente com CONANDA devem propor novas resoluções objetivando impor a determinação da regulação dos horários de transmissão, e também a faixa etária que poderá acessar essa propaganda.
Thamirysbds
Oii, Bruna! vou corrigir sua redação e qualquer erro você me avisa, ta? :)
INTRO
-> Bruna, tem lei sim! embora saibamos que, em prática, não é aplicada de forma digna. Mas, ao dizer “neste país não existem leis para regulamentar as propagandas” você está generalizando e, em teoria, é “””mentira”””
-> sua intro está muito bem formulada, sem rodeios e bem objetiva
D1
-> sempre que você citar alguem diga quem ou o que tal pessoa é, para evitar duvidas aos corretores: “Segundo o escritor Umberto Eco”
-> observe que você trouxe 2 repertórios para seu parágrafo: o CONANDA e o escritor, isso implicou em uma argumetnação precária, de pouca visibilidade. Cuidado, pois sua problematização tem bastante peso na sua nota, você ja trouxe uma citação (CONANDA), após isso, você deveria ter mostrado o seu posiconamento, o corretor não quer saber o que Umberto Eco pensa ou acha, ele quer ver o seu lado, sua crítica ou sua defesa. Portanto, sempre trabalhe apenas com 1 único repertório por parágrafos, o mais importante SEMPRE será a sua opinião
D2
-> perfeito! sua argumentaçaõ e estruturação estão ótimas! É ótimo quando você faz uma comparação do Brasil com os países de fora, revela diversidade em bagagem sociocultural
-> retire a crase: “à seres” (seres é palavra masculina)
CONCLUSÃO
-> ação: devem propor novas resoluções objetivando impor a determinação da regulação dos horários de transmissão, e também a faixa etária que poderá acessar essa propaganda.
-> agente: CONAR e CONANDA
-> meio: ?
-> finalidade: ?
-> detalhamento: ?
-> você explicou a sigla CONANDA, mas não explicou o CONAR (deveria ter feito na introdução, assim como OMS)
-> “justamente…” entre vírgulas
-> sem retomada
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 80
= 760 [representativa]
Boa redação, Bruna. Estude mais sobre a estrutura da conclusão que você vai arrasar nas proximas. Qualquer coisa, só chamar. Abraços. :)
Fryda
Olá Bruna!
Gostei muito do sua argumentação, vc tem uma boa visaõ sobre o assunto.Vamos lá,
C1- 160
“gerando a exposição de marketing à seres que” não há crase antes de seres.
também acho que seres não seria a palavra ideal para ser colocada aí, ficou um pouco pesado.Tente procurar sinônimos para a palavra crianças.
“untamente com CONANDA devem” ====== juntamente com A CONANDA, erro de regência.
” Apesar do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), ter emitido” não há vírgula, vc está separando sujeito do complemento.
Tente ampliar seu repertório, assim tornará sua redação mais rica e com menos repetições.
C2- 160
” Essa constatação pode ser comprovada por meio de dados divulgados pela OMS e pelo CONAR” ====== quais dados saõ esses, vc poderia ter citado.
Não se deve citar uma citção ao final do seu paragráfago, como vc irá fundamentar sua argumentação nele, se não há mais espaço para isso- tente coloca-lá no 2 ou 3 período do paragráfo.
Os seus repertórios são pertinentes ao tema, entretanto vc não fez uso produtivo deles. Tente incorporar mais seu repertório na argumentação, retome o nome do pensador, diga se é contrário ou se concorda com seu pensamento dele acerca da questão.
C3- 160
“não houveram mudanças significativas” pq ?O que continua a mesma coisa?
“é possível depreender o notável atraso do Brasil nesse âmbito” pq? vc não citou argumentos que comprovassem essa posição, como o marketing infantil no Brasil funciona, de que modo ele expõe as crinaças?
Tente explicar e explicar toda e qualquer relação entre seus argumentos.
C4- 200
Bom uso dos operados argumentativos, só tente ampliar seu vocabulário.
C5- 100
Agente- CONAR juntamente com CONANDA
Ação- devem propor novas resoluções===== quais? Aqui vc tem que ser muito objetiva na sua escrita, vc propõe resoluções mas não diz quais.
Finalidade – objetivando impor a determinação da regulação dos horários de transmissão
É necessário, ainda, que vc cite qual será o modo/ meio pelo qual seja realizada sua intervenção e, também faltou o detalhamento de um dos elementos da proposta
* Boa sorte, vc escreve bem, só precisa melhorar em alguns pontos bem básico, vc consegue.
Se gostar da correção, marca ela como melhor correção!!!
Obrigada, beijos !!!
vitoriamilhomesz
INTRODUÇÃO: Quando utilizar siglas como “OMS” ou “CONAR” escreva entre parênteses o seu significado. Por exemplo OMS (Organização Mundial da Saúde) porque, por mais que seja uma sigla conhecida pode existir alguém que não saiba. e os corretores exigem que seja explicada qualquer sigla usada na redação.
Outro ponto também, é que utilizar os dados da forma como utilizou deixou sua introdução com cara de desenvolvimento. Tente começar sua redação com alguma alusão histórica, filme, série ou citação. Deixe os dados estatísticos para os desenvolvimentos.
A introdução ficou um pouco vaga, mas você soube expor o tema e a tese.
.
I DESENVOLVIMENTO: Ficou bom, mas, você não falou da problemática em si. Você apenas descreveu a falta de legislação. Cuidado para não tangenciar o tema!.
.
II DESENVOLVIMENTO: Nesse paragrafo a problemática focou mais na publicidade geral do que na publicidade infantil.
.
CONCLUSÃO: Na sua conclusão encontrei apenas agente e ação. Faltou: meio, detalhamento e finalidade.
.
PARABÉNS e estude bastante!!!