No trecho da música índios (Renato Russo),destaca-se a seguinte frase: “Nos deram espelhos e vimos um mundo doente”,que no contexto atual da pandemia se enquadra muito bem quando o povo indígena percebe a falha a proteção de seus nativos. Nesse prisma destacam-se dois aspectos importantes: a execução superficial da quarentena e o impacto que ela causa na população local.
Em primeiro plano é importante ressaltar que independente da situação dos povos indígenas respeitar a quarentena é fundamental, quando essa ação é executada de forma superficial ocorre a ampliação do vírus e consequentemente aumenta o número de vítimas e de mortes. Além disso,quem é mais prejudicado são os cidadãos com baixo recurso,uma vez que a saúde é precária.Dessa forma o socorro local não supre a demanda e deixa a populão vulnerável a epidemia.
Sob esse viés,a ineficiencia da proteção dos povos indígenas em tempo de pandemia está relacionada a fatores externos e internos como o descumprimento do isolamento por parte dos nativos,garimpeiros e outros invasores. Segundo dados APIB (articulações dos povos indigenas no Brasil) cerca de 81 mil indigenas de 230 territórios estão sendo ameaçados impactando assim negativamente a saude e o bem estar local.
Portanto,faz-se necessário uma intervenção por meio dos moradores com o apoio da FUNAI(fundação Nacional do indio) tomar medidas radicais como a proibição da exploração de recursos por garimpeiros e penalização severa através de multas para invasores. Por fim o próprio povo indígena se encare como parte do problema é fique em casa com isolamento total,pois,o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo,parafraseando Platão.
alineps
Olá, tudo bem? Parabéns pelo texto, aqui algumas observações que eu fiz:
Na sua introdução, ficaria melhor tirar o () do Renato Russo.Percebi a ausência de vírgulas em alguns pontos, por ex depois de “Nesse prisma” e “Em primeiro plano”.
Sobre o seu D1: você argumenta bem, mas não traz nenhuma referência. Você expõe a sua opinião, mas com base em que? faz parecer que está no achismo. Além disso, a problemática do tema são os indígenas, nesse parágrafo senti que você os ‘deixou de lado’: “…mais prejudicado são os cidadãos com baixo recurso,….”, minha dica seria trocar, fale especificamente sobre o povo indígena, aliás, é disso que se trata.
O seu D2 você apresentou referência, o que ficou muito bom. Mas vejo que podia melhor se você: 1 – usasse tópico frasal , 2-apresente os dados, 3- faça sua argumentação e 4-feche o parágrafo. Tente estudar melhor essa estrutura :)
Você também tem uma boa Proposta, mas falta dar detalhes. Tem 2 propostas e nenhuma detalhada, invista em apenas uma, rica em detalhes.
Então acho que é isso, minha nota geral ficaria em torno de 720. Tente reescrever essa redação, pois você tem uma boa escrita e sei que vai conseguir avançar. Bom, espero ter te ajudado em algo, bons estudos :))
Daniel Nascimento
A redação está muito boa!
As competências estão sendo seguidas e por pouco não chega ao total.
Os únicos problemas que eu vejo são a tese que não foi muito desenvolvida e o A1 que reflete o senso comum e acaba sendo muito previsível. Achei que faltou mais detalhamento nos argumentos e algumas virgulas faltaram.
Mas os recursos de coesão estão bem feitos e repertório diversificado, faltou um pouco de coerências e retomada dos argumentos na proposta de intervenção. Sinto que o A1 não ajudou muito.
No mais achei muito boa sua contextualização e o como você conduziu o seu texto!
PedroPaulo15rb
Vou falar mais do repertório
Gostei de duas coisas: o seu repertório sociocultural está bom, gostei da citação da música no primeiro parágrafo. As citações de orgãos que são da causa indígena também foi um ponto positivo, que positivamente acaba fortalecendo a sua proposta de intervenção.
Foi legal a citação de Platão no final, mas também seria interessante também citar novamente o que foi dito na introdução na conclusão, para dar um fechamento legal no texto, amarrar.
PedroScalone
sua redação está ótima, gostei muito que você colocou uma referencia a música do Renato russo no início. Notei alguns erros gramaticais mas eram poucos como a falta de acento na palavra saúde.
se quiser trocar uma ideia comigo manda uma mensagem ( assim como você estou tentando melhorar minhas redações)
Maria Evelyn liberal da Silva
Oie, bom dia!!!
Sua redação no geral está bem estruturada, você só errou um pouco na pontuação e na escrita… você tem um bom repertório, busque arrumar suas idéias, você escreve muito bem, tem um bom conhecimento!
1°P: você contextualizou bem com essa música e colocou sua tese. No geral ficou muito bom a escrita e fácil de entender.
2°P: nesse começo “Em primeiro plano” aconselho colocar uma vírgula.
Nesse final também deve colocar uma vírgula “Dessa forma, o socorro local…” Nesse parágrafo você escreveu muito bem!
3°P: você trouxe um dado da APIB, que comprovou o que você argumentou. Tome cuidado com os acentos nas palavras como “saude ” que é ” saúde “.
4°P: foi uma boa solução !
Continue praticando e terá sucesso, espero ter ajudado você, parabéns pelo seu texto…..
Guilherme98
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa= 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo= 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação= 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural=200
nota= 1000