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A proteção dos povos indígenas em tempos de pandemia

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  Historicamente, indígenas sofrem com pandemias, pois ao contato com estrangeiros, adquirem doenças das quais eles não tem formas para tratar, como: sarampo e catapora, que podem exterminar culturas inteiras. Com isso, nota-se que já deveria haver este tipo de preocupação. No entanto, nos tempos atuais tem-se a oportunidade de rever a proteção de povos indígenas e de árias de vegetação próxima.
Tribos isoladas que tem contato com mineradores ou agricultores , tem grandes chances de adquirir doenças devastadoras que podem levar a extinção a tribo do individuo que teve o contato. Ainda mais perigoso é a covide-19, por sua velocidade de propagação. O vírus corona, como também é conhecido, tem grande número de infectados em árias indígenas. Isso se dá por conta de mineradores ilegais e com a maior  proximidade com locais urbanos, por meio do desmatamento; onde em sua grande maioria das culturas nativas americanas depende demasiado das florestas. Portanto o desmatamento e o garimpo aumentam a propagação de doenças e dificultam a vida de indígenas, podendo levar a extinção da cultura.
Sendo assim, é evidente que o ministério da saúde e do meio ambiente devem proteger a esses povos. Cobrando e fiscalizando com mais vigor, que apenas pessoas autorizadas e em locais seguros possam minerar ou desmatar, de maneira controlada espera-se uma diminuição nos riscos que povos indigenas correm.

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3 Correções

  1. Vamos trocar correções?
    Estou comentando aqui porque não consegui enviar mensagem
    Vai no meu perfil e avalia minha nova redação
    Critérios da redação para você decorar:
    Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    São seis níveis de desempenho:
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    Eis os seis níveis de desempenho:
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    Eis os seis níveis de desempenho:
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
    Abaixo, seguem os seis níveis de desempenho:
    5. Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
    Meu comentário: na introdução você errou “áreas “, o nome da doença é Covid-19, você precisa usar mais conectivos para ligar as orações, não apresentou dados e nem alusões, comece a usar os mais coringa para poder pontuar #dicadeouro
    Bons estudos!!!
    Não dou nota porque não cabe a mim

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  2. No primeiro paragráfo,o texto está confuso e escasso,o fato que me deixou mais atrapalhada foi a parte em que -pois ao contato com estrangeiros- presente nas primeiras linhas,e também a linguagem esta enxuta,muito rala por assim dizer. Enquanto no segundo,apresenta alguns erros de ortográfia que podem tirar muitos pontos,e o achei repetitivo no caso dos mineradores e agricultores,e achei desnecessário também já que o assunto principal são os indigenas,e esse mesmos agentes que citastes causam a morte de v[arios indios.Já no último paragráfo,sinto a falta de agentes para a solução que não sejam tão cliches.

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  3. Olá João, a sua redação faltou um argumento mais eficaz, pois nos dias atuais os indígenas tem a proteção da FUNAI onde faltou você citar.
    Existem várias aldeias indígenas em áreas urbanas, por isso a contaminação, mas em áreas mais isoladas a contaminação é feita por visitantes ou como você colocou em sua redação.
    E que informações devem ser repassados tanto ás aldeias, como para a população em geral, e fazem com que sigam as orientações que regem a Organização Mundial da Saúde.
    Talvez se colocasse mais informações sua redação teria sido mais objetiva.
    A prática faz a perfeição,, esse foi meu ponto de vista, continue praticando.

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