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A proteção dos povos indígenas brasileiros em tempo de pandemia

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Desde que os portugueses iniciaram o processo colonizador do Brasil, no inicio do século XVI, os povos indígenas sofrem com invasão de suas terras, violência e doenças trazidas pelo homem branco. Atualmente, embora já tenham seus direitos reconhecidos pela Constituição Federal, são necessárias medidas para a proteção dos índios diante de pandemias atuais. Visto que, a população originária é mais suscetível a doenças e tem constantemente seus territórios violados.

Inicialmente, é valido citar que povos indígenas são mais suscetíveis a doenças por causa de seu isolamento geográfico. É possível exemplificar com base na destruição dos povos Inca e Asteca mediante as doenças, por eles desconhecidas, trazidas pelos colonizadores espanhóis, como a varíola e a gripe, que causaram milhões de mortes e o fim de suas civilizações. Algo semelhante aos que enfrentam índios brasileiros que vivem em reservas distantes dos centros urbanos, que ao não terem acesso a tratamento médico em suas comunidades, tornam-se mais vulneráveis a pandemias como a COVID-19. Algo que, aliado a condições de vida que tornam impossível o isolamento social, leva a uma situação sanitária caótica, podendo causar muitas mortes.

Ademais, a questão da invasão de terras indígenas torna a propagação de doenças um risco para esses povos. Segundo dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em 2019 foram registradas 160 invasões à reservas indígenas no Brasil. Portanto, diante de uma pandemia madeireiros, garimpeiros ou agricultores podem torna-se vetores para contaminação dos nativos. Pois, o descaso do poder público em coibir a entrada de posseiros em terra, que deveriam ser protegidas pelo estado, acaba colocando em risco a vida dos índios brasileiros, que, na maioria das vezes, estão desamparados dentro de suas aldeias.

Frente ao exposto, são urgentes medidas que protejam os povos nativos brasileiros. É dever do Governo Federal, através dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos, reforçar as leis que protegem o índio, através da fiscalização e punição das invasões à terras federais e também, mais presença de equipes médicas no interior das aldeias e divulgação em seus idiomas das medidas profiláticas diante ao  Coronavírus e outras doenças, objetivando a preservação dos povos originários e a proteção de seus territórios. Diante disto evitariam que novos genocídios aconteçam com os povos indígenas e garantiríam seus direitos.

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2 Correções

  1. Olá, bom dia.Eu irei corrigir a sua redação com base nas competências trabalhadas pelo ENEM :
    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa:
    Para mim, ficou evidente que você possui um certo domínio da norma culta, mas eu percebi alguns erros no que se refere à crase.Ex: “à reservas indígenas” – Nesse caso, teriamos às – e à terras federais – mesma coisa.(160)
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    Aqui é onde será avaliado a tese e o seu repertório.No que se refere a ambos, é visível que a tese está relacionada ao tema, abordando os aspectos mais importantes do problema.Você também demonstra repertório sociocultural variado.(200)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Eu, particularmente, não tive dificuldade de entender a sua argumentação, o que evidencia que você trabalhou bem essa competência, que avalia o quão bem organizado está o seu desenvolvimento – Segundo e Terceiro Parágrafo.(200).
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Essa é a competência que avalia o seu conhecimentos acerca dos recursos linguísticos necessários para a construção da argumentação – vírgula, parágrafos, conectivos, concordância, entre outros.Eu percebi alguns erros recorrentes no que se refere ao uso desses.Ex: Concordância Verbal(em terra, que deveriam ser protegidas – terras) Vírgula(Portanto, diante de uma pandemia madeireiros – vírgula após madereiros) Parágrafo(para a proteção dos índios diante de pandemias atuais. Visto que, – não deveria ter parágrafo, em razão de você estar dando continuidade a ideia do “parágrafo” anterior)
    120
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Para a sua proposta se configurar como nota 200 – máxima – é necessário que haja 5 pontos :
    Agente(Quem faz a ação) ✓
    Ação ✓
    Meio(Como fazer – por meio de verbas governamentais, por meio de uma proposta enviada à câmara dos deputados) ×
    Especificação( Detalhes da proposta – há muitas propostas, mas nenhuma muito especificação, tipo : O governo, por meio de penas mais duras e políticas de subsídios aos
    madereiros dentro da lei, deve proteger as terras indígenas) ×
    Finalidade( Consequências da aprovação da proposta ) ✓
    120
    Nota : 800

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  2. Olá, bom dia!
    Corrigindo a sua redação conforme as normativas do ENEM, saliento os seguintes comentários:
    C1- (Introdução) Eu apenas removeria o vocábulo “atuais” no final deste período (além de adicionar “Ainda se faz” em vez de “São”):
    “Atualmente, embora já tenham seus direitos reconhecidos pela Constituição Federal, AINDA SE FAZ necessárias medidas para a proteção dos índios diante DAS EPIDEMIAS.
    (Desenvolvimento) Retirar a repetição dos vocábulos, por exemplo “morte”.
    C2- O candidato soube compreender o tema, utilizou de outras áreas do conhecimento para síntese do texto e respeitou os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    C3- Ficou muito bom sua argumentação, e deixou claro no texto sua marca de autoria, cuja competência exige isso do aluno.
    C4- Parabéns pelos conectivos, além da abundância no emprego deles, também soube aplicar corretamente para coesão entre os parágrafos e dentro desses.
    C5- Sua proposta ficou muito boa.
    * No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
    Notas por competência:
    C1- 200
    C2- 160
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200
    Nota final: 960

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