Iniciante

A proteção de dados cibernéticos no Brasil.

  • 0

Segundo o empresário Bill Gates, ” o modo como você reúne e usa informação determina se vencerá ou perderá”. Dessa forma, muitas empresas, com o intuito de obter tal sucesso, vêm de maneiras imorais roubando informações dos usuários de seus serviços, ceifando assim a privacidade dos mesmos.
      Em primeira análise, desde o advento da internet, empresas vêm batalhando entre si pelo máximo de informações possíveis para que possam obter vantagem no mercado. Sendo assim, um dos melhores exemplos do uso imoral de tais informações foi o ocorrido entre as empresas “Facebook” e “Cambrige Analitcs” quando estas fizeram uso de dados privados para manipular resultados políticos, criando assim, vantagens anti-éticas para determinados seguimentos ideológicos.
      Outrossim, trazendo essa problemática para a realidade brasileira, faz-se necessária a análise das possíveis consequências. Dentre essas, a mais notória é a perda da privacidade que como exemplificado no livro “1984”,é o mais frágil dos direitos, pois ao passo que abandona-se a privacidade se perde tambem a liberdade e por consequinte, o livre arbítrio. Dessa maneira, é capaz de se entender a importância de tal direito e porque os avanços imorais de algumas corporações devem ser combatidos.
      Sob essa ótica de competição empresarial por dados pessoais, cabe então ao ministério da justiça brasileiro por meio de projetos de lei elaborar uma emenda, a ser incluida no novo marco da internet, que proíba explicitamente o uso de “cookies”, dados armazenados por navegadores on-line, por parte de qualquer site que antes não tenha passado por uma inspeção de antecedentes. Para que assim a privacidade dos internautas seja plenamente assegurada e a realidade brasileira esteja longe da apresentada por George Orwell em seu romance.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi! Sou iniciante, mas vamos lá!
    Li seu texto duas vezes e não conseguir identificar as suas duas teses na introdução! ( se tiver, me desculpe mesmo)
    Na introdução, sua citação “caiu” muito bem com o tema, você contextualizou bem.
    O uso dos conectivos estão ótimos. Esse OUTROSSIM é maravilhoso!
    Ao meu ver, o ministério da justiça brasileiro tem que ter as iniciais com letra maiúscula.
    No mais, ótima redação! Vai longe!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.