Estudante

A PROMOÇÃO DE SAÚDE POR MEIO DO SANEAMENTO BÁSICO

  • 0

Um dos fatores que corroboraram para o declínio da Idade Média foi a falta de infraestrutura adequada para a promoção de projetos com fins profiláticos, dessa forma, expondo o povo europeu à doenças. Todavia, no Brasil vigente, a promoção de saúde por meio do saneamento básico é fato. Sendo assim, se faz mister analisar as melhorias causadas pela devida salubridade e as dificuldades enfrentadas pelas áreas sertanejas.

Em primeira instância, vale mencionar o pensamento de Heráclito de Efésio-importante filósofo pré-socrático- no qual se baseia no princípio da mutabilidade. Seguindo o pensamento de Heráclito, na contemporaneidade, o aumento de medidas públicas para o estímulo do melhor saneamento, representa a mudança do pensamento Governamental frente aos anseios de seus habitantes. Uma vez que o aumento de providências se tornou indiscutível, é inegável que tais atitudes melhoraram os padrões de vida, permitindo que haja a prevenção de doenças e expandindo a empregabilidade.

Entretanto, a negligência Estatal é marcada na região do Sertão, conferindo, desse modo, riscos à saúde dessa população em detrimento da falta de acesso à água de qualidade. Uma vez que o Governo, infelizmente, é falho na promoção de medidas sanitárias para os sertanejos, o Darwinismo Social, de modo lastimável, é aplicado, conferindo uma mínima condição de vida para os que se adaptam mais rapidamente, e destinando dor aos que injustamente não conseguiram corresponder à situação. Assim, é inadmissível que o Estado continue a omitir-se perante ao sofrimento contínuo de seu povo.

Portanto, haja vista os fatos anteriormente mencionados, medidas exequíveis são necessárias a fim promover o saneamento básico para todos os brasílicos. Primeiramente, cabe ao Poder Legislativo, por meio de debates congressistas, discutir modos de fiscalização para o cumprimento das leis, garantindo, assim, o bem-estar para os cidadãos e evitando que o Darwinismo Social seja posto em prática de modo deplorável. É imperioso, ainda, que o corpo cidadão, como agente de formação moral, engaje–se para que as medidas profiláticas continuem a serem exercidas. Dessa forma, cenários o da Idade Média poderão ser evitados.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução:
    *Um dos fatores que corroboraram para o declínio da Idade Média foi a falta de infraestrutura adequada para a promoção de projetos com fins profiláticos, dessa forma, expondo o povo europeu à doenças. Todavia, no Brasil vigente, a promoção de saúde por meio do saneamento básico é fato. Sendo assim, se faz mister analisar as melhorias causadas pela devida salubridade e as dificuldades enfrentadas pelas áreas sertanejas.

    OBS:
    Não tem crase em: “expondo o povo europeu à doenças”. Lembre-se: nunca haverá crase referindo-se a palavras no plural, a menos que você utilizasse: “expondo o povo europeu às doenças”, nesse caso há crase;
    Você não disse em que tempo você fala. Explicando melhor, você citou “no Brasil vigente”, mas não quando ele estava vigente, numa redação estilo ENEM você deve deixar claro que se trata do século XXI ou Idade Contemporânea ou seja lá o que for;

    Desenvolvimento 1:
    *Em primeira instância, vale mencionar o pensamento de Heráclito de Efésio-importante filósofo pré-socrático- no qual se baseia no princípio da mutabilidade. Seguindo o pensamento de Heráclito, na contemporaneidade, o aumento de medidas públicas para o estímulo do melhor saneamento, representa a mudança do pensamento Governamental frente aos anseios de seus habitantes. Uma vez que o aumento de providências se tornou indiscutível, é inegável que tais atitudes melhoraram os padrões de vida, permitindo que haja a prevenção de doenças e expandindo a empregabilidade.

    OBS:
    “Heráclito de Éfeso” é o correto, cuidado;
    Você poderia evitar a repetição utilizando: “Seguindo tal pensamento”;
    Ótimo desenvolvimento.

    Desenvolvimento 2:
    *Entretanto, a negligência Estatal é marcada na região do Sertão, conferindo, desse modo, riscos à saúde dessa população em detrimento da falta de acesso à água de qualidade. Uma vez que o Governo, infelizmente, é falho na promoção de medidas sanitárias para os sertanejos, o Darwinismo Social, de modo lastimável, é aplicado, conferindo uma mínima condição de vida para os que se adaptam mais rapidamente, e destinando dor aos que injustamente não conseguiram corresponder à situação. Assim, é inadmissível que o Estado continue a omitir-se perante ao sofrimento contínuo de seu povo.

    OBS:
    “falta de acesso à água de qualidade”, nessa sentença não há crase;
    Apenas tenha cuidado que em momento algum você citou um fato que corroborasse com o seu argumento de que a região do Sertão é insalubre.

    Conclusão:
    *Portanto, haja vista os fatos anteriormente mencionados, medidas exequíveis são necessárias a fim promover o saneamento básico para todos os brasílicos. Primeiramente, cabe ao Poder Legislativo, por meio de debates congressistas, discutir modos de fiscalização para o cumprimento das leis, garantindo, assim, o bem-estar para os cidadãos e evitando que o Darwinismo Social seja posto em prática de modo deplorável. É imperioso, ainda, que o corpo cidadão, como agente de formação moral, engaje–se para que as medidas profiláticas continuem a serem exercidas. Dessa forma, cenários o da Idade Média poderão ser evitados.

    OBS:
    O Poder Legislativo é um agente muito amplo, busque especificar;
    Em: “garantindo, assim” e “É imperioso, ainda”, não há vírgula;
    Não identifiquei nenhum detalhamento;
    “Dessa forma, cenários o da Idade Média poderão ser evitados”, acho que não preciso comentar e acredito ter sido um erro de digitação, revise bem a sua redação na próxima.

    AVALIAÇÃO:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    NOTA: 880

    • 1
  2. ei, ótima redação. No primeiro parágrafo deveria ter explicado melhor por que é um fato a promoção de saúde por meio do saneamento básico. No segundo parágrafo, errou a escrita do nome do filósofo, Heráclito de Éfeso, sem a letra i no segundo nome e o acento também. Na proposta de intervenção deixou muito vaga a ideia de engajamento do corpo cidadão (engajar como? através de campanhas, programas e divulgação em redes sociais, por exemplo). Gostei dos argumentos e embasamentos usados.

    • 1
  3. Erros:
    > Erros gramaticais: 2
    > Redundâncias: 1
    > Erros de tipografia: 1

    – “expondo o povo europeu à doenças.”
    obs: Possível erro de concordância de número.
    Sugestões: à doença ou às doenças
    – “Primeiramente, cabe ao Poder Legislativo, por meio de debates…”
    obs: ‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer por ou através de
    Sugestões: por, através de

    – “Dessa forma, cenários o da Idade Média poderão ser evitados.”
    obs: Verbos auxiliares devem ser seguidos de formas verbais no infinitivo ou no gerúndio.
    Sugestões: continuem a ser

    NOTA: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.