Estudante

A PROMOÇÃO DE SAÚDE POR MEIO DO SANEAMENTO BÁSICO

  • 1

Atribuam nota, por favor. :))

Um dos fatores que corroboraram para o declínio da Idade Média foi a falta de infraestrutura adequada para a promoção de projetos com fins profiláticos, dessa forma, expondo o povo europeu à doenças. Todavia, no Brasil vigente, a promoção de saúde por meio do saneamento básico é fato. Sendo assim, se faz mister analisar as melhorias causadas pela devida salubridade e as dificuldades enfrentadas pelas áreas sertanejas.

Em primeira instância, vale mencionar o pensamento de Heráclito de Efésio-importante filósofo pré-socrático- no qual se baseia no princípio da mutabilidade. Seguindo o pensamento de Heráclito, na contemporaneidade, o aumento de medidas públicas para o estímulo do melhor saneamento, representa a mudança do pensamento Governamental frente aos anseios de seus habitantes. Uma vez que o aumento de providências se tornou indiscutível, é inegável que tais atitudes melhoraram os padrões de vida, permitindo que haja a prevenção de doenças e expandindo a empregabilidade.

Entretanto, a negligência Estatal é marcada na região do Sertão, conferindo, desse modo, riscos à saúde dessa população em detrimento da falta de acesso à água de qualidade. Uma vez que o Governo, infelizmente, é falho na promoção de medidas sanitárias para os sertanejos, o Darwinismo Social, de modo lastimável, é aplicado, conferindo uma mínima condição de vida para os que se adaptam mais rapidamente, e destinando dor aos que injustamente não conseguiram corresponder à situação. Assim, é inadmissível que o Estado continue a omitir-se perante ao sofrimento contínuo de seu povo.

Portanto, haja vista os fatos anteriormente mencionados, medidas exequíveis são necessárias a fim promover o saneamento básico para todos os brasílicos. Primeiramente, cabe ao Poder Legislativo, por meio de debates congressistas, discutir modos de fiscalização para o cumprimento das leis, garantindo, assim, o bem-estar para os cidadãos e evitando que o Darwinismo Social seja posto em prática de modo deplorável. É imperioso, ainda, que o corpo cidadão, como agente de formação moral, engaje–se para que as medidas profiláticas continuem a serem exercidas. Dessa forma, cenários o da Idade Média poderão ser evitados.

Compartilhar

1 Correção

  1. Opa, vi que você não obteve uma correção ainda. Sou novo no fórum e comecei a estudar redação recentemente, mas vou fazer a melhor análise que me for possível agora.

    C1: 160.
    – “filósofo pré-socrático- no qual se baseia NO princípio da mutabilidade.” Acredito que aqui você possa ter cometido um typo (erro de digitação), mas em caso contrário o vocábulo deveria ser substituído pelo artigo “o”.
    – “…para o estímulo do MELHOR SANEAMENTO, representa a mudança do pensamento Governamental frente aos anseios de seus habitantes.”. No trecho que destaquei, acredito que tenha ocorrido um uso excessivo da vírgula, visto que você separou o sujeito (o aumento) do verbo (representa).
    – em seguida, a outra sentença é iniciada com “aumento” novamente, o que pode tornar um pouco prolixo o texto. Trocaria por uma estrutura que se utilizasse de “recorrência”, como “a recorrência de tais atitudes”, algo assim.
    -“…riscos à saúde dessa população em detrimento da falta de acesso À água de qualidade”. Vide que no primeiro caso o seu uso da crase foi correto, mas o segundo não, visto que “água de qualidade” não admite artigo definido, já que é um termo genérico.

    C2: 200.
    Aqui você demonstrou um conhecimento profundo do assunto, fez um paralelo e fechamento legal com a idade média e a citação do princípio da mutabilidade foi bem explicitado.

    C3: 170.
    Diria que houve um apego excessivo à teoria e pouca atenção a exemplos e esclarecimentos. Em quase todos os parágrafos você se sustentou em teorias sociais como o Darwinismo social e o princípio da mutabilidade, porém somente ao segundo você demonstrou uma explicação clara. Sinto que a citação do Darwinismo social requeria ao menos uma paráfrase, pois não se pode presumir que o leitor conheça o termo.

    C4: 180.
    Único erro foi aqui: ” riscos à saúde dessa população EM DETRIMENTO da falta de acesso à água de qualidade. ” “Em detrimento” é substituível por “em vez de” e às vezes “às custas de”, ou seja, isso empregou uma conotação errada ao que você quis dizer. O ideal seria “…devido à falta de acesso a água”. Acredito que você tenha confundido com “em decorrência”.

    C5: 200
    Muito bem desenvolvida e com sugestões originais. Não acredito que tenha pecado em nada.

    Nota: 910.
    Parabéns pelo texto. De novo, sou apenas iniciante aqui então quem sabe eu possa estar errado. Se estiver, peço que me corrija.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.