A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconheceu, em 1948, a saúde como um direito inalienável de toda e qualquer pessoa e como um valor social a ser perseguido por toda a humanidade. Posto isso, compreende-se como um problema em potencial qualquer fator que impeça a manutenção do fato supracitado, como, portanto, a hodierna questão da carência de saneamento básico no Brasil, que ameaça a segurança de todo o contingente demográfico. Sob este viés, torna-se cabível a discussão acerca dessa pauta.
Precipuamente, atenta-se aos entraves acarretados pela crise sanitária no país. Segundo dados divulgados pela OMS em 2019, cerca de 20% das unidades de saúde mundiais não tem saneamento básico; no Brasil, em torno de 70% das cidades carecem de tratamento adequado de água e esgoto. Atrelado a isto, tem-se o surgimento de inúmeras enfermidades: a terrível crise epidêmica da zika e da febre chikungunya, em 2015, foi responsável por milhares de mortes em toda a população, além de deixar sequelas naqueles que sobreviveram aos vírus. Desse modo, a promoção da saúde é impossibilitada e, sob ângulos sanitário e social, denuncia-se que a intervenção urgente nesse eixo é requisitada.
Em paralelo, é incontrovertível a importância da função estatal no âmbito em questão. Consoante à teoria filosófica contratualista, é dever do Estado assegurar o bem-estar físico, moral e intelectual dos seus cidadãos. Tendo isso em vista, configura-se uma contradição a tal postulado: a ineficácia da Lei 11.445/2007, criada para garantir o saneamento adequado nas cidades e fiscalizar o serviço ofertado pelas empresas responsáveis, caracteriza a contraproducência do que foi imposto pelo Governo, visto que o problema continua a crescer. Assim, a ignóbil lacuna na atuação governamental contribui para a ampliação de tal defasagem.
Portanto, urge que a promoção da saúde por meio do saneamento básico seja posta em prática. É imperioso que o Ministério da Saúde, através de políticas públicas, obtenha melhorias sanitárias que propiciem o trato de esgoto em regiões periféricas, visto que são nelas que mora a parcela da população mais prejudicada pelo imbróglio, e fiscalize as obras pré-existentes financiadas pelo tal, afim de garantir a eficácia das normas antepostas. De tal maneira, os requisitos impostos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos serão cumpridos.
Thamirysbds
Olá, Izadora, tudo bem? Vou corrigir por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Qualquer irregularidade você me procura e me corrige, ta? =)
INTRO
-você começoou citando os Direitos Humanos, logo após explicou-o, o que ficou muito bem apresentável
-sua tese está clara e muito objetiva
-problemáticas apresentadas
-sem erros de pontuação
-houve apenas um errinho: “sob este viés” -> deveria ser “sob esse viés”, haja vista que “esse” é usado para retomar um termo/ideia/oração já mencionados
D1 (carência de saneamento básico no Brasil)
-erro de concordância: ” cerca de 20% das unidades de saúde mundiais não tem saneamento básico” (têm)
-argumentação e uso de repertório pertinente
-parágrafo bem estruturado
D2 (ameaça a segurança de todo o contingente demográfico)
-parágrafo bem estruturado com uma linha de raciocínio do começo ao fim
-bagagem sociocultural resultante do bom uso de repertorio
-sem erros gramaticais
-sua argumentação está excelente, so não entendi muito bem onde entra a segurança, que vc citou na introdução, no conteúdo trabalhado no seu parágrafo. Acredito que pela leitura, seria mais uma negligenciação da lei
CONCLUSÃO
-ausência de vírgula: “urge que a promoção da saúde, por meio do saneamento básico, seja posta…”
-não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
-Cuidado, Izadora! “afim” junto significa afinidade/semelhança, “a fim” separado quer dizer finalidade
-ação: obtenha melhorias sanitárias que propiciem o trato de esgoto em regiões periféricas e fiscalize as obras pré-existentes financiadas pelo tal
-meio/modo: por meio de políticas públicas
-agente: Ministério da Saúde
-finalidade: a fim de garantir a eficácia das normas antepostas
-detalhamento: visto que são nelas que mora a parcela da população mais prejudicada pelo imbróglio (não seja branda)
|FEEDABACK|
Izadora, amei demais a sua redação! Você, além de demonstrar um grande conhecimento acerca do assunto, possui um repertório de palavras muito diversificado. Você atendeu muito bem à estrutura exigida no Enem, parabéns! Com certeza tirará uma nota excelente, pois vc tem um potencial gigante. =)
C1: 180
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
NOTA: 960
Qualquer dúvida, só chamar! ;)
futura_contadora
C1( Domínio da modalidade escrita formal): 160
C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 200
C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 160
C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:200
C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):160
NOTA : 880
giovannasilva2812
oii, amei muito seu texto. Você fluiu bem na escrita e tem um vocabulário requintado hahaha.
Uma dica: seu texto foi desenvolvido por causa e consequência? Então procure trazer na introdução quais serão essas causas, procure apresentá-las. Tipo, no desenvolvimento 1 vc tá falando da crise sanitária e do D2 do desamparo governamental, então tente trazer isso na intro pra mostrar que vc tem planejamento textual. Fora isso vc ARRASOU <3
Hanna_Arielle
oi boa tarde, vou te expor minha opinião sobre seu texto mesmo sendo leiga. Adorei seu texto suas referências, o modo como escreve e deixa tudo muito explícito e bem desenvolvido e como você trouxe situações que foram de extrema relevância, como a zika e outras deixou ele muito incrível , se fosse corretor da bancada te daria 1000. Não tenho pontos a reclamar você cumpriu tudo o que o enem te pede, sem dúvidas seu texto foi um dos melhores que eu li sobre saneamento básico, parabéns.
Seu texto excedeu uma linha a mais, acredito que na folha fique entre as trinta linhas, só se atenta a isso :)