Iniciante

A promoção da saúde por meio do saneamento básico

  • 0

Durante a Baixa Idade Média se difundiu na Europa a peste bubônica, originada das pulgas de ratos contaminados e, por falta de saneamento, a doença se propagou rapidamente. Em vista disso, é inquestionável que a falta de higienização tem ligação direta com algumas doenças, por exemplo, a leptospirose. Todavia, muitas famílias brasileiras ainda desconhecem desse recurso.

Em primeiro lugar, destaca-se a interferência do saneamento básico na saúde. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 declarou que a saúde é um direito de todo cidadão e o Estado tem o dever de garanti-la. No entanto, ao notar as áreas periféricas é evidente a violação desse direito, visto que muitas pessoas ainda convivem com o esgoto a céu aberto, sem acesso a água potável e drenagem urbana, a qual é responsável por lidar com a água das chuvas, assim, a escassez de saneamento viabiliza o aparecimento de doenças.

Ademais, vale ressaltar as consequências da ausência de limpeza. Nesse sentido, segundo o Instituto Trata Brasil, 48% da população brasileira não possui coleta de esgoto, além disso, a instituição afirma que a falta de saneamento básico está diretamente ligada aos casos de leptospirose. Dessa forma, é visível a negligência estatal para com o fato de que 35 milhões de indivíduos não têm tratamento de esgoto, logo, ficando ainda mais suscetíveis a contrairem alguma enfermidade, como, a que é transmitida pelo rato.

Portanto, urge que o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, atue promovendo o tratamento de esgoto. Isso pode ser feito por meio de um mapeamento de regiões periféricas para localizar os lugares que não dispõem da higienização, após isso os estados seriam acionados para resolver o impasse. Espera-se, portanto, a efetivação da saúde através do saneamento básico.

Compartilhar

3 Correções

  1. você escreve muito bem e possui domínio da norma culta. seu texto possui bastante dados que enriqueceram sua redação. só fica atenta ao uso das virgulas para que seu texto não fique confuso. a sua introdução faltou a problematização que você desenvolveu na proposta de intervenção e você poderia ter falado de outras doenças também alem da leptospirose.. fora isso seu texto esta muito bom! daria 920

    • 1
  2. Oi!

    1° parágrafo:

    •Vírgula depois de “Durante a Idade Média” para isolar essa expressão adverbial.

    2° parágrafo:

    •Sugestão: Seu último período ficou muito longo nesse parágrafo. Por isso, sugiro que você coloque um ponto final depois de “água das chuvas” e comece outra frase com “Assim”.

    3° parágrafo:

    •Sugestão: Pelo mesmo motivo da observação anterior, sugiro que você coloque um ponto final depois da primeira palavra “esgoto” e inicie outra frase com “Além disso”.

    •Não há necessidade de vírgula em “(…) como a que é transmitida pelo rato.”

    4° parágrafo:

    •Sugestão: Coloque um ponto final depois de “higienização” e inicie outra frase com “Após”.

    • Sugestão: Você poderia ter utilizado outro conectivo que não “portanto” no final da conclusão, pois você já o utilizou no começo dela. Ou, ao invés de conectivos, poderia escrever simplesmente: “Espera-se, COM ISSO, (…)”.

    OBSERVAÇÃO: Ao longo da sua redação, vi que você utiliza expressões como “muitas famílias” e “muitas pessoas”. Muito cuidado com isso, pois são expressões vagas e genéricas que não demonstram EXATIDÃO. Outro ponto extremamente importante é que você NUNCA deve utilizar verbos no futuro que dão a ideia de hipótese na proposta de intervenção, por exemplo, quando você escreve: “após isso os estados SERIAM acionados para resolver o impasse”. Utilize SEMPRE verbos no futuro que exprimem certeza, como “serão”, “farão”, etc. Por último, senti falta de 2 argumentos diferentes na sua redação, pois você acaba focando bastante no saneamento básico.

    Espero ter te ajudado!

    • 1
  3. Gostei muito da sua redação, única coisa que eu diria pra tu é pra tentar evitar o uso de gerúndio que nem tu usou no desenvolvimento 2 que tu escreveu ficando e outra coisa que não é legal de se fazer é usar termos meio informais que nem tu usou no desenvolvimento 1 que tu escreveu esgoto a céu aberto que é meio que um termo mais do uso cotidiano, meio coloquial, mas fora isso curti muito teu texto na minha opinião tu conseguiria uns 960 por ai.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.