A progressiva marcha brasileira ao colapso ambiental

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Tema: Desmatamento e surgimento de novas doenças

 

Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim como reagimos a ela”. Sob tal ótica, diante ao frequente desmatamento e surgimento de novas doenças na sociedade, o Brasil, no hodierno cenário global, propende-se a apresentar respostas negativas, visto que vigora a não fiscalização das leis que protegem o meio ambiente; acarretando desde danos à natureza até a atração dos animais à urbanização buscando recursos e conduzindo consigo novas doenças. Destarte, sendo imperiosa a ampliação de medidas de modo a liquidar esse imbróglio.

Em primeira análise, é axiomático salientar como o déficit de supervisão da legislação corrobora à exacerbação do problema. Assim, a expansão imoderada das regras legais se faz desnecessária, demandando a aplicação efetiva das que já existem, além da síntese planejada das que emergirem necessidade. Por conseguinte, esse panorama se evidencia quando destacado que a Constituição já se apresenta com quase 200 mil leis – segundo o desembargador, falecido, Liberato Póvoa; as quais não surtem benefícios à sociedade. Neste viés, fica claro que a produtividade das leis é concomitantemente ligada à perenização desse quadro deletério.

Outrossim, é indubitável que o contexto supracitado gera migrações dos animais às cidades. Acerca disso, o advento da Terceira Revolução Industrial demonstra uma sociedade cercada por tecnologia; todavia, ainda não preparada a lidar com ela. Desta maneira, provocando a destruição de habitats, obrigando as espécies a se locomover aos povoamentos, objetivando recursos. Fazendo-se mister, portanto, a dissolução dessa conjuntura de forma emergencial.

Urge, por efeito, a premência de providências com o fito mitigar essa problemática. Logo, cabe ao Ministério da educação desenvolver a população no que tange a relacionar a importância da natureza defronte à constante evolução da tecnologia. Esse que por intermédio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) implementará tais diretrizes adicionando a disciplina, desde a tenra idade, de Educação Ambiental; de cunho obrigatório devido a sua importância. Ademais, compete à população denunciar qualquer infração de lei que se deparar ao – órgão do Estado que visa assegurar a execução das leis do país – Ministério Público Federal. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que foi apregoado pelo sociólogo, e também professor, Bauman.

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5 Correções

  1. Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
    Comentários por competência:
    C1- Use “diante do” ao invés de “diante ao”. Felipe, como eu já te disse em outra correção, cuidado com o uso de “ponto e vírgula”, recomendo , caso necessário, utilizar esse tipo de acentuação apenas uma vez ao longo do seu texto, ou, se preferir, evitar usar o “ponto e vírgula” ao longo da sua redação. Eu trocaria “à urbanização” por “à zona urbana”, ficaria melhor. Em ” corrobora à exacerbação do problema”, o correto seria usar o “colabora”, “corroborar” é diferente de “colaborar”, além disso a crase foi aplicada desnecessariamente, o que já provoca a perda de 40 pontos na C1. Ainda verifico ao longo do seu texto o uso incorreto dos pronomes demonstrativos que eu já havia lhe falado, não confunda “esses” com “estes”, “nestes” com “nesses”, “dessas” com “destas”, o mesmo vale para flexão no gênero feminino. Em “Esse que, por intermédio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementará tais diretrizes adicionando a disciplina, desde a tenra idade, de Educação Ambiental de cunho obrigatório devido a sua importância” observe as modificações que fiz na pontuação.
    Eu não queria entrar muito nesse mérito kkk, mas terei que comentar para que você possa corrigir no futuro. É sobre a aplicação do gerúndio no texto dissertativo, vários professores que eu já estudei redação e ainda estudo recomendam evitar o gerúndio ao longo da redação, por exemplo, “conduzindo, buscando, provocando etc”, e eu percebi que seu texto tem muito disso. Você pode substituir esses termos pela associação de verbos com pronomes, por exemplo, ao invés de aplicar o termo “buscando” na frase “buscando recursos e…”, poderia substituir por “que buscam recursos e…”, o que evita que seu texto incline-se mais para o lado narrativo/descritivo do que o argumentativo-dissertativo.
    C2- O candidato compreende e desenvolve muito bem a proposta de redação. Contudo, quanto à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o 2º parágrafo de desenvolvimento poderia ser mais bem elaborado, por exemplo, quando você coloca “Desta maneira, provocando a destruição de habitats, obrigando as espécies a se locomover aos povoamentos, objetivando recursos”, seria bom indicar uma fonte de informação que embasasse esse seu argumento, como uma forma de diferenciar a informação inserida da visão do senso comum.
    C3- O texto apresenta não só informações extraídas de outras fontes de conhecimento, mas também o autor soube muito bem utilizá-las para construção do seu ponto de vista, o que fica bem evidente ao final de cada parágrafo.
    C4- Nota máxima nessa competência. Você usa muito bem os conectivos, seja para inicio ou entre os parágrafos, o que colabora para a progressão textual. Quanto ao vocabulário, achei muito bom as palavras utilizadas, demonstra grande conhecimento dos mecanismos linguísticos. Como vi aqui algumas pessoas relatando nas correções, também posso comentar sobre esse fato de que não são todos que admiram, infelizmente, o vocabulário mais inovador no texto de redação, por que tem haver com a questão de acessibilidade e claro entendimento por todos que estão lendo o texto. O que eu quero dizer é que não está errado o uso dos termos mais rebuscados na redação (por outro lado, demonstra o conhecimento por parte do indivíduo acerca da língua), no entanto, caso opte por usar palavras não muito comuns no dia a dia, aplique-as de forma mais moderada e que esteja em acordo com a sua proposta de escrita.
    C5- Se tratando apenas da estrutura da proposta de intervenção e sua relação com a competência 5, a proposta apresenta todos os elementos da conclusão e esses estão bem articulados. A única observação no parágrafo de conclusão é quanto à pontuação gráfica, essa eu deixo mais evidente lá na C1, mais relembrando que sempre procure colocar cada vírgula no seu devido lugar, delimitando quem são, principalmente, o meio/modo da proposta e o detalhamento dessa.
    Notas por competência:
    C1- 120
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200
    Nota final: 920

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  2. Oi Felipe, parabéns pelo texto :)) (você escreve todo dia? kkk) Noto que já ficou bem melhor de compreender. Como não sou nenhuma especialista em redação, tenho só algumas observações, que espero te ajudar:
    > Sua introdução, sugiro separar a tese da sua argumentação, está no mesmo período e acaba ficando difícil de encontrar quais serão seus 2 argumentos. Sobre seu D1, entendi que você diz que as tantas leis existentes são são suficientes, mas não vejo com clareza qual o real problema nisso. Tente deixar mais claro o seu posicionamento :)
    Também notei que seu D1 está com 9 linhas, enquanto o D2 com apenas 6. Não sei se na escrita também ta ficando com essa diferença, mas é bom se atentar a isso e tentar deixar com as mesmas quantidades de linhas, ou com menor diferença. Também sinto que falta mais argumentação no D2.
    > Outra dica: “obrigando as espécies a se locomover..” não sou muito boa nessa parte, mas o ‘locomover’ está ligado as espécies (plural), por isso creio que ele deveria estra no plural também.
    > Eu gostei do seu repertório, só sinto que você pode argumentar melhor com base neles. E sobre a conclusão, sinto falta de mais detalhes da sua ação.
    Então, acho que já falei demais, parabéns pelo texto, espero te ajudar em algo, bons estudos :)

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  3. Olá Felipe,tudo bem? Bom, sua redação está muito boa,principalmente, a abordagem do tema, em questao, porém acredito que o excesso do uso de sinonimos fez com que seu texto não passasse para o leitor o que realmente você quis abordar em prosa, com isso o seu texto perdeu um pouco do “sentido”, mas a sua proposta de intervenção está impecável e principalmente os elementos que você utilizou para finalizá-la, você está indo muito bem. Espero ter ajudado, bom dia!!

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  4. O texto foi bem desenvolvido. Porém inadequado para uma redação, está mais voltado para um texto filosófico do que uma dissertação. Acredito que o examinador não vai aplicar uma boa nota devido a isso. Mas para se reescrever com palavras menos “complicadas” terá uma excelente nota. Parabéns.

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  5. Comentário geral: seu texto é bom, mas (rs) tem algo que não gostei a erudição das palavras foi demasiada, ou seja, as palavras usadas dificultam a fluidez do texto (ritmo), manjo! As pessoas que vão ler seu texto querem um texto limpo de fácil compreensão, veja, Leve em conta isso, que seu texto é para qualquer leitor ler e compreender, isso vai simplificar sua linguagem.
    Um abraço e bons estudos! Força Guerreiro!

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