Tema: Desmatamento e surgimento de novas doenças
Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman “Não são as crises que mudam o mundo, e sim como reagimos a ela”. Sob tal ótica, entra em evidência que – diante ao frequente desmatamento e o surgimento de novas doenças na sociedade – o Brasil, no hodierno cenário global, propende-se a apresentar respostas negativas, visto que ainda vigora no país penalizações brandas às empresas que praticam o desmatamento e a não fiscalização das leis que já regem o território brasileiro, ocasionando desde de danos a flora brasileira a destruição de habitats naturais; atraindo, consequentemente, esses animais – agora sem casa – para as grandes cidades. Destarte, sendo imperiosa a ampliação de medidas a fim de liquidar este imbróglio.
Em primeiro plano, é imperativo salientar como a permanência do desmatamento na flora brasileira é correlacionada ao déficit de consequências efetivas contra esse tipo de ato, portando como um dos seus agravantes a não vigilância das leis que já circulam o país, corroborando à exacerbação do problema. Partindo desse pressuposto, podemos citar a não responsabilização dos causadores como uma das raízes primárias da problemática, indo contra as ideias do filósofo e dramaturgo francês Jean-Paul Sartre, que defende que o homem é condenado a ser livre; sendo, portanto, responsável por tudo o que faz. Neste viés, fica claro que o convívio em uma sociedade, saudável, reclama encargos a cada indivíduo, sendo necessário caucionar que o não exercício de tais atos acarreta na perenização desse quadro deletério.
Em segundo plano, é inegável que o contexto supracitado é capaz de gerar problemas tanto à flora brasileira quanto ao próprio convívio da população. Acerca disso, é pertinente deslocar, ao assunto em voga, o conceito do físico e matemático inglês Isaac Newton, a Lei da Inércia, na qual defende que um corpo tende a permanecer parado, ou em movimento, até que uma força maior atue sobre ele. De maneira análoga, caso as causas não forem tratadas; as cidades serão cada vez mais povoadas por novas espécies de animas – trazendo novas doenças –, além do agravamento, já em velocidade exponencial, da extinção de espécies na fauna nativa. Faz-se mister, portanto, a dissolução dessa conjuntara de forma emergencial.
Depreende-se, em suma, a premência de providências capazes de mitigar essa problemática. Logo, cabe ao Ministério da educação – ramificação do Estado que visa à formação civil – adicionar nas grades curriculares, desde a tenra idade, a disciplina de Educação Ambiental, de cunho obrigatório devido sua relevância, que terá como princípio fundamental desenvolver a população no que tange a relacionar a importância da natureza com os aspectos cotidianos, essa que ao passo que influencia a qualidade da respiração concomitantemente é fator do surgimento de epidemias ou, até mesmo, mudanças climáticas; ademais, compete à população denunciar os protagonistas dessas ações danosas com a finalidade de inibir tais práticas. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, fazendo “jus”, deveras, àquilo que foi apregoado pelo sociólogo, e também professor, Bauman.
Carlos Eduardo
Vamos lá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo Enem.
Comentários por competência:
C1- Ausência de vírgula após “Zygmunt Bauman”, na 1ª linha. “Diante do frequente” ao invés de “diante ao frequente”. É desnecessário esse “de” após “desde”. Eu reescreveria esse trecho “ocasionando desde de danos a flora brasileira a destruição de habitats naturais” da seguinte forma: ocasionando danos desde a flora brasileira até a destruição de habitats naturais. No seu lugar, para esse período da introdução não ficar tão extenso, eu tiraria esse ponto e vírgula e iniciaria um novo período seguinte, dessa forma: Tal panorama atrai, consequentemente, esses animais – agora sem casa – para as grandes cidades, sendo imperiosa a ampliação de medidas a fim de liquidar este (cuidado no uso de pronomes demonstrativos, o correto seria “esse”) imbróglio. Nesse trecho: “correlacionada ao déficit de consequências efetivas contra…”, eu acho que correto seria “ações efetivas” ao invés de “consequências”. Forma correta: “Nesse viés”. Nesse trecho: “caso as causas não forem tratadas”, a repetição dos sons fica evidente, poderia ser reescrito assim: “caso os motivos não sejam abordados”. Eu reparei que você usa bastante o “ponto e vírgula”, não há problema em usá-lo, desde que seja de maneira discreta e corretamente. Apesar de fazer parte da C5, é importante comentar na C1: evite utilizar termos como “em suma, diante do exposto, diante do supracitado, diante do que foi abordado” na conclusão, por que a banca já sabe que ali aonde você está escrevendo já é a conclusão, então fica redundante utilizar tais expressões.
C2- O candidato soube compreender o tema, utilizou de outras áreas do conhecimento para síntese do texto e respeitou os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3- Ficou muito bom sua argumentação, e deixou claro no texto sua marca de autoria, cuja competência exige isso do aluno.
C4- Parabéns pelos conectivos, além da abundância no emprego deles, também soube aplicar corretamente para coesão entre os parágrafos e dentro desses.
C5- Sua proposta ficou muito boa, contudo, falta indicar o meio/modo de como seria executada a ação. Você pode deixar isso bem evidente para banca usando expressões como : por meio de, através de. Por exemplo: Cabe ao Ministério da Educação, por meio da modificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), adotar novas disciplinas para formação integral dos cidadãos……..
* No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
Notas por competência:
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 200
C5- 160
Nota final: 920
Desculpa pela demora irmão :))
manuella_mz
Olá, boa noite. No primeiro parágrafo tem detalhamento e fica claro a tese, só cuidaria a pontuação, tem umas vírgulas erradas. Trouxesse citações e comentasse todas, mas acho que ficaria legal trazer dados e falas de autoridades também. No terceiro parágrafo faltou desenvolver a saúde. A proposta tá bem, procure sempre ter duas medidas para combater o problema e deixar claro o agente, modo, meio e finalidade. Parabéns!
LIAN07
As virgulas quebram o título da redação
introdução
erros de concordância verbal
Desenvolvimento 1
Não se esqueça de manter a norma culta
Desenvolvimento 2
explore mais a saúde
conclusão
agente – feito
detalhamento – feito
modo – feito
meio – feito
finalidade – feito
detalhamento em excesso pode confundir e ultrapassar o limite de linhas
Creio que tiraria em torno dde 800 pntos
Edilsonds
virgulas estão meio quebrando o frase no titulo da redação.
INTRODUÇÃO:
tem um erro de concordância verbal.
Desenvolvimento 1:
trouxe a retomada do tema e da tese, com alguns desvio da norma culta.
Desenvolvimento 2:
debate sobre o problema que é gerado pela vinda dos animais, poderia ter explorado mais falando sobre saúde neste paragrafo complementaria, o que foi falado na conclusão.
OBS: pontos falados na introdução, nem todos os pontos foram desenvolvido faltou questão da penalização branda .
PONTOS 870.