“A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS URBANOS NO BRASIL”

  • 0

Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, a grande poluição de “lixo” torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Nesse sentido, tal problemática é causada pela falta de reciclagem. Assim, tem-se como consequência danos ao meio ambiente. Logo, não há dúvidas que essa questão é um desafio para a nação brasileira.

Em primeira análise, grande parte da população não separam os “lixos” que produzem. Isso mostra-se um grande desafio para a natureza se manter saudável e para o país ser menos poluído, já que quando a reciclagem não é realizada, mais poluição será formada no futuro. O filósofo Richard Rorty indaga: “Que tipo de mundo podemos preparar para os nossos bisnetos?”. Nesse contexto, é necessário entender a importância da preservação do Brasil para as próximas gerações.

Em segunda análise, sabe-se que o meio ambiente necessita de constantes cuidados. Mas, sem a reutilização dos resíduos urbanos o efeito estufa é consideravelmente expandido, prejudicando o clima e as condições de vida no ecossistema. Consoante ao jornalista irlandês George Shaw: “O progresso é impossível sem mudanças”. Analogamente, são necessárias reivindicações para realização de mudanças nessa área. Indubitavelmente, o acúmulo desses poluentes diminuirá quando forem devidamente tratados e reciclados.

Portanto, a grande poluição de “lixo”, no Brasil apresenta barreiras preocupantes. Sendo assim, para amenizar esse cenário urge que o Governo, juntamente com o Ministério Legislativo garanta a reciclagem correta, por meio da criação de leis que exijam dos cidadãos a separação correta dos resíduos urbanos, a fim de que diminua os danos ao meio ambiente, que são causados com tamanha poluição. Com isso, pode-se alcançar o ideal do protagonista de Policarpo Quaresma.

Compartilhar

1 Correção

  1. INTRODUÇÃO:
    Muito boa, porém na tese podia relacionar melhor a tese com o livro.
    CONCLUSÃO;
    Você poderia ter explicado um pouco mais sobre e ter relacionado a tese e o tema no seu argumento.
    Conclusão:
    Goste, me parece ter todas as sentenças… e a retomada do Policarpo Quaresma foi bem introduzido no final

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.