A problemática do descarte de lixo no Brasil

  • 1

Segundo a perspectiva filosófica de Auguste Comte “ O progresso e a lei da história da humanidade, e o homem está em constante evolução. Nesse viés, no Brasil, há o problema do descarte de lixo, assim contrariando o avanço defendido por Comte. Nesse princípio, a negligência da sociedade perante ao problema e a falta de investimento no setor ambiental, colaboram para o agravamento da problemática.

Em primeiro plano, o descarte ilegal por parte da população colabora para o agravamento da problemática. Sob essa ótica, o livro O Quarto de Despejo evidencia o problema, onde os moradores da favela em que vive a personagem principal, descartam o lixo inedaquadamente. Nesse contexto, percebe –se que a prática desse ato pela população, faz com que crie problemas mais severos, como as enchentes, entupimento de bueiros e dentre outros transtornos. Todavia, e necessária a resolução desse obstáculo para que possa ser resolvida a problemática.

Em segundo plano, e lícito destacar que a falta de verbas no orçamento do Ministério do Meio Ambiente, colabora para o agravamento da problemática. Destarte, desde a Terceira Revolução Industrial houve o aumento na produção de resíduos pelas industrias, assim, elevando o número de descartes de lixo inadequados. Nesse prisma, mesmo com a elevação desse despojo, não houve o acréscimo de recursos a serem recebidos pelo orgão responsável, fazendo com que há uma precariedade na fiscalização.

Pode – se perceber, portanto, que as raízes históricas e ideológicas brasileiras colaboram para o agravamento da problemática. Logo, urge ao Ministério do Meio Ambiente em adjunto ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, a fiscalização das cidades para que seja cumprida a lei, e aplicar as sanções cabíveis. Paralelamente a essa medida, cabe ao Ministério da Economia, a liberação de recursos para que possa combater a problemática. Assim, a problemática será solucionada, e o “upgrade” retratado por Comte será alcançado.

Compartilhar

4 Correções

  1. Segundo a perspectiva filosófica de Auguste Comte(1) “ O progresso e(2) a lei da história da humanidade, e o homem está em constante evolução(3). Nesse viés, no Brasil, há o problema do descarte de lixo, assim contrariando o avanço defendido por Comte. Nesse princípio, a negligência da sociedade perante ao(4) problema e a falta de investimento no setor ambiental,(5) colaboram para o agravamento da problemática.
    1 – dois pontos
    2 – é
    3 – fechar aspas
    4 – perante o problema – não tem preposição ‘a’.
    5 – tirar vírgula – não se separa sujeito e verbo com vírgula.
    Em primeiro plano, o descarte ilegal por parte da população colabora para o agravamento da problemática. Sob essa ótica, o livro (6)O Quarto de Despejo evidencia o problema, onde(7) os moradores da favela (8)em que vive a personagem principal,(8) descartam o lixo inedaquadamente(9). Nesse contexto, percebe –se que a prática desse ato pela população, faz com que crie problemas mais severos, como as enchentes, entupimento de bueiros e dentre outros transtornos. Todavia, e necessária a resolução desse obstáculo para que possa ser resolvida a problemática.
    6 – aspas
    7 – só usa ‘onde’ para lugar.
    8 – era para ter vírgula em ‘em que vive a personagem principal’, já que é um advérbio de lugar.
    9 – inadequadamente.

    • 0
  2. Olá, tudo bem?
    Eu vi a problemática e a tese na tua introdução, porém o repertório legitimado ou seja a citação ou analogia que você usou não caiu bem, não foi apropriada.

    Segundo a perspectiva filosófica de Auguste Comte “ O progresso e a lei da história da humanidade, e o homem está em constante evolução.

    No teu primeiro parágrafo de desenvolvimento:

    Percebe-se que você tem informações e está dentro do tema, porém falta organização, coesão e coerência.
    Atente a gramática parte de acentuação.

    No teu segundo parágrafo do desenvolvimento:
    Mesma linha de raciocínio do primeiro, informações que precisam ser filtradas.
    Atenção na gramática.

    Conclusão:
    Está pertinente, porém tente usar outro conectivo para começar essa parte.
    E detalhar um pouco mais:

    Preste atenção em:

    Citação que encaixe no tema
    Gramática
    Detalhamento da conclusão
    Coesão e coerência
    Argumentos organizados no desenho.

    Com essa redação você ficaria com 700 na minha opinião!

    Boa sorte, e parabéns, você pode melhorar!

    • 0
  3. O seu primeiro parágrafo não tem uma introdução ao tema da redação. Geralmente o 1° parágrafo é elaborado da seguinte forma : Introdução + tese .

    O 2° e 3° parágrafos estão ricos em assunto, mas falta um pouco de organização. É possível identificar argumentos em ambos, só que é tanta informação jogada que deixa o argumento jogado de qualquer jeito.

    A conclusão está ótima !!!!!!!!

    • 0
  4. Comp I – 120 ( rever a parte gramatical por exemplo não se usa vírgula entre o sujeito e o predicado – veja na linha 4 – 5 – Quem colaboram? )
    Comp II – 160 ( repertório legitimado sem uso produtivo)
    comp III – 120 ( projeto de texto com algumas falhas)
    comp IV – 200
    comp V – 120 ( presença de três elementos válidos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.