No seriado norte-americano “Todo Mundo Odeia o Chris”, o personagem “Perigo” possui no interior de seu veículo um pequeno estabelecimento onde comercializa produtos roubados e falsificados de empresas conhecidas, e lucra mediante essa estratégia. Uma vez que os moradores da região optam pela compra dessas mercadorias adulteradas, já que são mais acessíveis, há o que crescimento da prática que, fora da ficção, prejudica tanto a economia quanto os consumidores.
Primeiramente, é válido salientar que um dos principais influenciadores da pirataria são as condições financeiras dos compradores. Assim, devido aos custos mais elevados dos produtos originais, a população recorre à meios mais acessíveis de compra, sendo esses ilegais e ilícitos à saúde. É fato que, os produtos piratas assemelha-se muito aos originais em aparência e qualidade, e dessa forma, chamam a atenção de quem quer economizar. Dessa maneira, pela necessidade de busca por suprir os desejos de consumo e ostentação, além na descrença dos malefícios dos objetos adulterados, os indivíduos passa a comprar e a contribuir com esse sistema danoso.
Além disso, a pirataria acarreta consequências ao Estado e a saúde dos clientes. Nesse sentido, o resultado dessa falsificação implica prejuízos à economia, uma vez que, há a diminuição no pagamento de tributos que são importantes para desenvolvimento massivo das áreas de políticas públicas, e os danos à saúde dos compradores, já que podem ser usados produtos alterados e nocivos. Esse cenário pode ser comprovado segundo dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade- FNCP, que registrou cerca de 300 bilhões de reais de prejuízo à economia brasileira devido à esses processos ilegais. Deixando claro que os efeitos dessa prática são extremamente maléficos.
Portanto, é evidente que tanto a necessidade de compra quanto o negligenciamento, influenciam negativamente o mercado ilegal. Logo, é importante que haja, a partir do Ministério da Justiça, um maior investimento para o Conselho Nacional de Combate à Pirataria- CNCP, tratando a situação com maior rigor e aumentando as fiscalizações, para que tanto os autores quanto os compradores não saiam lesionados. Em suma, a acessibilidade maior ao produtos, havendo o barateamento dos mesmos pelas empresas originais, diminuirá os crimes contra essa corporações. E por fim, a realidade se distanciaria da ficção, diminuindo o número de “Perigos” na sociedade.
Thamirysbds
Oii, Natally! Vou corrigir por parágrafos e pontuar algumas observações. Qualquer erro que eu cometer, você me corrige, ta? =)
INTRO
–> o nome do personagem não precisa de aspas
–> ausência de vírgulas (frasse explicativa): “possui, no interior de seu veículo, um…”
–> “…conhecidas, e…” retire a vírgula
–> o “fora da ficção” deveria vir no começo da sua tese, visto que você ja tinha começado a fazer uma analogia entre o seriado e a realidade, o conectivo marcaria essa transição e, ao colocado quase no final, mexeu um pouco na coesão do parágrafo, cuidado
–> salvo isso, sua introdução está muito bem estruturada e desenvolvida, com poucos desvios gramaticais, parabéns!
D1
–> crase indevid: “…à meios mais acessíveis…” (meios: palavra masculina e esta no plural)
–> erro de concordância: “os indivíduos passa a…” (passam)
–> sua argumentação está perfeita! Você argumentou corretamente em cima do seu tópico frasal, sem tangenciar com o tema, muito bem. Entretanto, senti falta de algo que comprovasse sua ideia, ou seja, seu repertório, tente trazer pelo menos 1 em cada paráfrago que caiba com o contexto (pirataria e condições financeiras) e argumente em cima. Dessa forma, seu parágrafo ficaria bem completo.
ps- >evite “…uma vez que, há” retire a virgula
–> “…e os danos à saúde…” retire o artigo definido
—> erro de concordância: ” 300 bilhões de reais de prejuízo” (prejuízos)
–> estruturação excelente! você atendeu ao modelo-padrão
CONCLUSÃO
–> ação: m maior investimento para o Conselho Nacional de Combate à Pirataria- CNCP
–> meio/modo: ?
–> agente: Ministério da Justiça
–> finalidade: para que tanto os autores quanto os compradores não saiam lesionados
–> detalhamento: tratando a situação com maior rigor e aumentando as fiscalizações
–> não utlize o “mesmo” para retomar uma palavra, é gramaticalmente errado “havendo o barateamento dos mesmos…” -> “havendo o barateamento destes…”
–> “ao produtos” -> “aos produtos”
C1: 160
C2: 180
C3: 200
C4: 200
C5: 180
NOTA: 920
Nota representativa. Parabéns pelo texto, Natally! ficou realmente muito bom!!! seus erros foram mínimos, nada que uma boa revisão não possa resolver. Continue treinando e se dedicando, você so tende a melhorar. Você escreve muito bem!!!! qualquer dúvida, só chamar. :)
Anaiara
Olá, tudo bem?
Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:
1° parágrafo: Na sua introdução, você deve contextualizar o tema, apresentar a tese e seu projeto de texto, mas você apenas contextualizou e não tem nada que identifique o problema ligado ao Brasil, nem o projeto de texto que pode ser um encaminhamento sobre o que você vai abordar: causa, consequência ou ambos sem detalhe ou detalhado especificando o que você vai usar como motivo do problema em questão, acredito que sua intenção era colocar o prejudiciamento da economia e ao consumidor (é a única coisa que se encaixaria como projeto de texto)
2° parágrafo: Primeiramente exige um segundamente, você pode usar outras coisas como “Diante desse cenário” ou um conectivo que se conecte ao do D2. Poderia colocar contrafação para substituir pirataria pra evitar repetição. Alguns erros de concordância como em produtos— assemelham-se. Marca de autoria ok. Poderia colocar melhor o repertório, mas fez uma ótima contextualização.
3°parágrafo: Você deveria falar sobre a pirataria afetar os consumidores nesse parágrafo, você começa, mas volta a falar da economia.
4° parágrafo: Influência de forma negativa o mercado ilegal? Eu compreendi o que quis dizer, mas você deve considerar que os corretores vão ler com pressa sua redação e podem não entender e achar uma oposição de ideias. Aos produtos. Proposta de intervenção contendo quase todos os agentes: Agente, ação, (falta meio/modo) detalhamento e finalidade.
COMPETÊNCIA I: 180- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
COMPETÊNCIA II: 160- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIA III: 180- Argumentação consistente e Repertório sociocultural
COMPETÊNCIA IV: 180- Repetição de palavras e uso de conectivos.
COMPETÊNCIA V: 180- Proposta de intervenção.
TOTAL: 880.
Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.
Parabéns pela redação e boa sorte! ^-^