Iniciante

A pressão estética no Brasil atual

  • 1

A música “Pretty Hurts”, da cantora Norte americana Beyoncé, retrata, de forma crítica, a pressão estética existente no mundo e como a insistência pela beleza dói. Sob essa perspectiva, no contexto atual brasileiro, é notório a persistência da música quando refere-se ao padrão imposto nas redes sociais e a beleza vista como fonte de poder na sociedade.

Em primeira análise, vale ressaltar a questão do padrão imposto nas redes sociais Segundo a Escola de Frankfurt, as tecnologias surgiram como forma de alienar os indivíduos e torná-los submissos às tendências surgidas na Internet. Dessa forma,há a maior ocorrência de tratamentos estéticos para se adequarem a moda e ao padrão existente que, em muitos casos, são superficiais e prejudiciam a vida das pessoas, principalmente o público mais jovem.

Ademais, a boneca “Barbie” ganhou sucesso por apresentar um tipo ideal,modelo diferenciado e por servir de exemplo para as crianças por conta de suas mil profissões. Consequentemente, foi uma influenciadora para criar uma estética atual e causar a revolução de beleza,pois apresentava estereótipos de um ser perfeito,mas inexistente. Nesse sentido, a perfeição é vista como forma de poder no mundo contemporâneo.

Fica evidente, portanto, acerca da discussão a respeito da pressão estética no Brasil atual. Logo, cabe às mídias sociais criarem campanhas para conscientizar os jovens e mostrar diferentes estereótipos, com o objetivo de demonstrar formas diferentes de indivíduos e corpos, pois a perfeição e um padrão único de beleza não existe. Desse modo, a música de Beyoncé não será mais um retrato da realidade do país.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Sua redação é boa e bem estruturada! A introdução é perfeita, com o repertório sociocultural fazendo referência à temática, a apresentação da tese e dos argumentos que irá dissertar. Por outro lado, atente-se à gramática. Por exemplo, na 3ª e 4ª linha a expressão “padrão imposto nas redes sociais” se repete, então tente mudar as palavras ou usar sinônimos. Ademais, no 3º parágrafo, a expressão “suas mil profissões” possui caráter levemente informal, portanto talvez usar “suas diversas e inúmeras profissões” poderia substituir de forma mais formal. Além disso, na proposta de intervenção, “conscientizar” seria uma solução ‘comum’, tente ir mais além, pensar fora do comum. Mas em geral sua redação é boa, e digna de uma boa nota.

    Competência 1: 120
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160
    Total: 840

    • 1
  2. Legal! Gostei da sua redação. Quando for corroborar seus argumentos use citações que tenham peso.
    Sobre esse tema de sua redação elencarei algumas citações aqui.

    Simone de Beauvoir – Escritora e filósofa.
    “Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver e ser livre.”

    Sócrates – Filósofo.
    “A beleza é uma tirania de curta duração.”

    • 1
  3. Introdução perfeita.
    E você possui bons argumentos e citações.
    No segundo parágrafo, na parte que fala “redes sociais” e “Segundo” deve haver um ponto dps de redes sociais
    Na conclusão, a palavra conscientizar, ela necessariamente não é vista como uma proposta de intervenção, para não achar q estou falando coisas que não sei, o site do stoodi msm falou, irei deixar uma parte aqui..”Algumas expressões que podem empobrecer seu texto:

    1- A população precisa se conscientizar
    Essa, em específico, serve principalmente para a redação do Enem. Na proposta de intervenção, é importante você detalhar como isso será feito. Mostre como a medida deve ser feita, quem vai participar dessa ação e complete a sentença”

    poderia ter usado, por exemplo, o “alertar” poderia também falar sobre acompanhamento psicológico para a ajuda de superar este obstáculo da pressão estética imposta, para alcançar a autoestima.

    • 1
  4. Introdução muito boa (Beyoncé arrasa kkk), porém, senti falta de uma tese bem exposta. No primeiro parágrafo de desenvolvimento você usou “em primeira análise”, então, seu segundo parágrafo deveria começar com “em segunda análise” já que eles são usados em conjuntos e nunca separados. No D1 e D2 foram usados bons repertórios mas faltou um pouco de detalhamento para ajudar a entender melhor as suas ideias. Gostei muito que você retomou a música na conclusão fazendo, assim, um texto cíclico. Gostaria de dar uma dica, seja sucinta na conclusão, então, na minha opinião, a primeira frase dela pode ser retirada e já começar direto nos objetivos (QUEM? O QUÊ? COMO? PARA QUÊ?), EX: Diante disso, faz-se necessário que o Governo invista, em parceria com as mídias sociais, em campanhas, palestras e whorkshops, na divulgação de temas relacionados à… Outra dica, retire esse “conscientizar” jovens ou pessoas de seu texto, as pessoas, mesmo que não pareça (kkk), já são conscientes de seus atos, então, melhor evitar a usar. Em geral, você escreve super bem, falta apenas melhorar algumas técnicas para alcançar a excelência. Você consegue chegar lá, não desista! abraços e bons estudos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.