Segundo zygmunt Bauman, filósofo polonês, a atual sociedade vive em uma modernidade líquida onde as relações humanas são maleáveis, facilmente cortadas e pouco duradouras. Nesse contexto, atualmente, há dificuldades em manter alguns dos valores humanos. Logo, há fatores que contribuem para esse problema que são: as redes sociais e a inércia do Estado.
A princípio, é importante ressaltar que, a caça por likes nas redes sociais é um dos fatores para a perda dos valores humanos. Decerto, é comum ver pessoas praticando atos de solidariedade, cidadania e justiça no YouTube e Instagram como, por exemplo, Gabriel Monteiro, vereador e Youtuber brasileiro, contudo muitas vezes essas pessoas estão apenas com a intenção de obter visualizações e a real intenção desses vídeos torna-se apenas um pretexto para grava-los. Sendo assim, as redes sociais transformam os valores humanos em meios para alcançar objetivos irrelevantes para a sociedade.
Ademais, é indiscutível salientar que, o desinteresse do Estado em preservar esses valores fomenta esse problema. Segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Diante disso, vê-se que o Estado não cumpri com essa responsabilidade, haja visto que matérias importantes e que atuam diretamente na causa desse tema como a sociologia e a filosofia são desvalorizadas nas escolas assim afetando, principalmente, crianças e adolescentes que precisam dessas matérias para se desenvolverem como cidadãos. Dessa forma, a omissão do Estado também contribui para a falta de preservação dos valores humanos.
Portanto, é necessário a intervenção do Governo Federal para atenuar esse questão. A priori, devido a importância das matérias do filosofia e sociologia, deve o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), tornar, por meio de projetos de lei, essas matérias obrigatórias no currículo das escolas, a fim de desenvolver nós jovens um sentimento forte de preservação dos valores humanos
Thamirysbds
Relou, Thiago!
INTRO–
Foi curto e objetivo na introdução. Toma cuidado com o uso do “onde” como pronome relativo. Nesse caso, vc o usou corretamente, pois estava se referindo a um ‘lugar’, não sei se foi uma coincidência ou se você já sabe do uso, mas não custa nada falar ;)
D1–
-> a vírgula depois do ‘que’ so se usa em dois casos: orações explicativas ou restritivas (Orações subordinadas adjetivas). É um assunto delicado para explciar aqui, sugiro que você dê uma olhada. Mas, adiantando, tira a vírgula depois de “ressaltar que”
-> cara, eu entendi que você quis dizer que praticar atos solidários para postar nas redes é apenas um ato para ‘aparecer’, mas você não soube defender isso não. Primeiro você disse ” é comum ver pessoas praticando atos de solidariedade, cidadania e justiça” e finalizou com um “alcançar objetivos irrelevantes para a sociedade.” isso é bem (?) Você deveria ter criticado mais isso, defendido sua ideia a respeito. É uma ideia bem difícil de defender, pq apesar de ser só pra aparecer e tal, eles estão ajudando aqueles que precisam, e isso -sendo falso ou não- já é um ato de humanidade.
-> “contudo” você coloca entre vírgulas, conectivo opositivo no meio da frase
D2–
Ademais, é indiscutível salientar que(1), o desinteresse do Estado em preservar esses valores fomenta esse problema. Segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Diante disso, vê-se que o Estado não (2) cumpri com essa responsabilidade, haja (3)visto que matérias importantes e que atuam diretamente na causa desse tema (4)como a sociologia e a filosofia(5) são desvalorizadas nas escolas(6) assim (7)afetando, principalmente, crianças e adolescentes que precisam dessas matérias para se desenvolverem como cidadãos. Dessa forma, a omissão do Estado também contribui para a falta de preservação dos valores humanos.
1. nem preciso falar da virgula
2. cumpre
3. vista
4|5. isole entre vírgulas, exemplificação termo acessório
6|7. isole entre virgulas, conectivo conclusivo no meio da frase
-> senti uma falta do efeito desse ensino lesado. Qual o problema desse ‘atraso da cidadania’ ? De qualquer forma, ficou muito bom e bem melhor argumentado que o D1.
CONCLUSÃO–
-> há uma diferença entre nos/nós, você errou o uso, deveria ser nos
-> trouxe 2 meio/modo por quê?
-> “devido à importância”
-> Thiago, cara, a conclusão é o parágrafo mais fácil! pode errar isso não, é só você colocar as palavras que definem os 4 critérios e detalhar/descrever um deles e pronto, 200 na C5. Cuidado pra não enfeitar demais, é muito simples fechar a ultima competencia.
C1: 4
C2: 5
C3: 3
C4: 4
= 16
Pauloh_fp
Olá! Gostei bastante da sua redação, vou destacar alguns pontos que poderiam ser alterados, pelo menos ao meu ver
-introdução um pouquinho vaga, o tema sugere que você mesmo especifique quais valores humanos estão em cheque, não é muito cara de enem não, mas se caísse, poderia especificar sobre o que você está falando, especificamente
-no D1 você traz a questão da caça por likes, o que é ótimo, porém, como isso se relaciona com os valores humanos? o corretor se faria essa pergunta, com a especificação no 1 parágrafo não teríamos problemas com isso aqui
-d1 massa, ficou muito bom mesmo, mas cê chegou a perguntar se o Gabriel Monteiro tá solteiro? (udashdhash to brincando, voltando a seriedade já)
-d2 excelente, boa citação, só um erro gramatical, nesse caso, o correto é “cumpre”
-na conclusão, pra falar do agente, não precisa dizer o governo federal e só dps o mec, fala já que o mec precisa atuar, subentende-se que o MEC é do governo federal
-faltou detalhar um pouco mais a proposta, fale um pouco mais dos resultados disso, o que isso traria, de que forma poderia ser feito ou qualquer outro detalhe fora de: agente, ação, modo e efeito, vai ficar bem legal
Acho que é isso, sua nota deve beirar ali os 800 se pá :)
Samara@$
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 140
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 140
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 140