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A preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro (avaliem estilo enem com nota pf)

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No filme de animação japonesa, “Da colina Kokuriko”, dois adolescentes se esforçam para impedir a derrubada de um antigo edifício cujo carrega recordações para eles, defendendo que o futuro só terá sentido se valorizar o passado. Contudo, no desloque para realidade brasileira, a cultura e história inseridas nos patrimônios não recebe a devida preservação. Logo, o descaso e falta de conhecimento por parte da sociedade e a negligencia estatal são corroborativas para a desvalorização.

Mormente, a ocupação e atenção do Estado focada em peso apenas nos problemas sociais alertantes faz com que a conservação dos lugares históricos seja parcialmente deixada em segundo plano. Nesse contexto, em setembro de 2018, houve um incêndio no Museu Nacional localizado no Rio de Janeiro, onde 90% do local foi consumido pelas chamas por causa de seu material inflamável. Assim, um monumento de 200 anos concluídos em que carregou registros desde a monarquia fora devastado, situação na qual poderia ter sido contida e controlada, pois antes do ocorrido se encontrava em posição de abandono.

Ademais, há uma imensa letargia social, o seu aumento é perceptível. Jovens não sentem o interesse em conhecer as próprias raízes, visto que não existe influências sobre. Nessa perspectiva, a frase dita por Stuart Hall, teórico cultural jamaicano, “As culturas nacionais, ao produzir sentidos sobre a nação, sentidos com os quais podemos nos identificar, constroem identidades.”, rege a relação direta da população com  a identidade cultural. Destarte, conhecer a própria origem é um auto conhecimento.

Certamente, o valor carregado pelos antepassados são essenciais para a representação de povos e de suas vivências. O governo, especificamente na figura do Ministério da Cultura, necessita da criação organizada de um projeto de um projeto político pedagógico com fundos permanentes para a manutenção de patrimônios, e não apenas nas situações críticas. Outrossim, no novo sistema educacional, ou nos planos de estudos escolares, é de extrema importância a incrementação de uma matéria responsável em apresentar a cultura local para os discentes. Portanto, o povo brasileiro em defesa daquilo que os formaram e com força para dar a continuidade na história será um objetivo concluso.

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4 Correções

  1. “No filme de animação japonesa, “Da colina Kokuriko”, dois adolescentes se esforçam para impedir a derrubada de um antigo edifício cujo carrega recordações para eles, defendendo que o futuro só terá sentido se valorizar o passado. “> substitua “cujo” por “que”

    “a cultura e história inseridas nos patrimônios não recebe a devida preservação” > aqui eu fico um pouco na dúvida, mas acredito que “recebe” (singular) deveria concordar com cultura e história, devendo ser substituído por “recebem”(plural).

    “negligencia estatal são corroborativas para a desvalorização.”> desvalorização de quê?
    >negligência

    “Jovens não sentem [o][não precisa desse artigo] interesse em conhecer as próprias raízes, visto que não existe influências sobre”> visto que não existe incentivo para tal.

    “auto conhecimento “> autoconhecimento

    “necessita da criação organizada de um projeto “de um projeto” > preste atenção às repetições desnecessárias!

    acho que você conseguiria por volta de 700~750 na redação, pois apresenta vários erros de ortografia e a solução cumpre o modelo, mas não é tão inovadora.

    dica: vi que você usa muitos termos “bonitos”, mas entenda que eles não melhoram sua nota, utilize sim uma variedade de vocabulário para seu texto não ficar repetitivo, mas tente utilizar suas próprias palavras. Entenda que quanto mais fácil de ser lido e compreendido, mais fácil de receber uma boa nota. Se conseguir fazer isso com palavras mais ou menos rebuscadas, não faz diferença para os corretores.

    É isso, abraço!

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  2. Olá, quero deixar claro que não sou técnico em correções, mas vou te ajudar do jeito que eu conseguir.

    Bom, na Introdução você ligou muito bem a referência do filme com o tema da redação, suas teses foram bem escritas, sua introdução está ótima. Eu só trocaria um pouquinho essa parte: “… defendendo que o futuro só terá sentido se valorizar o passado.” Eu colocaria o seguinte: “… defendendo que o futuro só terá sentido se o passado for valorizado.” – Mas é só uma sugestão – Ainda na introdução, existe um erro de acentuação, na palavra “negligencia” falta o acento circunflexo, ambas as palavras existem na língua portuguesa, porém com o acento nos referirmos a um substantivo comum feminino com significado de desleixo, desinteresse, menosprezo, desmazelo… Já sem o acento (como você colocou na redação), a sílaba tônica muda, e passa a ser o “ci”, mudando assim a pronuncia da palavra. Ela sem o acento deve ser utilizada mais ou menos assim: Aquela mãe negligencia os filhos.
    O aluno negligencia o estudo.

    Seus desenvolvimentos estão ótimos, eu só aprimoraria mais o segundo desenvolvimento, mas está bom. Conseguiu retomar muito bem suas teses colocadas na introdução, e soube usar muito bem a citação colocada no segundo desenvolvimento.

    A conclusão está bem escrita, atende a todos os requisitos necessários para uma boa redação. Porém, existe a repetição de três palavras: “… necessita da criação organizada de um projeto de um projeto político pedagógico…”, mas acho que isso não interferiria na nota final.

    NOTA:
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA FINAL: 900

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  3. Oie, bom dia!! Sou estudante, não especializada em redações mas espero ajudar como posso :)

    Vamos por partes:

    INTRO: “No filme de animação japonesa, “Da colina Kokuriko”, dois adolescentes se esforçam para impedir a derrubada de um antigo edifício cujo[1] carrega recordações para eles, defendendo que o futuro só terá sentido se valorizar o passado. Contudo, no desloque para realidade brasileira, a cultura e história inseridas nos patrimônios não recebe[2] a devida preservação. Logo, o descaso e falta de conhecimento por parte da sociedade e a negligencia[3] estatal são corroborativas para a desvalorização.”

    > [1] – Até onde sei, a expressão “cujo” indicia o sentido de posse. Dessa forma, seria sugerível o uso de “que” ou a mudança na estrutura. Assim sendo: “[…] para impedir a derrubada de um antigo edifício que carrega recordações para eles […]”

    > [2] – Recebem (plural). Errinho de concordância, quase passa batido kkkk.

    > [3] – Negligência (acentuado)

    > Parágrafo muito bem feito, entretanto. Ótima contextualização e repertório bem relacionado, além de teses bastante explícitas, parabéns!

    D1: “Mormente, a ocupação e atenção do Estado focada em peso apenas nos problemas sociais alertantes faz com que a conservação dos lugares históricos seja parcialmente deixada em segundo plano. Nesse contexto, em setembro de 2018, houve um incêndio no Museu Nacional localizado no Rio de Janeiro, onde 90% do local foi consumido pelas chamas por causa de seu material inflamável. Assim, um monumento de 200 anos concluídos em que carregou registros desde a monarquia fora devastado, situação na qual[1] poderia ter sido contida e controlada, pois[2] antes do ocorrido[2] se encontrava em posição de abandono.”

    > [1] – Creio que o conectivo “na qual” ficou um tanto inconsistente com a situação. Talvez um “a qual” enciaxaria melhor, ou “que” novamente, ou mesmo “[…] situação evitável se devidamente controlada…”

    > [2] – Recomendaria o uso de vírgula.

    > ÓTIMA alusão histórica e construção argumentativa!!

    D2: “Ademais, há uma imensa letargia social, o seu aumento é perceptível[1]. Jovens não sentem o interesse em conhecer as próprias raízes, visto que não existe[2] influências sobre. Nessa perspectiva, a frase dita por Stuart Hall, teórico cultural jamaicano, “As culturas nacionais, ao produzir sentidos sobre a nação, sentidos com os quais podemos nos identificar, constroem identidades.”, rege a relação direta da população com a identidade cultural. Destarte, conhecer a própria origem é um auto conhecimento[3].

    > [1] – Não entendi a frase, ficou um tanto desconexa. Veja bem, se estiver se referindo ao aumento da letargia social, seria aconselhável “e” ao invés de “o” ou uma construção diferente, como: “Ademais, há um aumento perceptível no que tange à letargia social.”

    > [2] – Existem (plural) para influências (plural)

    > [3] – Autoconhecimento (junto)

    > Repertório mutio rico! Apenas senti que poderia aprofundar mais, a “conclusão” do parágrafo poderia explicitar, novamente, a problemática.

    CONCLUSÃO: Certamente, o valor carregado pelos antepassados são essenciais para a representação de povos e de suas vivências. O governo, especificamente na figura do Ministério da Cultura, necessita da criação organizada de um projeto de um projeto político pedagógico com fundos permanentes para a manutenção de patrimônios, e não apenas nas situações críticas. Outrossim, no novo sistema educacional, ou nos planos de estudos escolares, é de extrema importância a incrementação de uma matéria responsável em apresentar a cultura local para os discentes. Portanto, o povo brasileiro em defesa daquilo que os formaram e com força para dar a continuidade na história será um objetivo concluso.

    > Impecável, adorei, por sinal!!

    Redação ótima, argumentos pertinentes e repertórios muito ricos! Senti falta, talvez, de progressão textual (no sentido de retomar algum repertório no desenvolver do texto). Apenas indicaria a leitura de alguns conectivos em contextos corretos, aumentando a objetividade.

    Não sou lá capacittada para atribuir nota, mas chutaria, enquanto não profissional:

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160-200 (não sei kk)
    C4: 160
    C5: 200

    > 880-920

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  4. A preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro
    No filme de animação japonesa, “Da colina Kokuriko”, dois adolescentes se esforçam para impedir a derrubada de um antigo edifício cujo carrega recordações para eles, defendendo que o futuro só terá sentido se valorizar o passado. Contudo, no desloque para realidade brasileira, a cultura e A história inseridas nos patrimônios não recebe a devida preservação. Logo, o descaso e A falta de conhecimento por parte da sociedade e, TAMBÉM, a negligencia estatal são corroborativas para a desvalorização.

    INTRODUÇÃO MUITO BOA, SÓ FALTOU BASTANTE PARALELISMO, QUE MARQUEI AÍ EM CIMA.

    Mormente, a ocupação e A atenção do Estado focada em peso apenas nos problemas sociais ALARMANTES FAZEM com que a conservação dos lugares históricos seja parcialmente deixada em segundo plano. Nesse contexto, em setembro de 2018, houve um incêndio no Museu Nacional localizado no Rio de Janeiro, onde 90% do local foi consumido pelas chamas por causa de seu material inflamável. Assim, um monumento de 200 anos concluídos em que carregou registros desde a monarquia fora devastado, situação na qual poderia ter sido contida e controlada, pois antes do ocorrido se encontrava em posição de abandono.
    – descaso e A falta de conhecimento por parte da sociedade, ESSE É SEU PRIMEIRO ARGUMENTO, SENTI FALTA DE ARGUEMNATR MAIS SOBRE, RETOMAR TEMA E RECORTE.

    Ademais, há uma imensa letargia social, o seu aumento é perceptível. Jovens não sentem o interesse em conhecer as próprias raízes, visto que não existe influências sobre. Nessa perspectiva, a frase dita por Stuart Hall, teórico cultural jamaicano, “As culturas nacionais, ao produzir sentidos sobre a nação, sentidos com os quais podemos nos identificar, constroem identidades”, rege a relação direta da população com a identidade cultural. Destarte, conhecer a própria origem é um auto conhecimento.

    -a negligencia estatal são corroborativas para a desvalorização. ESSE É SEU SEGUNDO ARGUMENTO. PARECE QUE VC TROCOU A ORDEM DOS SEUS ARGUMENTOS.

    Certamente, (CERTAMENTE NÃO É UM CONECTIVO DE CONCLUSÃO, VC PRECISA INICIAR COM UM, PODE DESLOCÁLO, MAS PRECISA) o valor carregado pelos antepassados são essenciais para a representação de povos e de suas vivências. O governo, especificamente na figura do Ministério da Cultura, necessita da criação DEVE CRIAR organizada de um projeto de um projeto político pedagógico com fundos permanentes para a manutenção de patrimônios, e não apenas nas situações críticas. Outrossim, no novo sistema educacional, ou nos planos de estudos escolares, é de extrema importância a incrementação de uma matéria responsável em apresentar a cultura local para os discentes. Portanto, o povo brasileiro em defesa daquilo que os formaram e com força para dar a continuidade na história será um objetivo concluso.

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 120
    760

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