a preservação do patrimônio cultural brasileiro ENEM

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Em “A República”, diálogo socrático escrito por Platão, o filosofo grego idealiza uma sociedade livre de problemas, sobretudo a coletividade para superar qualquer impasse. Entretanto os descuidos com os patrimônios históricos do brasil impedem esse mundo perfeito. Nesse viés e crucial analisar as causas desse revés.
A princípio, é imperioso notar a negligência governamental com o pretérito do Brasil, como um potencializador do problema, pois essa falta de zelo com a história, pode acabar resultando no seu esquecimento, e que nem cita o filósofo Edmund Burke: “um povo que não conhece sua história está fardado a repeti-la”. Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memorias do pais que está refletida em museus e diversos outros.
Faz se mister ainda salientar, a carência de educação populacional como um dos fatores deste estorvo, já que é evidente que aqueles que não respeitam memorias culturais tão importantes, e porque não foram ensinadas sobre a relevância daquele local, Sob essa ótica, fica claro a indiligência do estado em proporcionar o devido conhecimento e cuidado com os seus patrimônios, pois que nem afirma o ministro da cidadania, Osmar Terra: “Todos devem conhecer o seu passado em lugares reformado e agradáveis a vista”. Logo é imprescindível que este cenário continue a perdurar.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução deste impasse. Cabe ao Parlamento, a criação de normas sobre o cuidado e a preservação dos monumentos históricos, exigindo que algumas das punições por crimes leves, como a pichação, seja somente para limpar e arrumar os museus, galerias, entre outros. Fazendo assim, com que eles sejam preservados é continuem existindo por muito tempo.

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2 Correções

  1. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Ante de tudo, vou apontar os erros gramaticais:

    o filosofo grego → o filósofo grego

    Entretanto os descuidos → Entretanto, os descuidos

    brasil –> Brasil

    Nesse viés e crucial analisar as causas desse revés. → Nesse viés, é crucial analisar as causas desse revés.

    “um povo que não conhece sua história está fardado a repeti-la” → “um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la”

    Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memorias do pais que está refletida em museus e diversos outros. → Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memórias do país que está refletida em museus e diversos outros.

    seu passado em lugares reformado e agradáveis a vista → seu passado em lugares reformado e agradáveis à vista

    Fazendo assim, com que eles sejam preservados é continuem → Fazendo assim, com que eles sejam preservados e continuem

    Há, também, erros no emprego da virgulo. Recomendo se atentar tanto a eles quanto aos demais, pois podem te prejudicar na competência 1

    Em relação à introdução, acredito que tenha faltado, em sua tese, a colocação do argumento utilizado no segundo parágrafo de desenvolvimento. Sendo assim, ela acabou ficando incompleta e prejudicou a estrutura da redação em geral.

    O primeiro desenvolvimento ficou, ao meu ver, mais expositivo do que argumentativo, pois ele é muito curto e o repertório ocupa metade do parágrafo. Portanto, ele está bastante raso em relação ao conteúdo. Por que a negligência governamental pode acabar fazendo com que determinado patrimônio se torne obsoleto? Quais são as consequências disso tanto para a população quanto para o território nacional? Ademais, o repertório utilizado diz que “o povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. No entanto, não há informações no seu texto acerca do que pode acabar sendo repetido. Assim sendo, o repertório não foi muito produtivo.

    O segundo desenvolvimento está um pouco mais argumentativo, mas há uma desorganização quanto aos argumentos, tendo em vista que é citado, primeiramente, a carência de educação em relação à preservação e, logo depois, é citado a inércia governamental novamente. Acredito que as principais causadoras e as que melhor se encaixam nesse parágrafo são as instituições de ensino, visto que é dever delas educar os cidadãos.

    Na conclusão, recomendo que faça uma breve citação dos argumentos utilizados no texto antes de propor medidas intervencionistas. Além disso, poderia ter havido um maior detalhamento na proposta. É interessante utilizar palavras como “por meio de”, “a fim de”, para mostrar a sua ideia com maior clareza.

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  2. Oiii, sua introdução não foi bem construida, a referência usada não ficou bem conectada ao tema e faltou um desesvolvimento sobre o que viria nos próximos parágrafos.
    Atente-se aos erros gramaticias, lembrando que a competência 1 da redação é o domínio da língua portuguesa.
    É preciso organizar melhor as ideias para selecionar e relacionar corretamende o que será escrito nos desenvolvimentos, não esqueça também que o texto deve ter coerência entre as estruturas dos parágrafos.
    Na conclusão, faça uma breve retomata do assunto principal e descreva todos os 5 agentes.

    Competência 1: 120
    Competência 2: 120
    Competência 3: 80
    Competência 4: 120
    Competência 5: 120

    Média: 560

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