Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, pois acreditava em um Brasil utópico. Entretanto, a violação do direito de um ecossistema equilibrado , devido à degradação do meio ambiente, torna o país mais distante do que foi imaginado pelo protagonista sonhador. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, que emerge tanto pela negligência governamental como pela má influência da mídia.
Em primeiro plano, é evidente que o governo se apresenta ineficaz no cenário de preservação das riquezas naturais no corpo social. No que se refere a isso, é pertinente trazer a afirmação de Abraham Lincoln sobre a política: essa é serva do povo e não o contrário, por isso tem a incumbência de assegurar suas concessões. Somado a isso, o dado estatístico divulgado pelo Poder Data, no qual aponta que cerca de 41% dos brasileiros consideram ruim/péssima o desempenho das governanças federais na conservação ecológica, comprova que o poder público não está servindo a população com planos, ações e metas que revertam esse cenário. Assim, o que ocorre realmente é uma falta de diligência e cuidado por parte das autoridades responsáveis, visto que as ações de tais entidades não são eficientes o suficiente para mitigar o dado exposto, dificultando, então, a consolidação do direito de usufruir de recursos ecologicamente balanceados.
Além disso, a inadequada atuação dos meios de comunicação ainda é favorável para o agravamento do contexto de um meio ambiente não preservado na nação. Acerca disso, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nessa perspectiva, é observável que a mídia, ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informações das pessoas sobre esse contexto, influencia na não garantia da equiparação da natureza, em razão do silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.
Logo, é evidente a necessidade de intervenção em relação à preservação do meio ambiente no Brasil. Para tanto, o Ministérios do Meio Ambiente deve promover campanhas de conscientização social, por meio de escolas, universidades e praças municipais para combater a degradação ambiental. Dessa forma, tais campanhas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais medidas a serem tomadas , com o objetivo de assegurar aos cidadãos os seus direitos e aumentar a conservação das riquezas naturais. Feito isso, espera-se tornar o país mais próximo do Brasil utópico de Policarpo Quaresma.
cecibreis
oii, tudo bem?
Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista (1), pois acreditava em um Brasil utópico. Entretanto, a violação do direito de um ecossistema equilibrado , devido à degradação do meio ambiente, torna o país mais distante do que foi imaginado pelo protagonista sonhador. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, que emerge tanto pela negligência governamental como pela má influência da mídia.
(1) “mais marcante”: acredito que seja uma marca de oralidade/coloquialidade
em linhas gerais, você fez uma ótima introdução, com uma tese bem estruturada e apresentou os dois argumentos a serem defendidos.
Em primeiro plano, é evidente que o governo se apresenta ineficaz no cenário de preservação das riquezas naturais no corpo social. No que se refere a isso, é pertinente trazer (1) a afirmação de (3) Abraham Lincoln sobre a política: essa é serva do povo e não o contrário, por isso tem a incumbência de assegurar suas concessões. (2) Somado a isso, o dado estatístico divulgado pelo Poder Data, no (4) qual aponta que cerca de 41% dos brasileiros consideram ruim/péssima o desempenho das governanças federais na conservação ecológica, comprova que o poder público não está servindo a população com planos, ações e metas que revertam esse cenário. Assim, o que ocorre realmente é uma falta de diligência e cuidado por parte das autoridades responsáveis, visto que as ações de tais entidades não são eficientes o suficiente (5) para mitigar o dado exposto, dificultando, então, a consolidação do direito de usufruir de recursos ecologicamente balanceados. (6)
(1) o verbo “trazer” fica meio estranho nesse contexto. evite usá-lo na redação. opte por “é pertinente destacar, enfatizar, etc”
(2) se essa é a frase dele, coloque entre aspas. caso seja apenas uma citação, deixe claro que está fazendo uma paráfrase (por meio do discurso indireto)
(3) alguns corretores penalizam caso você não especifique quem é a pessoa de quem você está falando. tente deixar claro: é um filósofo, escritor, jornalista, pensador?
(4) erro de concordância: “no qual” = o qual
(5) eficientes… suficiente: esse conjunto de palavras gera algo chamado de “eco”. cuidado. você não quer fazer rimas no texto do enem
(6) olha, sua argumentação está muito boa, mas isso se deve ao fato de que você usou dados estatísticos nesse parágrafo. sempre gosto de falar pra vcs tomarem cuidado com isso, porque na hora da prova vcs não lembram de nada disso. e mesmo que você tenha em mãos os dados dos textos motivadores, eles não são contabilizados como repertórios legítimos. portanto, tente usar livros, filmes que ilustrem seu ponto de vista
Além disso, a inadequada atuação dos meios de comunicação ainda é favorável para o agravamento do contexto de um meio ambiente não preservado na nação. Acerca disso, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nessa perspectiva, é observável que a mídia, ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informações das pessoas sobre esse contexto, influencia na não garantia da equiparação da natureza, em razão do silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.(1)
(1) seu parágrafo não tem desvios gramaticais visíveis, mas sua argumentação foi meio confusa. tive que voltar algumas vezes na mesma frase para tentar entender.
em geral, preste atenção a outro aspecto importante: seu texto deve ter progressividade, ou seja, uma hierarquização de suas ideias. seu primeiro argumento é bem mais forte e bem embasado que o segundo, portanto, a ordem deveria ser inversa
Logo, é evidente a necessidade de intervenção em relação à preservação do meio ambiente no Brasil. Para tanto, o Ministérios do Meio Ambiente deve promover campanhas de conscientização social, por meio de escolas, universidades e praças municipais para combater a degradação ambiental (1). Dessa forma, tais campanhas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais medidas a serem tomadas , com o objetivo de assegurar aos cidadãos os seus direitos e aumentar a conservação das riquezas naturais. Feito isso, espera-se tornar o país mais próximo do Brasil utópico de Policarpo Quaresma.
(1) como assim por meio de escolas, praças?
ok, mas qual é a ação? “campanha” é algo muito vago. elas devem contar com palestras sobre um determinado assunto? workshops? participações especiais de ambientalistas?
quando for fazer sua proposta, pense primeiro na ação, e depois no agente e finalidade.
quando o tema é meio ambiente, a gente vai logo no agente mais óbvio: ministério do meio ambiente, mas a gente esquece que tem muitos outros agentes importantes, como a mídia, o ministério das comunicações, o MCTI, etc
nota final: 920
c1: 200
c2: 200 (mas um conselho: tente usar mais repertórios legítimos)
c3: 160 (argumentação meio confusa e falha no segundo argumento, além de uma falha no projeto de texto: hierarquização das ideias)
c4: 200
c5: 160 (por mais que tenha os 5 elementos, é uma proposta vaga, que não resolve plenamente os problemas que você levantou)
LíviaSousa7
Nossa, incrível sua redação, você escreve muito bem.
Competências
C1 = 180 – observei somente um erro de vírgula no primeiro parágrafo.
C2 = 200 – compreendeu maravilhosamente bem a proposta de tema e desenvolveu meu bem.
C3 = amei o uso de Policarpo Quaresma. Usou muito bem todos os repertórios. Parabéns!
C4 = 200 – redação coerente e corretamente estruturada.
C5 = 200 – possui todos os elementos e respeita os direitos humanos.
Nota suposição: 980
Obs: Não sou profissional mas sei que sua redação está entre 900 e 1000. Parabéns pelo texto, está realmente muito bom.