No filme estadunidense ”Pequena Miss Sunshine”, a família Hooke viaja até a Califórnia para a participação da garota Olive em um concurso infantil, mesmo a menina estando fora dos padrões de beleza. Nesse sentido, a narrativa foca nos problemas individuais de cada um. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada à preservação da saúde mental no mundo globalizado. Logo, convém ressaltar que a problemática acontece em virtude da convivência deturpada na atualidade, além da má influência midiática.
Em primeira análise, é valido destacar que os convívios sociais, sejam eles tecnológicos ou não, estão cada vez mais fracos, o que colabora para esse cenário. De acordo com Zygmunt Bauman, em sua teoria da modernidade líquida, vivemos em tempos líquidos e nada foi feito para durar, visto que, tempos atrás a sociedade era ”sólida” e as relações tinham forma. Sob esse viés, é possível depreender que a modernidade líquida dá às pessoas uma sensação de fracasso por tanta fragmentação, em resumo, o que torna a convivência e a saúde mental perturbada.
Ademais, é fundamental apontar a má influência da mídia como impulsionador do problema, uma vez que ela molda o psicológico social. Conforme o autor estadunidense George Orwell, a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa, isto é, por sua grande influência no cotidiano dos cidadãos, a manipulação dos meios sociais por padrões, tanto de beleza quanto de qualidade de vida, comanda parcialmente as ações do povo, tal qual a sua saúde mental. Diante de tal exposto, é inegável afirmar que a má ação dos meios de comunicação sociais ajudam na preservação da mentalidade em um mundo globalizado.
Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar o quadro atual. Para isso, urge que o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio de verbas governamentais, faça uma campanha gratuita que vai disponibilizar consultas com psicólogos especialistas para a população, a fim de preservar a saúde dos cidadãos. Somente assim será possível diminuir a mentalidade frágil no mundo globalizado.
Lívia de Fátima Chaves Moreira
Competência 1: 180
Competência 2: 120
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 140
Nota: 780
No primeiro parágrafo achei que faltou relacionar melhor o citação do filme com o tema da redação, o que fez com que o primeiro parágrafo do desenvolvimento ficasse um pouco fora de contexto. Apesar disso, achei ótimo o segundo parágrafo do desenvolvimento, já que você desenvolveu uma argumentação consistente e mostrou ter repertório sociocultural. Com relação a proposta de intervenção: faltou relacionar o restante do texto com a proposta.
Johnncley
Você perdeu pontos na competência 5, e deixou o “(e…?)” , como se faltava algo, nos outros, faltou um pico mas você nitidamente conhece toda estrutura, então, 900.
Por parágrafos:
1: ok, bom.
2: acredito que o uso da palavra resumo, tirou o aspecto interessante que estava seu texto, moldou e mudou as características firmes que estava no início, transformando em um resumo feito as pressas, acabou influenciando a leitura de todo o texto.
3: ok, bom.
4: as linhas de texto que você usou no terceiro parágrafo, poderiam ter sido economizadas e usadas na intervenção. Faltou os agentes completos e a formação de tudo. Por mais que eu tenha gostado do seu terceiro parágrafo, fez sua intervenção ficar vaga sob meu viés.
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Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. 160
Competência 4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 160.
Competência 5: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. 80.
TOTAL: 720.
Camila_T
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(200)
Competência 2 – Compreensão da proposta (120)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(80)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (160)
Nota:680