A preservação da saúde mental.

  • 2

Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade brasileira e teceu críticas aos comportamentos egoístas e superficiais que caracterizam essa nação. Nesse sentido, percebe-se aspectos semelhantes no que tange à questão da preservação da saúde mental. Torna-se evidente como causas a desigualdade social, além do bullying.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a impunidade presente na questão. Nessa perspectiva, a Máxima de Martin Luther King de que “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar” cabe perfeitamente. Desse modo, tem como a generalização da desigualdade social, que influencia na consolidação do problema, de tal foema causando transtornos mentais, a fome e desemprego à milhares de pessoas.
Além disso, outro ponto importante, nessa temática, é o bullying. Na série “13tg reasons why”, uma jovem comete o ato do suicídio poe tal razão. Em virtude disso, é nítido a falta de empatia, pois para se colocar no lugar do outri é preciso deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre a questão da saúde mental, funciona como im forte impecilho para sua resolução.
Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, devem desenvolver ações que revertam o bullying, por meio de consultas gratuitas com psicólogos. Tais ações devem ocorrer por meio das redes sociais com vídeos chamadas e com palestras em escolas, UBS, etc. É possível também, criar uma “hashtag” para identificar a campanha e ganhar mais visibilidade, a fim de ajudar o máximo de pessoas. Talvez assim, seja possível criar um país de que Machado de Assis pudesse se orgulhar.

Compartilhar

1 Correção

  1. Texto muito bem escrito, mas o repertório apresentado de 13 reasons why é frágil, muito conhecido e utilizado. Pode substitui-lo por ”Shawn Mendes – In My Blood” ou até citar “Legião Urbana – Pais e Filhos”.
    Só precisa tornar os argumentos mais sólidos, eles estão frágeis.
    A introdução está perfeita e o uso dos conectivos também.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.