A preservação da diversidade cultural brasileira

  • 0

 


É inegável que em um país com grande densidade populacional como o Brasil, mais de 210milhões de habitantes segundo Instituto brasileiro de geografia e estatística, é esperado que haja diferentes hábitos e costumes. Hodiernamente, a preservação da diversidade cultural brasileira tem sido ameaçada pelo preconceito, que, historicamente, se apresenta na forma de dominação, e pela desigualdade social. Portanto, a discussão e a resolução desses desafios são necessárias.
Em uma primeira abordagem, tem-se a dominação cultural, iniciada no processo de colonização, como desafio a preservação das diferentes culturas no Brasil. Nesse cenário, pode-se apontar a obra “casa grande e cenzala” de Gilberto Freyre como objeto de estudo, que expõe a relação de dominação da cultura branca com a cultura negra. No livro, Freyre fala, pelo ponto de vista de um cidadão branco, que havia uma relação harmônica entre negros e brancos, que era justificada apontando a miscigenação. Porém, tal processo foi descrito com eufemismos, tendo em vista que é fruto de abusos, violência e repreção dos colonizadores contra escravos e indígenas. Com isso, percebe-se que o preconceito cultural está presente desde o nascimento do país e deve se combatido para que haja a preservação das diferentes culturas.

Em outra abordagem tem-se a desigualdade social como entrave a manutenção da pluralidade brasileira. Nesse sentido, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa econômica aplicada, mais de 60% dos entrevistados consideram a localização de programas culturais distante do lugar onde moram e 71% acham os valores necessários para acesso altos para seus padrões. Com esses dados, infere-se que o Brasil vive o chamado apartheid cultural, conceito que define o cenário de grande distância dos museus e teatros às regiões e às pessoas periféricas. Diante disso, o impacto da desigualdade social no acesso e preservação da cultura é notado.
Destarte, o Ministério da cidadania, junto ao Ministério da economia, deve elaborar um projeto que objetiva, por meio de palestras informativas e diminuição do valor de ingressos, desmistificar/ combater a hierarquização de costumes e tornar mais acessível os objetos culturais. Essa ação contará com auxílio de historiadores e sociólogos, para elaboração do conteúdo das palestras, e economistas, para definição de novos valores de ingressos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite! Tudo bem? Primeiramente, tema incrível! Seu texto está muito bem estruturado, todos os pontos que você abriu com os repertórios, você soube como fechar. Fora do contexto de prova, o texto está bem conectado, mas dentro do contexto de testes, atente-se ao tamanho do texto, as vezes é melhor ter um repertório só bem contextualizado do que vários que possam fazer o leitor se perder. Para o enem, tente se adequar à quantidade de linhas. O objetivo da proposta eu achei implícito, eu usaria: “…e diminuição do valor dos ingressos, *de modo a*…”
    É isso, esse tipo de tema é super relevante. Adorei!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.