A preservação da cultura indígena no país

  • 0

No século XIX ocorreu o genocídio indígena nos Estados Unidos, o qual resultou no massacre de milhões e na destruição e reversível de várias culturas, feitos sobre a perspectiva de uma guerra justa, ou guerra indígena. A limpeza étnica tornou-se política oficial do governo americano que passou a declarar guerra as tribos indígenas sobre qualquer pretexto. Entretanto, essa realidade pouco se destoa da atual, visto que, a prevenção da cultura indígena apresenta um obstáculo para a sociedade brasileira, que permanece inerte diante desse entrave. Logo, faz-se urgente a análise dessa problemática cujas principais causas são de invisibilidade midiática e preconceito social.

Em primeiro plano, é válido reconhecer como a preservação da cultura indígena é uma ocorrência atual. Isso porque, é uma consequência direta da invisibilidade midiática, sendo reflexo da aversão cultural estabelecida nos primórdios, com a escravidão e a introdução de outras religiões aos povos nativos. Segundo o filósofo George Hegel, vive-se numa realidade firmada no “status quo” – senso comum. Para ele, há um determinismo que impede o homem de enxergar os entraves sociais, interpretando-os como normais. Analogamente, é esse o transtorno gerado: o indivíduo, inserido nesse panorama, torna-se alienado frente à problemática.

Ademais, o preconceito social também pode ser apontado como promotor dessa problemática. Haja visto que, a sociedade não estar a par da situação vivenciada pelas tribos indígenas, devido a leigalidade e a alienação estabelecida pela mídia, o preconceito hodierna. Segundo a “Atitude Blasé” – termo proposto pelo sociólogo Simmel, ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Sob essa ótica, entende-se que o cidadão tende a adotar essa “atitude” com a cultura indígena, mantendo uma postura apática e inerte.

Diante do exposto, são necessárias medidas capazes de mitigar esse quadro alarmante. Para tanto, é necessário que ações sejam feitas pelas mídias digitais para o combate da invisibilidade indígena no país. A mídia deve investir em meios informacionais que atuem na prevenção dessa cultura, por meio de pôsteres e sites que ofereçam conhecimento de como esses indivíduos vivem na sociedade e como influenciam no crescimento do país, de maneira positiva para que a sociedade não permaneça inerte diante desse entrave e ocorra a preservação da cultura indígena.

Compartilhar

3 Correções

  1. adorei sua redação principalmente o tema abordado, sinto apenas falta de conectivos e que você poderia ter usado mais um agente de intervenção para o problema como por exemplo o governo de resto sua redação está perfeita.

    • 0
  2. No primeiro parágrafo, ficaria melhor com a retirada de “A limpeza étnica tornou-se política oficial do governo americano que passou a declarar guerra as tribos indígenas sobre qualquer pretexto”, pois daria coesão com as demais ideias, já que não há coercitividade com o que vem em seguida, ficou como uma ideia perdida dentro da redação. Ao fazer isso, substitua o “No entanto” por “Nesse viés, Dessa forma”, para ter ideia de continuação, uma retomada do que foi dito. O uso do conectivo “No entanto” é usado em ideias contrárias, oposição e ficaria incorreto usá-lo nesse caso, já que a ideia que se segue após ele tem concordância com a contextualização que usou no começo.
    Na intervenção tente usar conectivos para conectar as ideias “Por meio de, a fim de…” e conclua sua redação em uma linha, um detalhamento que retome todo o desenvolvimento e a intervenção. Por exemplo: Logo, a sociedade não permanecerá inerte diante do entrave pressuposto por Hegel e contribuindo para a preservação da cultura indígena”. Eu retomei uma de suas ideias para concluir a redação.
    Siga os passos de uma proposta de intervenção e use os conectivos para ligar as ideias, vírgulas, etc.
    Achei muito bom os desenvolvimentos e as ideias que usou de outras áreas do conhecimento, enriqueceu a redação.

    Nota: Acho que ficaria entre 700/ 780

    • 0
  3. olhei e logo falei, perfeita!
    .
    .
    .
    Bom, gostei da sua redação por completo. Suas palavras, o jeito de se expressar, os dados a qual colocou. Amei muito! Todas as partes da sua redação está bem completa! Parabéns. E o fato de você ter usados o Filósofo George Hegel e o sociólogo Simmel foi excelente. Texto que se tem uma ótima leitura e uma ótima compreensão.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.