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IREI CORRIGIR A REDAÇÃO DE VOLTA – A A presença da xenofobia no Brasil contemporâneo.

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Na metade do século XX, a ONU criou a Declaração Universal  dos Direitos Humanos, a qual diz que todo indivíduo tem direito a o bem-estar social. Entretanto, infelizmente, a presença da xenofobia no Brasil contemporâneo ainda assola a população, pelo preconceito enraizado na sociedade e a falta de aulas nas escolas especializadas em socialização. Logo, é indubitável a necessidade de melhorias no quadro atual.

Sob esse viés, nota-se a falta de aulas especializadas na educação de socialização. A partir disso, o jornal Folha de São Paulo, relatou em suas pesquisas que aproximadamente 40% das escolas brasileiras não possuem matérias que permitam o aprendizado sobre outras culturas e países, isto dificulta ainda mais a ruptura da xenofobia, pois, crianças e adolescentes acabam por cada vez mais terem dúvidas sobre os imigrantes e não são amparados pelas instituições de ensino.

Ademais, cabe salientar que os problemas não se encontram apenas na falta de aulas especializadas na socialização, estando ligada a outras questões , como o preconceito enraizado na sociedade. É claramente evidenciado, a dificuldade de imigrantes em frequentar empresas, shoppings e até mesmo na locação de moradias, pelo julgamento exercido sobre eles. Parafraseando o físico Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito que tem suas raízes fixadas dentro de uma sociedade. Dessa forma, é evidente o profundo abismo de julgamentos em que se encontra a atual sociedade, necessitando de uma melhora urgente nessa problemática.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Justiça, crie palestras nas escolas com a participação de pessoas de outros países e estados , assim, podendo compartilhar suas histórias de vida e as dificuldades sofridas no dia-a-dia, também deve-se proporcionar aos estudantes trabalhos avaliativos sobre a cultura de outros lugares. Esta iniciativa deverá ser entregue á câmara de deputados, o qual irá patrocinar essa proposta com verbas governamentais- que sairá dos impostos pagos pelos cidadãos- para que dessa forma, a população desde o início de suas vidas saiba respeitar os direitos de outros indivíduos, assim, como propõem a declaração gerida pela ONU.

 

DEIXEM SUAS NOTAS DE CADA COMPETÊNCIA E A TOTAL, POR FAVORRR :)

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4 Correções

  1. Oi!! Ainda sou estudante e não acho que tenho capacidade para julgar todas as competências com notas, porém gostaria de te ajudar na competência 1, que diz respeito à gramática. No geral, gostei bastante da sua redação e do seu repertório, apenas recomendaria que não usasse em excesso termos como “claramente” ou “é indubitável” quando não há no texto uma fonte para confirmar as informações que eles se referem. No mais, aqui estão alguns erros gramaticais que encontrei:

    – Intro:
    “… todo indivíduo tem direito a o bem-estar social…” (junta o “a” e o “o”)

    – 1º Parágrafo:
    “A partir disso, o jornal Folha de São Paulo, relatou…” (sem vírgula após o nome do jornal)

    “… sobre outras culturas e países, isto dificulta ainda mais…” (ficaria melhor um ponto no lugar de vírgula aqui; o “isto” se refere a coisas que ainda serão citadas no texto, ou seja uma catáfora, para referenciar coisas já citadas usa-se “isso”, uma anáfora)

    “… a ruptura da xenofobia, pois, crianças…” (não é obrigatório uso de vírgula após o “pois”, usa-se apenas quando há um termo ou expressão depois dele que precise estar entre vírgulas, o que não é o caso aqui)

    “… e não são amparados pelas instituições de ensino.” (acho que esse trecho ficou um tanto desconexo com o restante, acredito que você esteja se referindo aos imigrantes, mas aqui dá a entender que é sobre as crianças e adolescentes, recomendaria que reformulasse essa parte)

    – 2º Parágrafo:
    “… estando ligada a outras questões, como o preconceito…” (aqui o correto seria “estando ligados”, já que se refere aos “problemas”)

    “É claramente evidenciado, a dificuldade de…” (aqui também não há a necessidade de se haver uma vírgula e o correto seria “evidenciada”, já que se refere a “dificuldade”, que é no feminino)

    “… locação de moradias, pelo julgamento…” (acredito que não precise dessa vírgula e acho que seria melhor trocar o “pelo” por “por causa”, ficaria mais fácil de se entender)

    – Intervenção:
    “… juntamente com o Ministério…” (“juntamente com” é pleonasmo, então seria melhor colocar “juntamente ao”, “juntamente do” ou somente “com”)

    “… dificuldades sofridas no dia-a-dia, também deve-se proporcionar…” (“dia a dia” não possui hífen, além disso, acho que seria melhor trocar essa vírgula por um ponto, porque a frase seguinte parece um tanto desconexa)

    “Esta iniciativa deverá ser entregue á câmara…” (trocar por “essa” por fazer referência a algo já dito; a crase está correta, apenas está do lado errado, talvez tenha sido erro de digitação, mas decidi pontuar, k)

    “… o qual irá patrocinar essa…” (“a qual”, já que se refere a “câmara”)

    “… que sairá dos impostos pagos pelos cidadãos…” (troque por “sairão”, já que se refere a “verbas”, no plural)

    “… para que dessa forma, a população…” (vírgula antes de “dessa forma”, já que é uma expressão que precisa estar entre vírgulas)

    “… população desde o início de suas vidas saiba respeitar…” (“desde o início de suas vidas” entre vírgulas)

    “… assim, como propõem a declaração gerida pela ONU.” (não há a necessidade de vírgula após o “assim” e troque o “propõem” por “propõe”, já que se refere a “declaração”, no singular)

    Novamente, gostei bastante da sua redação e peço perdão caso tenha apontado algo errado. <3

    • 1
  2. Olha a sua redação está muito boa , também percebi uso bom de de conectivos no seu texto
    Na sua introdução eu não vi a tese então na competência 3 ,não ter visto tirou essa nota , o seu texto esta bem estruturado , houve falta de atenção em relação as gramática
    Competência 1 120
    Competência 2 160
    Competência 3 120
    Competência 4 200
    Competência 5 200
    Total : 800

    • 0
  3. C1:200
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:160

    Redação muito bem elaborada. Bom repertório sociocultural e uso adequado dos conectivos. Tese bem trabalhada nos desenvolvimentos 1 e 2. A conclusão eu achei meio extensa, pode-se gerar até uma certa preguiça no corretor, porém, está bem detalhada. E encontrei uma falta de criticidade nos desenvolvimentos. Fora isso, good Job :)

    • 0
  4. A partir disso, o jornal Folha de São Paulo, relatou…” (sem vírgula após o nome do jornal)

    “… sobre outras culturas e países, isto dificulta ainda mais…” (ficaria melhor um ponto no lugar de vírgula aqui; o “isto” se refere a coisas que ainda serão citadas no texto, ou seja uma catáfora, para referenciar coisas já citadas usa-se “isso”, uma anáfora)

    “… a ruptura da xenofobia, pois, crianças…” (não é obrigatório uso de vírgula após o “pois”, usa-se apenas quando há um termo ou expressão depois dele que precise estar entre vírgulas, o que não é o caso aqui)

    “… e não são amparados pelas instituições de ensino.” (acho que esse trecho ficou um tanto desconexo com o restante, acredito que você esteja se referindo aos imigrantes, mas aqui dá a entender que é sobre as crianças e adolescentes, recomendaria que reformulasse essa parte)

    – 2º Parágrafo:
    “… estando ligada a outras questões, como o preconceito…” (aqui o correto seria “estando ligados”, já que se refere aos “problemas”)

    “É claramente evidenciado, a dificuldade de…” (aqui também não há a necessidade de se haver uma vírgula e o correto seria “evidenciada”, já que se refere a “dificuldade”, que é no feminino)

    “… locação de moradias, pelo julgamento…” (acredito que não precise dessa vírgula e acho que seria melhor trocar o “pelo” por “por causa”, ficaria mais fácil de se entender)

    – Intervenção:
    “… juntamente com o Ministério…” (“juntamente com” é pleonasmo, então seria melhor colocar “juntamente ao”, “juntamente do” ou somente “com”)

    “… dificuldades sofridas no dia-a-dia, também deve-se proporcionar…” (“dia a dia” não possui hífen, além disso, acho que seria melhor trocar essa vírgula por um ponto, porque a frase seguinte parece um tanto desconexa)

    “Esta iniciativa deverá ser entregue á câmara…” (trocar por “essa” por fazer referência a algo já dito; a crase está correta, apenas está do lado errado, talvez tenha sido erro de digitação, mas decidi pontuar, k)

    “… o qual irá patrocinar essa…” (“a qual”, já que se refere a “câmara”)

    “… que sairá dos impostos pagos pelos cidadãos…” (troque por “sairão”, já que se refere a “verbas”, no plural)

    “… para que dessa forma, a população…” (vírgula antes de “dessa forma”, já que é uma expressão que precisa estar entre vírgulas)

    “… população desde o início de suas vidas saiba respeitar…” (“desde o início de suas vidas” entre vírgulas)

    “… assim, como propõem a declaração gerida pela ONU.” (não há a necessidade de vírgula após o “assim” e troque o “propõem” por “propõe”, já que se refere a “declaração”, no singular)

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